Condicionantes institucionais aos investimentos em infraestrutura no Brasil : sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas : relatório de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Synthia Kariny Silva de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000dbt4
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9942
Resumo: O investimento em infraestrutura é fundamental para o crescimento econômico do país, aumentando o retorno dos investimentos privados sugerindo, portanto, elevada complementaridade entre ambos. Neste sentido, este trabalho se insere em um conjunto de estudos que visam identificar os elementos de ordem institucional que impactam diretamente na capacidade de execução dos investimentos públicos e privados em infraestrutura. O subconjunto de projetos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), composto de Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires, construção da Usina Termoelétrica (UTE) Candiota III, pavimentação da BR 163 (Santarém-Cuiabá), Ferrovia Nova Transnordestina, Bus Rapid Transit (BRT) Expresso Sul DF e Metrô de Salvador, revela tais elementos a partir de aspectos intrínsecos a cada tipo de empreendimento, especialmente sua modalidade de execução (público e/ou privado). O objeto deste estudo em particular corresponde à construção da Linha 1 do metrô de Salvador, Bahia, em execução pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e pela Companhia de Transportes de Salvador (CTS) e sua sucessora, a Companhia de Transportes da Bahia (CTB).
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