FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolasco, Daniel Dourado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25535
Resumo: Este estudo teórico-prático procura observar e experimentar estratégias para a composição dramática que intencionalmente apresente uma grande tensão entre as fronteiras da ficção com a realidade. Escolhemos nos ater à dramaturgia elaborada para o audiovisual na elevação do caráter híbrido de filmes ficcionais e documentários porque o audiovisual amplia esta dimensão, uma vez que contém traços e vestígios da realidade mesmo em produções às quais costumamos ver como meramente ficcionais. Como característica principal que nos possibilita procurar as diferenças entre documentários e ficções, temos a noção de assertividade, desenvolvidas por Fernão Pessoa Ramos e Noëll Carroll. Analisamos, como obra referencial e modelar da criação dramática estudada, o filme Iracema - uma transa amazônica (SENNA; BODANZKY, 1975), que compõe uma trilogia, ainda formada por Gitirana (SENNA; BODANZKY, 1975) e Diamante bruto (SENNA, 1977). O teor prático desta pesquisa é representado pela realização do média metragem As pelejas de Zé Brasil nas terras da copa das copas. Um filme-cordel de 40 minutos que observa o recorte para a hibridização proposta neste estudo.
id UFBA-2_dc6e74cf91ebd356a16e550d247cdf34
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/25535
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Nolasco, Daniel DouradoNolasco, Daniel DouradoLeão, Raimundo Matos deBezerra, Antônia PereiraSarmiento, Guilherme2018-03-20T12:58:46Z2018-03-20T12:58:46Z2018-03-202016-03-07http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25535Este estudo teórico-prático procura observar e experimentar estratégias para a composição dramática que intencionalmente apresente uma grande tensão entre as fronteiras da ficção com a realidade. Escolhemos nos ater à dramaturgia elaborada para o audiovisual na elevação do caráter híbrido de filmes ficcionais e documentários porque o audiovisual amplia esta dimensão, uma vez que contém traços e vestígios da realidade mesmo em produções às quais costumamos ver como meramente ficcionais. Como característica principal que nos possibilita procurar as diferenças entre documentários e ficções, temos a noção de assertividade, desenvolvidas por Fernão Pessoa Ramos e Noëll Carroll. Analisamos, como obra referencial e modelar da criação dramática estudada, o filme Iracema - uma transa amazônica (SENNA; BODANZKY, 1975), que compõe uma trilogia, ainda formada por Gitirana (SENNA; BODANZKY, 1975) e Diamante bruto (SENNA, 1977). O teor prático desta pesquisa é representado pela realização do média metragem As pelejas de Zé Brasil nas terras da copa das copas. Um filme-cordel de 40 minutos que observa o recorte para a hibridização proposta neste estudo.This theoretical and practical study aims to observe and experience strategies for dramatic composition that intentionally present a great tension between the boundaries of fiction and reality. We gave special attention to dramaturgy for audiovisual because such drama is made naturally hybrid, considering fictional films and documentaries. We adopt such an option because the audiovisual extends this dimension, since it contains traces and vestiges of reality even in productions which usually is seen as merely fictional. As a main feature which enables us to look for the differences between documentary and fiction, we have the concept of assertiveness, developed by Fernão Pessoa Ramos and Noëll Carroll. We analyze, as a reference work and modeling of the studied dramatic creation, the movie Iracema – uma transa amazônica (SENNA; BODANSKY, 1975), which makes up a trilogy, also formed by Gitirana (SENNA; BODANSKY, 1975) and Diamante Bruto (SENNA , 1977). The practical content in this research arises from the realization of the film As pelejas de Zé Brasil nas terras da copa das copas (Zé Brasil’s fights in the wordcuplands). A 40 minutes film that observe the proposed subject.Submitted by Daniel Dourado (douradobahia@gmail.com) on 2018-03-19T19:45:24Z No. of bitstreams: 1 NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf: 2324243 bytes, checksum: c7bbc3aa3963de61cec70d1c7749b65a (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-03-20T12:58:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf: 2324243 bytes, checksum: c7bbc3aa3963de61cec70d1c7749b65a (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-20T12:58:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf: 2324243 bytes, checksum: c7bbc3aa3963de61cec70d1c7749b65a (MD5)CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoRoteiro e Direção CinematográficosDramaturgiaAudiovisualFicçãoDocumentárioFRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESCOLA DE TEATROESCOLA DE DANÇAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASPPGACbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALNOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdfNOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdfapplication/pdf2324243https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25535/1/NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdfc7bbc3aa3963de61cec70d1c7749b65aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25535/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTNOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf.txtNOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain258146https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25535/3/NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf.txt9c30fd9aae0c225f43d604bb66acb919MD53ri/255352022-07-05 14:04:00.371oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO
title FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO
spellingShingle FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO
Nolasco, Daniel Dourado
Roteiro e Direção Cinematográficos
Dramaturgia
Audiovisual
Ficção
Documentário
title_short FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO
title_full FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO
title_fullStr FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO
title_full_unstemmed FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO
title_sort FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO
author Nolasco, Daniel Dourado
author_facet Nolasco, Daniel Dourado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nolasco, Daniel Dourado
Nolasco, Daniel Dourado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leão, Raimundo Matos de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bezerra, Antônia Pereira
Sarmiento, Guilherme
contributor_str_mv Leão, Raimundo Matos de
Bezerra, Antônia Pereira
Sarmiento, Guilherme
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Roteiro e Direção Cinematográficos
topic Roteiro e Direção Cinematográficos
Dramaturgia
Audiovisual
Ficção
Documentário
dc.subject.por.fl_str_mv Dramaturgia
Audiovisual
Ficção
Documentário
description Este estudo teórico-prático procura observar e experimentar estratégias para a composição dramática que intencionalmente apresente uma grande tensão entre as fronteiras da ficção com a realidade. Escolhemos nos ater à dramaturgia elaborada para o audiovisual na elevação do caráter híbrido de filmes ficcionais e documentários porque o audiovisual amplia esta dimensão, uma vez que contém traços e vestígios da realidade mesmo em produções às quais costumamos ver como meramente ficcionais. Como característica principal que nos possibilita procurar as diferenças entre documentários e ficções, temos a noção de assertividade, desenvolvidas por Fernão Pessoa Ramos e Noëll Carroll. Analisamos, como obra referencial e modelar da criação dramática estudada, o filme Iracema - uma transa amazônica (SENNA; BODANZKY, 1975), que compõe uma trilogia, ainda formada por Gitirana (SENNA; BODANZKY, 1975) e Diamante bruto (SENNA, 1977). O teor prático desta pesquisa é representado pela realização do média metragem As pelejas de Zé Brasil nas terras da copa das copas. Um filme-cordel de 40 minutos que observa o recorte para a hibridização proposta neste estudo.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-03-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-20T12:58:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-20T12:58:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25535
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ESCOLA DE TEATRO
ESCOLA DE DANÇA
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv ESCOLA DE TEATRO
ESCOLA DE DANÇA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25535/1/NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25535/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25535/3/NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c7bbc3aa3963de61cec70d1c7749b65a
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
9c30fd9aae0c225f43d604bb66acb919
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459556380999680