Roteiros abertos em filmes de busca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva,Samuel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza,Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442014000100009
Resumo: Debatemos neste texto como os personagens dos filmes 33 (Kiko Goifman, 2002) e Olhe pra mim de novo (Kiko Goifman, Claudia Priscilla, 2009) manejam o "risco do real" (Comolli, 2008) no desenrolar da realização de tais documentários, sinalizando para a construção de roteiros abertos, ou seja, que chegam ao momento da filmagem sem uma definição prévia do que será registrado como imagem e som nos diversos planos, cenas, sequências. Para tanto, seguiremos as trilhas metodológicas de Aumont e Marie (2009) sobre a "análise fílmica", aproximando-as às noções de "documentário de busca" (Bernardet, 2005) e "leitura documentarizante" (Roger Odin, 2012) para, assim, propormos a busca pela família como uma questão desafiadora nos referidos filmes.
id INTERCOM-1_9a91a055fbc7dc8f4f731720881a8a10
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442014000100009
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling Roteiros abertos em filmes de buscaFicçãoDocumentárioRoteiros AbertosDocumentário de BuscaDebatemos neste texto como os personagens dos filmes 33 (Kiko Goifman, 2002) e Olhe pra mim de novo (Kiko Goifman, Claudia Priscilla, 2009) manejam o "risco do real" (Comolli, 2008) no desenrolar da realização de tais documentários, sinalizando para a construção de roteiros abertos, ou seja, que chegam ao momento da filmagem sem uma definição prévia do que será registrado como imagem e som nos diversos planos, cenas, sequências. Para tanto, seguiremos as trilhas metodológicas de Aumont e Marie (2009) sobre a "análise fílmica", aproximando-as às noções de "documentário de busca" (Bernardet, 2005) e "leitura documentarizante" (Roger Odin, 2012) para, assim, propormos a busca pela família como uma questão desafiadora nos referidos filmes.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442014000100009Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.37 n.1 2014reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/S1809-58442014000100009info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva,SamuelSouza,Gustavopor2014-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442014000100009Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2014-06-26T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv Roteiros abertos em filmes de busca
title Roteiros abertos em filmes de busca
spellingShingle Roteiros abertos em filmes de busca
Paiva,Samuel
Ficção
Documentário
Roteiros Abertos
Documentário de Busca
title_short Roteiros abertos em filmes de busca
title_full Roteiros abertos em filmes de busca
title_fullStr Roteiros abertos em filmes de busca
title_full_unstemmed Roteiros abertos em filmes de busca
title_sort Roteiros abertos em filmes de busca
author Paiva,Samuel
author_facet Paiva,Samuel
Souza,Gustavo
author_role author
author2 Souza,Gustavo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva,Samuel
Souza,Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Ficção
Documentário
Roteiros Abertos
Documentário de Busca
topic Ficção
Documentário
Roteiros Abertos
Documentário de Busca
description Debatemos neste texto como os personagens dos filmes 33 (Kiko Goifman, 2002) e Olhe pra mim de novo (Kiko Goifman, Claudia Priscilla, 2009) manejam o "risco do real" (Comolli, 2008) no desenrolar da realização de tais documentários, sinalizando para a construção de roteiros abertos, ou seja, que chegam ao momento da filmagem sem uma definição prévia do que será registrado como imagem e som nos diversos planos, cenas, sequências. Para tanto, seguiremos as trilhas metodológicas de Aumont e Marie (2009) sobre a "análise fílmica", aproximando-as às noções de "documentário de busca" (Bernardet, 2005) e "leitura documentarizante" (Roger Odin, 2012) para, assim, propormos a busca pela família como uma questão desafiadora nos referidos filmes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442014000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442014000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1809-58442014000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.37 n.1 2014
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129759344590848