FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25535 |
Resumo: | Este estudo teórico-prático procura observar e experimentar estratégias para a composição dramática que intencionalmente apresente uma grande tensão entre as fronteiras da ficção com a realidade. Escolhemos nos ater à dramaturgia elaborada para o audiovisual na elevação do caráter híbrido de filmes ficcionais e documentários porque o audiovisual amplia esta dimensão, uma vez que contém traços e vestígios da realidade mesmo em produções às quais costumamos ver como meramente ficcionais. Como característica principal que nos possibilita procurar as diferenças entre documentários e ficções, temos a noção de assertividade, desenvolvidas por Fernão Pessoa Ramos e Noëll Carroll. Analisamos, como obra referencial e modelar da criação dramática estudada, o filme Iracema - uma transa amazônica (SENNA; BODANZKY, 1975), que compõe uma trilogia, ainda formada por Gitirana (SENNA; BODANZKY, 1975) e Diamante bruto (SENNA, 1977). O teor prático desta pesquisa é representado pela realização do média metragem As pelejas de Zé Brasil nas terras da copa das copas. Um filme-cordel de 40 minutos que observa o recorte para a hibridização proposta neste estudo. |
id |
UFBA-2_dc6e74cf91ebd356a16e550d247cdf34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/25535 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Nolasco, Daniel DouradoNolasco, Daniel DouradoLeão, Raimundo Matos deBezerra, Antônia PereiraSarmiento, Guilherme2018-03-20T12:58:46Z2018-03-20T12:58:46Z2018-03-202016-03-07http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25535Este estudo teórico-prático procura observar e experimentar estratégias para a composição dramática que intencionalmente apresente uma grande tensão entre as fronteiras da ficção com a realidade. Escolhemos nos ater à dramaturgia elaborada para o audiovisual na elevação do caráter híbrido de filmes ficcionais e documentários porque o audiovisual amplia esta dimensão, uma vez que contém traços e vestígios da realidade mesmo em produções às quais costumamos ver como meramente ficcionais. Como característica principal que nos possibilita procurar as diferenças entre documentários e ficções, temos a noção de assertividade, desenvolvidas por Fernão Pessoa Ramos e Noëll Carroll. Analisamos, como obra referencial e modelar da criação dramática estudada, o filme Iracema - uma transa amazônica (SENNA; BODANZKY, 1975), que compõe uma trilogia, ainda formada por Gitirana (SENNA; BODANZKY, 1975) e Diamante bruto (SENNA, 1977). O teor prático desta pesquisa é representado pela realização do média metragem As pelejas de Zé Brasil nas terras da copa das copas. Um filme-cordel de 40 minutos que observa o recorte para a hibridização proposta neste estudo.This theoretical and practical study aims to observe and experience strategies for dramatic composition that intentionally present a great tension between the boundaries of fiction and reality. We gave special attention to dramaturgy for audiovisual because such drama is made naturally hybrid, considering fictional films and documentaries. We adopt such an option because the audiovisual extends this dimension, since it contains traces and vestiges of reality even in productions which usually is seen as merely fictional. As a main feature which enables us to look for the differences between documentary and fiction, we have the concept of assertiveness, developed by Fernão Pessoa Ramos and Noëll Carroll. We analyze, as a reference work and modeling of the studied dramatic creation, the movie Iracema – uma transa amazônica (SENNA; BODANSKY, 1975), which makes up a trilogy, also formed by Gitirana (SENNA; BODANSKY, 1975) and Diamante Bruto (SENNA , 1977). The practical content in this research arises from the realization of the film As pelejas de Zé Brasil nas terras da copa das copas (Zé Brasil’s fights in the wordcuplands). A 40 minutes film that observe the proposed subject.Submitted by Daniel Dourado (douradobahia@gmail.com) on 2018-03-19T19:45:24Z No. of bitstreams: 1 NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf: 2324243 bytes, checksum: c7bbc3aa3963de61cec70d1c7749b65a (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-03-20T12:58:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf: 2324243 bytes, checksum: c7bbc3aa3963de61cec70d1c7749b65a (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-20T12:58:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf: 2324243 bytes, checksum: c7bbc3aa3963de61cec70d1c7749b65a (MD5)CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoRoteiro e Direção CinematográficosDramaturgiaAudiovisualFicçãoDocumentárioFRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESCOLA DE TEATROESCOLA DE DANÇAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASPPGACbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALNOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdfNOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdfapplication/pdf2324243https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25535/1/NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdfc7bbc3aa3963de61cec70d1c7749b65aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25535/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTNOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf.txtNOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain258146https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25535/3/NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf.txt9c30fd9aae0c225f43d604bb66acb919MD53ri/255352022-07-05 14:04:00.371oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO |
title |
FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO |
spellingShingle |
FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO Nolasco, Daniel Dourado Roteiro e Direção Cinematográficos Dramaturgia Audiovisual Ficção Documentário |
title_short |
FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO |
title_full |
FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO |
title_fullStr |
FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO |
title_full_unstemmed |
FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO |
title_sort |
FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO |
author |
Nolasco, Daniel Dourado |
author_facet |
Nolasco, Daniel Dourado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nolasco, Daniel Dourado Nolasco, Daniel Dourado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leão, Raimundo Matos de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bezerra, Antônia Pereira Sarmiento, Guilherme |
contributor_str_mv |
Leão, Raimundo Matos de Bezerra, Antônia Pereira Sarmiento, Guilherme |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Roteiro e Direção Cinematográficos |
topic |
Roteiro e Direção Cinematográficos Dramaturgia Audiovisual Ficção Documentário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dramaturgia Audiovisual Ficção Documentário |
description |
Este estudo teórico-prático procura observar e experimentar estratégias para a composição dramática que intencionalmente apresente uma grande tensão entre as fronteiras da ficção com a realidade. Escolhemos nos ater à dramaturgia elaborada para o audiovisual na elevação do caráter híbrido de filmes ficcionais e documentários porque o audiovisual amplia esta dimensão, uma vez que contém traços e vestígios da realidade mesmo em produções às quais costumamos ver como meramente ficcionais. Como característica principal que nos possibilita procurar as diferenças entre documentários e ficções, temos a noção de assertividade, desenvolvidas por Fernão Pessoa Ramos e Noëll Carroll. Analisamos, como obra referencial e modelar da criação dramática estudada, o filme Iracema - uma transa amazônica (SENNA; BODANZKY, 1975), que compõe uma trilogia, ainda formada por Gitirana (SENNA; BODANZKY, 1975) e Diamante bruto (SENNA, 1977). O teor prático desta pesquisa é representado pela realização do média metragem As pelejas de Zé Brasil nas terras da copa das copas. Um filme-cordel de 40 minutos que observa o recorte para a hibridização proposta neste estudo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-03-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-20T12:58:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-20T12:58:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25535 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ESCOLA DE TEATRO ESCOLA DE DANÇA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGAC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
ESCOLA DE TEATRO ESCOLA DE DANÇA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25535/1/NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25535/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25535/3/NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c7bbc3aa3963de61cec70d1c7749b65a 0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 9c30fd9aae0c225f43d604bb66acb919 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459556380999680 |