INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA DA REGIÃO TURÍSTICA DA COSTA DOCE: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thayele
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Melise de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1158
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral analisar a governança turística da região da Costa Doce no Rio Grande do Sul, Brasil, por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo da Costa Doce. A região da Costa Doce é uma região turística que oferece diversos roteiros e é composta por 20 municípios gaúchos. A revisão de literatura abrangeu políticas públicas de turismo, regionalização do turismo brasileiro e governança em turismo. A presente pesquisa é descritiva, exploratória, de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. O questionário foi aplicado por meio do Google Formulários aos membros do APL na Costa Doce. O instrumento de coleta de dados foi adaptado do estudo de Arnhold Junior (2017), contendo 52 variáveis divididas em 15 categorias de análise. Os principais resultados indicaram que os atores da governança turística aceitam a realização de parcerias decorrentes de políticas públicas, principalmente em prol da melhoria da qualidade dos serviços turísticos. De acordo com o Ranking geral das categorias analisadas, o ponto mais crítico é o monitoramento dos resultados. A principal contribuição desta pesquisa foi a realização de um estudo piloto que testou o instrumento de avaliação da governança turística,  desenvolvido por Arnhould Junior (2017), na Região turística da Costa Doce. Conclui-se que, apesar de salientar as parcerias, a APL não correspondeu a parceria com a universidade para avaliar a governança turística, algo que poderia trazer benefícios ao elencar as categorias da governança turística.
id IPARDES-1_ee2650f19b21d16984cf8c4d91bae9fc
oai_identifier_str oai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1158
network_acronym_str IPARDES-1
network_name_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA DA REGIÃO TURÍSTICA DA COSTA DOCE: UM ESTUDO DE CASOTurismoPolíticas PúblicasInstâncias de Governança TurísticaCosta DoceBrasil.Este estudo tem como objetivo geral analisar a governança turística da região da Costa Doce no Rio Grande do Sul, Brasil, por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo da Costa Doce. A região da Costa Doce é uma região turística que oferece diversos roteiros e é composta por 20 municípios gaúchos. A revisão de literatura abrangeu políticas públicas de turismo, regionalização do turismo brasileiro e governança em turismo. A presente pesquisa é descritiva, exploratória, de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. O questionário foi aplicado por meio do Google Formulários aos membros do APL na Costa Doce. O instrumento de coleta de dados foi adaptado do estudo de Arnhold Junior (2017), contendo 52 variáveis divididas em 15 categorias de análise. Os principais resultados indicaram que os atores da governança turística aceitam a realização de parcerias decorrentes de políticas públicas, principalmente em prol da melhoria da qualidade dos serviços turísticos. De acordo com o Ranking geral das categorias analisadas, o ponto mais crítico é o monitoramento dos resultados. A principal contribuição desta pesquisa foi a realização de um estudo piloto que testou o instrumento de avaliação da governança turística,  desenvolvido por Arnhould Junior (2017), na Região turística da Costa Doce. Conclui-se que, apesar de salientar as parcerias, a APL não correspondeu a parceria com a universidade para avaliar a governança turística, algo que poderia trazer benefícios ao elencar as categorias da governança turística.Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES2021-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão sistemática de literaturaapplication/pdfhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1158Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 41 No. 138 (2020): Janeiro - JunhoRevista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 41 Núm. 138 (2020): Janeiro - JunhoRevista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 41 n. 138 (2020): Janeiro - Junho2236-55670556-6916reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)instacron:IPARDESporhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1158/1193Oliveira, ThayelePereira, Melise de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-24T14:40:07Zoai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1158Revistahttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaenseONGhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/oaisilmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br2236-55670556-6916opendoar:2021-11-24T14:40:07Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA DA REGIÃO TURÍSTICA DA COSTA DOCE: UM ESTUDO DE CASO
title INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA DA REGIÃO TURÍSTICA DA COSTA DOCE: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA DA REGIÃO TURÍSTICA DA COSTA DOCE: UM ESTUDO DE CASO
Oliveira, Thayele
Turismo
Políticas Públicas
Instâncias de Governança Turística
Costa Doce
Brasil.
title_short INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA DA REGIÃO TURÍSTICA DA COSTA DOCE: UM ESTUDO DE CASO
title_full INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA DA REGIÃO TURÍSTICA DA COSTA DOCE: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA DA REGIÃO TURÍSTICA DA COSTA DOCE: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA DA REGIÃO TURÍSTICA DA COSTA DOCE: UM ESTUDO DE CASO
title_sort INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA DA REGIÃO TURÍSTICA DA COSTA DOCE: UM ESTUDO DE CASO
author Oliveira, Thayele
author_facet Oliveira, Thayele
Pereira, Melise de Lima
author_role author
author2 Pereira, Melise de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thayele
Pereira, Melise de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Políticas Públicas
Instâncias de Governança Turística
Costa Doce
Brasil.
topic Turismo
Políticas Públicas
Instâncias de Governança Turística
Costa Doce
Brasil.
description Este estudo tem como objetivo geral analisar a governança turística da região da Costa Doce no Rio Grande do Sul, Brasil, por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo da Costa Doce. A região da Costa Doce é uma região turística que oferece diversos roteiros e é composta por 20 municípios gaúchos. A revisão de literatura abrangeu políticas públicas de turismo, regionalização do turismo brasileiro e governança em turismo. A presente pesquisa é descritiva, exploratória, de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. O questionário foi aplicado por meio do Google Formulários aos membros do APL na Costa Doce. O instrumento de coleta de dados foi adaptado do estudo de Arnhold Junior (2017), contendo 52 variáveis divididas em 15 categorias de análise. Os principais resultados indicaram que os atores da governança turística aceitam a realização de parcerias decorrentes de políticas públicas, principalmente em prol da melhoria da qualidade dos serviços turísticos. De acordo com o Ranking geral das categorias analisadas, o ponto mais crítico é o monitoramento dos resultados. A principal contribuição desta pesquisa foi a realização de um estudo piloto que testou o instrumento de avaliação da governança turística,  desenvolvido por Arnhould Junior (2017), na Região turística da Costa Doce. Conclui-se que, apesar de salientar as parcerias, a APL não correspondeu a parceria com a universidade para avaliar a governança turística, algo que poderia trazer benefícios ao elencar as categorias da governança turística.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão sistemática de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1158
url https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1158/1193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 41 No. 138 (2020): Janeiro - Junho
Revista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 41 Núm. 138 (2020): Janeiro - Junho
Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 41 n. 138 (2020): Janeiro - Junho
2236-5567
0556-6916
reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron:IPARDES
instname_str Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron_str IPARDES
institution IPARDES
reponame_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
collection Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
repository.mail.fl_str_mv silmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br
_version_ 1798951550723293184