Condicionantes institucionais aos investimentos em infraestrutura no Brasil : o caso do BRT Sul do DF : relatório de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/001300000dcrg |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9968 |
Resumo: | O estudo de caso do BRT Sul (bus rapid transit) do Distrito Federal (DF) se insere em um contexto mais amplo de pesquisa que busca a compreensão aprofundada dos condicionantes institucionais à execução de obras de infraestrutura no Brasil contemporâneo. O objetivo do projeto é buscar explicações para seu lento ritmo de execução, problema que existe apesar do aumento no investimento público em infraestrutura na última década (Gomide, 2015). Para isso, foi necessário apontar e avaliar inovações institucionais voltadas para a superação de possíveis constrangimentos na execução dos projetos, utilizadas não só pelo setor público, mas também pelo privado. A metodologia usada foi o estudo comparativo de seis obras brasileiras de infraestrutura de grande porte. Inserido em tal contexto de investigação, este estudo específico do caso do BRT Sul do DF permite um melhor entendimento de aspectos relacionados a obras com duas características definidoras do investimento em infraestrutura no Brasil: incluídas no eixo de investimento social-urbano, e de execução na modalidade pública e descentralizada. |
id |
IPEA_2019d0791cb05c9370be0130efcb5f38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9968 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Condicionantes institucionais aos investimentos em infraestrutura no Brasil : o caso do BRT Sul do DF : relatório de pesquisaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura do TransporteIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Investimento::InvestimentosIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte UrbanoInvestimentos em infraestruturaBRT SulExpresso DFônibusO estudo de caso do BRT Sul (bus rapid transit) do Distrito Federal (DF) se insere em um contexto mais amplo de pesquisa que busca a compreensão aprofundada dos condicionantes institucionais à execução de obras de infraestrutura no Brasil contemporâneo. O objetivo do projeto é buscar explicações para seu lento ritmo de execução, problema que existe apesar do aumento no investimento público em infraestrutura na última década (Gomide, 2015). Para isso, foi necessário apontar e avaliar inovações institucionais voltadas para a superação de possíveis constrangimentos na execução dos projetos, utilizadas não só pelo setor público, mas também pelo privado. A metodologia usada foi o estudo comparativo de seis obras brasileiras de infraestrutura de grande porte. Inserido em tal contexto de investigação, este estudo específico do caso do BRT Sul do DF permite um melhor entendimento de aspectos relacionados a obras com duas características definidoras do investimento em infraestrutura no Brasil: incluídas no eixo de investimento social-urbano, e de execução na modalidade pública e descentralizada.54 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2020-05-07T21:24:34Z2020-05-07T21:24:34Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9968ark:/51990/001300000dcrghttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEADistrito Federal, BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Ariadne de Oliveirapor2020-05-07T21:24:34Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9968Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-05-07T21:24:34Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Condicionantes institucionais aos investimentos em infraestrutura no Brasil : o caso do BRT Sul do DF : relatório de pesquisa |
title |
Condicionantes institucionais aos investimentos em infraestrutura no Brasil : o caso do BRT Sul do DF : relatório de pesquisa |
spellingShingle |
Condicionantes institucionais aos investimentos em infraestrutura no Brasil : o caso do BRT Sul do DF : relatório de pesquisa Santiago, Ariadne de Oliveira IPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura do Transporte IPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Investimento::Investimentos IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano Investimentos em infraestrutura BRT Sul Expresso DF ônibus |
title_short |
Condicionantes institucionais aos investimentos em infraestrutura no Brasil : o caso do BRT Sul do DF : relatório de pesquisa |
title_full |
Condicionantes institucionais aos investimentos em infraestrutura no Brasil : o caso do BRT Sul do DF : relatório de pesquisa |
title_fullStr |
Condicionantes institucionais aos investimentos em infraestrutura no Brasil : o caso do BRT Sul do DF : relatório de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Condicionantes institucionais aos investimentos em infraestrutura no Brasil : o caso do BRT Sul do DF : relatório de pesquisa |
title_sort |
Condicionantes institucionais aos investimentos em infraestrutura no Brasil : o caso do BRT Sul do DF : relatório de pesquisa |
author |
Santiago, Ariadne de Oliveira |
author_facet |
Santiago, Ariadne de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Ariadne de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura do Transporte IPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Investimento::Investimentos IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano Investimentos em infraestrutura BRT Sul Expresso DF ônibus |
topic |
IPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura do Transporte IPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Investimento::Investimentos IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano Investimentos em infraestrutura BRT Sul Expresso DF ônibus |
description |
O estudo de caso do BRT Sul (bus rapid transit) do Distrito Federal (DF) se insere em um contexto mais amplo de pesquisa que busca a compreensão aprofundada dos condicionantes institucionais à execução de obras de infraestrutura no Brasil contemporâneo. O objetivo do projeto é buscar explicações para seu lento ritmo de execução, problema que existe apesar do aumento no investimento público em infraestrutura na última década (Gomide, 2015). Para isso, foi necessário apontar e avaliar inovações institucionais voltadas para a superação de possíveis constrangimentos na execução dos projetos, utilizadas não só pelo setor público, mas também pelo privado. A metodologia usada foi o estudo comparativo de seis obras brasileiras de infraestrutura de grande porte. Inserido em tal contexto de investigação, este estudo específico do caso do BRT Sul do DF permite um melhor entendimento de aspectos relacionados a obras com duas características definidoras do investimento em infraestrutura no Brasil: incluídas no eixo de investimento social-urbano, e de execução na modalidade pública e descentralizada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-05-07T21:24:34Z 2020-05-07T21:24:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9968 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/001300000dcrg |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9968 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/001300000dcrg |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Distrito Federal, Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173093335760896 |