A China entre o Confucionismo e o Socialismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro Leão, Igor Zanoni Constant
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferraz de Oliveira Ogama, Danilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1026
Resumo:   A história das ideias socialistas se apresenta de modo rico e multifacetado, e o pensamento socialista chinês talvez seja um dos paradigmas a ser mais bem compreendido em sua trajetória, pois o caminho da China é singularmente marcado por sua tradição confucionista milenar, que constituiu um dos pilares da ordem social e política e um dos esteios de uma sociedade diferenciada em suas etnias e regiões. O confucionismo, porém, já não pôde dar esse ordenamento após meados do século XIX e a construção da unidade chinesa, a configuração de uma nação soberana e dinâmica, centrou-se no Partido Comunista Chinês e no pensamento maoísta e suas reavaliações após os vinte anos da Revolução Cultural. Todavia, o pensamento de Mao ainda guarda diversos traços da tradição ética confucionista, e é difícil afirmar que ela está extinta, seja no nível de Estado e do Partido, seja na busca de segmentos sociais afluentes que buscam nas tradições religiosas um sentido para a vida e uma revalorização desta ante os valores mercantis trazidos por essa mesma afluência. O texto que propomos aqui é uma apresentação e discussão desta singular trajetória do confucionismo vis-à-vis o socialismo na China, país de grande relevância para a nossa sociedade e as opções políticas que o Brasil pode entrever e buscar realizar.  
id IPARDES-1_8a2ea184f7f493d52fcb5ff5f7b013cc
oai_identifier_str oai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1026
network_acronym_str IPARDES-1
network_name_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling A China entre o Confucionismo e o SocialismoRevolução chinesa. Confucionismo. Cultura socialista.  A história das ideias socialistas se apresenta de modo rico e multifacetado, e o pensamento socialista chinês talvez seja um dos paradigmas a ser mais bem compreendido em sua trajetória, pois o caminho da China é singularmente marcado por sua tradição confucionista milenar, que constituiu um dos pilares da ordem social e política e um dos esteios de uma sociedade diferenciada em suas etnias e regiões. O confucionismo, porém, já não pôde dar esse ordenamento após meados do século XIX e a construção da unidade chinesa, a configuração de uma nação soberana e dinâmica, centrou-se no Partido Comunista Chinês e no pensamento maoísta e suas reavaliações após os vinte anos da Revolução Cultural. Todavia, o pensamento de Mao ainda guarda diversos traços da tradição ética confucionista, e é difícil afirmar que ela está extinta, seja no nível de Estado e do Partido, seja na busca de segmentos sociais afluentes que buscam nas tradições religiosas um sentido para a vida e uma revalorização desta ante os valores mercantis trazidos por essa mesma afluência. O texto que propomos aqui é uma apresentação e discussão desta singular trajetória do confucionismo vis-à-vis o socialismo na China, país de grande relevância para a nossa sociedade e as opções políticas que o Brasil pode entrever e buscar realizar.  Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES2019-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1026Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 40 No. 136 (2019): Janeiro-Junho; 79Revista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 40 Núm. 136 (2019): Janeiro-Junho; 79Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 40 n. 136 (2019): Janeiro-Junho; 792236-55670556-6916reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)instacron:IPARDESporhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1026/1160Carneiro Leão, Igor Zanoni ConstantFerraz de Oliveira Ogama, Daniloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T14:15:00Zoai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1026Revistahttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaenseONGhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/oaisilmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br2236-55670556-6916opendoar:2019-07-10T14:15Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A China entre o Confucionismo e o Socialismo
title A China entre o Confucionismo e o Socialismo
spellingShingle A China entre o Confucionismo e o Socialismo
Carneiro Leão, Igor Zanoni Constant
Revolução chinesa. Confucionismo. Cultura socialista.
title_short A China entre o Confucionismo e o Socialismo
title_full A China entre o Confucionismo e o Socialismo
title_fullStr A China entre o Confucionismo e o Socialismo
title_full_unstemmed A China entre o Confucionismo e o Socialismo
title_sort A China entre o Confucionismo e o Socialismo
author Carneiro Leão, Igor Zanoni Constant
author_facet Carneiro Leão, Igor Zanoni Constant
Ferraz de Oliveira Ogama, Danilo
author_role author
author2 Ferraz de Oliveira Ogama, Danilo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro Leão, Igor Zanoni Constant
Ferraz de Oliveira Ogama, Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv Revolução chinesa. Confucionismo. Cultura socialista.
topic Revolução chinesa. Confucionismo. Cultura socialista.
description   A história das ideias socialistas se apresenta de modo rico e multifacetado, e o pensamento socialista chinês talvez seja um dos paradigmas a ser mais bem compreendido em sua trajetória, pois o caminho da China é singularmente marcado por sua tradição confucionista milenar, que constituiu um dos pilares da ordem social e política e um dos esteios de uma sociedade diferenciada em suas etnias e regiões. O confucionismo, porém, já não pôde dar esse ordenamento após meados do século XIX e a construção da unidade chinesa, a configuração de uma nação soberana e dinâmica, centrou-se no Partido Comunista Chinês e no pensamento maoísta e suas reavaliações após os vinte anos da Revolução Cultural. Todavia, o pensamento de Mao ainda guarda diversos traços da tradição ética confucionista, e é difícil afirmar que ela está extinta, seja no nível de Estado e do Partido, seja na busca de segmentos sociais afluentes que buscam nas tradições religiosas um sentido para a vida e uma revalorização desta ante os valores mercantis trazidos por essa mesma afluência. O texto que propomos aqui é uma apresentação e discussão desta singular trajetória do confucionismo vis-à-vis o socialismo na China, país de grande relevância para a nossa sociedade e as opções políticas que o Brasil pode entrever e buscar realizar.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1026
url https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1026/1160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 40 No. 136 (2019): Janeiro-Junho; 79
Revista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 40 Núm. 136 (2019): Janeiro-Junho; 79
Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 40 n. 136 (2019): Janeiro-Junho; 79
2236-5567
0556-6916
reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron:IPARDES
instname_str Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron_str IPARDES
institution IPARDES
reponame_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
collection Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
repository.mail.fl_str_mv silmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br
_version_ 1798951550670864384