A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) |
Texto Completo: | https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1146 |
Resumo: | O presente artigo se debruça sobre a análise da aplicação da Lei de Aprendizagem (Lei Federal Nº 10.097/2000) entre os anos de 2009 e 2019, no Brasil, a partir de sínteses estatísticas extraídas da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. O objetivo foi o de investigar como esse mecanismo tem sido apropriado pelos diversos setores econômicos no país. De natureza aplicada, abordagem descritiva e método predominantemente quantitativo, a análise parte de um dado cenário já amplamente debatido - a crônica e estrutural dificuldade encontrada por jovens brasileiros para acessar o mercado de trabalho e sustentar sua permanência na escola. Em termos gerais, constata-se que o potencial de absorção da mão-de-obra jovem, definido pelo referido dispositivo legal, não tem sido suficientemente explorado no conjunto da economia. Em todo o país, o volume de contratações alcança não mais que 3% sobre os trabalhadores celetistas, quando o dispositivo estabelece seu limite em 15%. Esse fato que ganha especial relevância dado o atual contexto da aguda crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 e a consequente necessidade de promoção do emprego e distribuição de renda que, no caso dos jovens, pode se configurar em incentivos que atenuem as taxas de abandono/evasão escolar e suas consequências de médio e longo prazos. Dentre as hipóteses que possam explicar tal fenômeno constam: a insuficiência de fiscalização, a ausência de políticas de incentivo às empresas e a inexistência de mecanismos de retenção dos aprendizes. |
id |
IPARDES-1_3b38a12f60040270dc93977a678eb12c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1146 |
network_acronym_str |
IPARDES-1 |
network_name_str |
Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁEconomiaDesenvolvimento SocialAdministração PúblicaO presente artigo se debruça sobre a análise da aplicação da Lei de Aprendizagem (Lei Federal Nº 10.097/2000) entre os anos de 2009 e 2019, no Brasil, a partir de sínteses estatísticas extraídas da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. O objetivo foi o de investigar como esse mecanismo tem sido apropriado pelos diversos setores econômicos no país. De natureza aplicada, abordagem descritiva e método predominantemente quantitativo, a análise parte de um dado cenário já amplamente debatido - a crônica e estrutural dificuldade encontrada por jovens brasileiros para acessar o mercado de trabalho e sustentar sua permanência na escola. Em termos gerais, constata-se que o potencial de absorção da mão-de-obra jovem, definido pelo referido dispositivo legal, não tem sido suficientemente explorado no conjunto da economia. Em todo o país, o volume de contratações alcança não mais que 3% sobre os trabalhadores celetistas, quando o dispositivo estabelece seu limite em 15%. Esse fato que ganha especial relevância dado o atual contexto da aguda crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 e a consequente necessidade de promoção do emprego e distribuição de renda que, no caso dos jovens, pode se configurar em incentivos que atenuem as taxas de abandono/evasão escolar e suas consequências de médio e longo prazos. Dentre as hipóteses que possam explicar tal fenômeno constam: a insuficiência de fiscalização, a ausência de políticas de incentivo às empresas e a inexistência de mecanismos de retenção dos aprendizes.Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNatureza aplicada; Abordagem descritiva; Método quantitativo; Pesquisa empíricaapplication/pdfhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1146Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 41 No. 139 (2020): Julho - DezembroRevista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 41 Núm. 139 (2020): Julho - DezembroRevista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 41 n. 139 (2020): Julho - Dezembro2236-55670556-6916reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)instacron:IPARDESporhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1146/1229Engels, ThiagoDuenhas, Rogério Alloninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T14:39:27Zoai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1146Revistahttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaenseONGhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/oaisilmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br2236-55670556-6916opendoar:2021-12-20T14:39:27Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ |
title |
A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ |
spellingShingle |
A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ Engels, Thiago Economia Desenvolvimento Social Administração Pública |
title_short |
A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ |
title_full |
A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ |
title_fullStr |
A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ |
title_sort |
A LEI DE APRENDIZAGEM: BREVE ANÁLISE ENTRE 2009 E 2019, NO BRASIL E NO PARANÁ |
author |
Engels, Thiago |
author_facet |
Engels, Thiago Duenhas, Rogério Allon |
author_role |
author |
author2 |
Duenhas, Rogério Allon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Engels, Thiago Duenhas, Rogério Allon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia Desenvolvimento Social Administração Pública |
topic |
Economia Desenvolvimento Social Administração Pública |
description |
O presente artigo se debruça sobre a análise da aplicação da Lei de Aprendizagem (Lei Federal Nº 10.097/2000) entre os anos de 2009 e 2019, no Brasil, a partir de sínteses estatísticas extraídas da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. O objetivo foi o de investigar como esse mecanismo tem sido apropriado pelos diversos setores econômicos no país. De natureza aplicada, abordagem descritiva e método predominantemente quantitativo, a análise parte de um dado cenário já amplamente debatido - a crônica e estrutural dificuldade encontrada por jovens brasileiros para acessar o mercado de trabalho e sustentar sua permanência na escola. Em termos gerais, constata-se que o potencial de absorção da mão-de-obra jovem, definido pelo referido dispositivo legal, não tem sido suficientemente explorado no conjunto da economia. Em todo o país, o volume de contratações alcança não mais que 3% sobre os trabalhadores celetistas, quando o dispositivo estabelece seu limite em 15%. Esse fato que ganha especial relevância dado o atual contexto da aguda crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 e a consequente necessidade de promoção do emprego e distribuição de renda que, no caso dos jovens, pode se configurar em incentivos que atenuem as taxas de abandono/evasão escolar e suas consequências de médio e longo prazos. Dentre as hipóteses que possam explicar tal fenômeno constam: a insuficiência de fiscalização, a ausência de políticas de incentivo às empresas e a inexistência de mecanismos de retenção dos aprendizes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Natureza aplicada; Abordagem descritiva; Método quantitativo; Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1146 |
url |
https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1146/1229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 41 No. 139 (2020): Julho - Dezembro Revista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 41 Núm. 139 (2020): Julho - Dezembro Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 41 n. 139 (2020): Julho - Dezembro 2236-5567 0556-6916 reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) instacron:IPARDES |
instname_str |
Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) |
instacron_str |
IPARDES |
institution |
IPARDES |
reponame_str |
Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) |
collection |
Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
silmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br |
_version_ |
1798951550703370240 |