Eficiência e desigualdade em educação no estado de Minas Gerais : uma análise da primeira etapa do PMDI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/00130000091rz |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6629 |
Resumo: | Apesar da importância associada à educação, a desigualdade deste setor entre as regiões mineiras merece consideração, já que esses serviços são fundamentais para a ruptura do ciclo de pobreza intergeracional. A fim de reduzir as disparidades e elevar a qualidade de vida da população mineira, o estado criou o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Neste sentido, este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho do governo na primeira fase do plano, considerando os princípios de equidade e eficiência. Para isso, foram utilizados índices de desigualdade em educação e análise de aspectos relacionados à eficiência relativa na alocação dos recursos destinados à prestação de serviços educacionais, utilizando a metodologia conhecida como análise envoltória de dados (DEA, do inglês data envelopment analysis). De forma geral, pode-se dizer que o estado tem avançado no sentido de melhorar a eficiência e os indicadores educacionais. |
id |
IPEA_0acb9cda16d2707d328652f795a0ae3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/6629 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Eficiência e desigualdade em educação no estado de Minas Gerais : uma análise da primeira etapa do PMDIEfficiency and inequality in education in the state of Minas Gerais : a review of the first stage of PMDIEficiencia y la desigualdad en la educación en el estado de Minas Gerais : una revisión de la primera etapa de PMDIEfficacité et inégalités de l’enseignement en l’état des Minas Gerais : un examen de la premiere etape de PMDIIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Desenvolvimento da EducaçãoIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança Social::Desenvolvimento SocialEducaçãoDesigualdadeEficiênciaPlano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI)Apesar da importância associada à educação, a desigualdade deste setor entre as regiões mineiras merece consideração, já que esses serviços são fundamentais para a ruptura do ciclo de pobreza intergeracional. A fim de reduzir as disparidades e elevar a qualidade de vida da população mineira, o estado criou o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Neste sentido, este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho do governo na primeira fase do plano, considerando os princípios de equidade e eficiência. Para isso, foram utilizados índices de desigualdade em educação e análise de aspectos relacionados à eficiência relativa na alocação dos recursos destinados à prestação de serviços educacionais, utilizando a metodologia conhecida como análise envoltória de dados (DEA, do inglês data envelopment analysis). De forma geral, pode-se dizer que o estado tem avançado no sentido de melhorar a eficiência e os indicadores educacionais.p. 245-273 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2016-06-27T14:13:33Z2016-06-27T14:13:33Z2015-12Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6629ark:/51990/00130000091rzhttp://www.ipea.gov.br/pppreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6532Minas Gerais, BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Aline Cunha dosGomes, Adriano ProvezanoErvilha, Gabriel Teixeirapor2016-06-28T06:01:25Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/6629Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2016-06-28T06:01:25Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eficiência e desigualdade em educação no estado de Minas Gerais : uma análise da primeira etapa do PMDI Efficiency and inequality in education in the state of Minas Gerais : a review of the first stage of PMDI Eficiencia y la desigualdad en la educación en el estado de Minas Gerais : una revisión de la primera etapa de PMDI Efficacité et inégalités de l’enseignement en l’état des Minas Gerais : un examen de la premiere etape de PMDI |
title |
Eficiência e desigualdade em educação no estado de Minas Gerais : uma análise da primeira etapa do PMDI |
spellingShingle |
Eficiência e desigualdade em educação no estado de Minas Gerais : uma análise da primeira etapa do PMDI Santos, Aline Cunha dos IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Desenvolvimento da Educação IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança Social::Desenvolvimento Social Educação Desigualdade Eficiência Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) |
title_short |
Eficiência e desigualdade em educação no estado de Minas Gerais : uma análise da primeira etapa do PMDI |
title_full |
Eficiência e desigualdade em educação no estado de Minas Gerais : uma análise da primeira etapa do PMDI |
title_fullStr |
Eficiência e desigualdade em educação no estado de Minas Gerais : uma análise da primeira etapa do PMDI |
title_full_unstemmed |
Eficiência e desigualdade em educação no estado de Minas Gerais : uma análise da primeira etapa do PMDI |
title_sort |
Eficiência e desigualdade em educação no estado de Minas Gerais : uma análise da primeira etapa do PMDI |
author |
Santos, Aline Cunha dos |
author_facet |
Santos, Aline Cunha dos Gomes, Adriano Provezano Ervilha, Gabriel Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Adriano Provezano Ervilha, Gabriel Teixeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Aline Cunha dos Gomes, Adriano Provezano Ervilha, Gabriel Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Desenvolvimento da Educação IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança Social::Desenvolvimento Social Educação Desigualdade Eficiência Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) |
topic |
IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Desenvolvimento da Educação IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança Social::Desenvolvimento Social Educação Desigualdade Eficiência Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) |
description |
Apesar da importância associada à educação, a desigualdade deste setor entre as regiões mineiras merece consideração, já que esses serviços são fundamentais para a ruptura do ciclo de pobreza intergeracional. A fim de reduzir as disparidades e elevar a qualidade de vida da população mineira, o estado criou o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Neste sentido, este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho do governo na primeira fase do plano, considerando os princípios de equidade e eficiência. Para isso, foram utilizados índices de desigualdade em educação e análise de aspectos relacionados à eficiência relativa na alocação dos recursos destinados à prestação de serviços educacionais, utilizando a metodologia conhecida como análise envoltória de dados (DEA, do inglês data envelopment analysis). De forma geral, pode-se dizer que o estado tem avançado no sentido de melhorar a eficiência e os indicadores educacionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12 2016-06-27T14:13:33Z 2016-06-27T14:13:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6629 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/00130000091rz |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6629 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/00130000091rz |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6532 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Minas Gerais, Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br/ppp reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173079824859136 |