A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Engels, Thiago
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Duenhas, Rogério Allon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1146
Resumo: O presente artigo se debruça sobre a análise da aplicação da Lei de Aprendizagem (Lei Federal Nº 10.097/2000) entre os anos de 2009 e 2019, no Brasil, a partir de sínteses estatísticas extraídas da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. O objetivo foi o de investigar como esse mecanismo tem sido apropriado pelos diversos setores econômicos no país. De natureza aplicada, abordagem descritiva e método predominantemente quantitativo, a análise parte de um dado cenário já amplamente debatido - a crônica e estrutural dificuldade encontrada por jovens brasileiros para acessar o mercado de trabalho e sustentar sua permanência na escola. Em termos gerais, constata-se que o potencial de absorção da mão-de-obra jovem, definido pelo referido dispositivo legal, não tem sido suficientemente explorado no conjunto da economia. Em todo o país, o volume de contratações alcança não mais que 3% sobre os trabalhadores celetistas, quando o dispositivo estabelece seu limite em 15%. Esse fato que ganha especial relevância dado o atual contexto da aguda crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 e a consequente necessidade de promoção do emprego e distribuição de renda que, no caso dos jovens, pode se configurar em incentivos que atenuem as taxas de abandono/evasão escolar e suas consequências de médio e longo prazos. Dentre as hipóteses que possam explicar tal fenômeno constam: a insuficiência de fiscalização, a ausência de políticas de incentivo às empresas e a inexistência de mecanismos de retenção dos aprendizes.
id IPARDES-1_3b38a12f60040270dc93977a678eb12c
oai_identifier_str oai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1146
network_acronym_str IPARDES-1
network_name_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁEconomiaDesenvolvimento SocialAdministração PúblicaO presente artigo se debruça sobre a análise da aplicação da Lei de Aprendizagem (Lei Federal Nº 10.097/2000) entre os anos de 2009 e 2019, no Brasil, a partir de sínteses estatísticas extraídas da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. O objetivo foi o de investigar como esse mecanismo tem sido apropriado pelos diversos setores econômicos no país. De natureza aplicada, abordagem descritiva e método predominantemente quantitativo, a análise parte de um dado cenário já amplamente debatido - a crônica e estrutural dificuldade encontrada por jovens brasileiros para acessar o mercado de trabalho e sustentar sua permanência na escola. Em termos gerais, constata-se que o potencial de absorção da mão-de-obra jovem, definido pelo referido dispositivo legal, não tem sido suficientemente explorado no conjunto da economia. Em todo o país, o volume de contratações alcança não mais que 3% sobre os trabalhadores celetistas, quando o dispositivo estabelece seu limite em 15%. Esse fato que ganha especial relevância dado o atual contexto da aguda crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 e a consequente necessidade de promoção do emprego e distribuição de renda que, no caso dos jovens, pode se configurar em incentivos que atenuem as taxas de abandono/evasão escolar e suas consequências de médio e longo prazos. Dentre as hipóteses que possam explicar tal fenômeno constam: a insuficiência de fiscalização, a ausência de políticas de incentivo às empresas e a inexistência de mecanismos de retenção dos aprendizes.Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNatureza aplicada; Abordagem descritiva; Método quantitativo; Pesquisa empíricaapplication/pdfhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1146Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 41 No. 139 (2020): Julho - DezembroRevista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 41 Núm. 139 (2020): Julho - DezembroRevista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 41 n. 139 (2020): Julho - Dezembro2236-55670556-6916reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)instacron:IPARDESporhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1146/1229Engels, ThiagoDuenhas, Rogério Alloninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T14:39:27Zoai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1146Revistahttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaenseONGhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/oaisilmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br2236-55670556-6916opendoar:2021-12-20T14:39:27Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ
title A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ
spellingShingle A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ
Engels, Thiago
Economia
Desenvolvimento Social
Administração Pública
title_short A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ
title_full A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ
title_fullStr A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ
title_full_unstemmed A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ
title_sort A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ
author Engels, Thiago
author_facet Engels, Thiago
Duenhas, Rogério Allon
author_role author
author2 Duenhas, Rogério Allon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Engels, Thiago
Duenhas, Rogério Allon
dc.subject.por.fl_str_mv Economia
Desenvolvimento Social
Administração Pública
topic Economia
Desenvolvimento Social
Administração Pública
description O presente artigo se debruça sobre a análise da aplicação da Lei de Aprendizagem (Lei Federal Nº 10.097/2000) entre os anos de 2009 e 2019, no Brasil, a partir de sínteses estatísticas extraídas da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. O objetivo foi o de investigar como esse mecanismo tem sido apropriado pelos diversos setores econômicos no país. De natureza aplicada, abordagem descritiva e método predominantemente quantitativo, a análise parte de um dado cenário já amplamente debatido - a crônica e estrutural dificuldade encontrada por jovens brasileiros para acessar o mercado de trabalho e sustentar sua permanência na escola. Em termos gerais, constata-se que o potencial de absorção da mão-de-obra jovem, definido pelo referido dispositivo legal, não tem sido suficientemente explorado no conjunto da economia. Em todo o país, o volume de contratações alcança não mais que 3% sobre os trabalhadores celetistas, quando o dispositivo estabelece seu limite em 15%. Esse fato que ganha especial relevância dado o atual contexto da aguda crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 e a consequente necessidade de promoção do emprego e distribuição de renda que, no caso dos jovens, pode se configurar em incentivos que atenuem as taxas de abandono/evasão escolar e suas consequências de médio e longo prazos. Dentre as hipóteses que possam explicar tal fenômeno constam: a insuficiência de fiscalização, a ausência de políticas de incentivo às empresas e a inexistência de mecanismos de retenção dos aprendizes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Natureza aplicada; Abordagem descritiva; Método quantitativo; Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1146
url https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1146/1229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 41 No. 139 (2020): Julho - Dezembro
Revista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 41 Núm. 139 (2020): Julho - Dezembro
Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 41 n. 139 (2020): Julho - Dezembro
2236-5567
0556-6916
reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron:IPARDES
instname_str Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron_str IPARDES
institution IPARDES
reponame_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
collection Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
repository.mail.fl_str_mv silmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br
_version_ 1798951550703370240