A Aprendizagem e a inserção de jovens no mercado de trabalho : uma análise com base na RAIS
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Relatório |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7404 |
Resumo: | Este relatório tem como objetivo avaliar o contrato de Aprendiz, que começa a ser difundido em larga escala a partir de 2000 no Brasil., enquanto instrumento para melhorar a inserção do jovem no mercado de trabalho brasileiro. Podemos considerar a aprendizagem como um Programa Ativo de Mercado de Trabalho (PAMT) voltado para jovens e operado pelo Ministério do Trabalho (MT). A justificativa para tal classificação é que as empresas obtém subsídios via folha de pagamentos quando contratam e treinam trabalhadores jovens (de 14 a 17 anos de 2000 a 2005; de 14 a 23 desde 2005) por meio de contratos de aprendizagem, que constituem categoria específica de contrato de trabalho por prazo determinado. Como PATM a aprendizagem merece ser analisada à luz dos diversos programas similares destinados a empregabilidade dos jovens em vários países do mundo. |
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A Aprendizagem e a inserção de jovens no mercado de trabalho : uma análise com base na RAISIPEA::TrabalhoIPEA::Trabalho::Ocupações::Tipos de Trabalhadores::Trabalhadores JovensIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::AprendizagemMercado de trabalhoJovens trabalhadoresPrograma de aprendizagemContrato de AprendizEste relatório tem como objetivo avaliar o contrato de Aprendiz, que começa a ser difundido em larga escala a partir de 2000 no Brasil., enquanto instrumento para melhorar a inserção do jovem no mercado de trabalho brasileiro. Podemos considerar a aprendizagem como um Programa Ativo de Mercado de Trabalho (PAMT) voltado para jovens e operado pelo Ministério do Trabalho (MT). A justificativa para tal classificação é que as empresas obtém subsídios via folha de pagamentos quando contratam e treinam trabalhadores jovens (de 14 a 17 anos de 2000 a 2005; de 14 a 23 desde 2005) por meio de contratos de aprendizagem, que constituem categoria específica de contrato de trabalho por prazo determinado. Como PATM a aprendizagem merece ser analisada à luz dos diversos programas similares destinados a empregabilidade dos jovens em vários países do mundo.22 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Presidência2017-01-12T14:10:16Z2017-01-12T14:10:16Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7404ark:/51990/0013000009s32http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCorseuil, Carlos Henrique LeiteFoguel, Miguel NathanGonzaga, Gustavopor2020-11-13T20:59:26Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/7404Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-11-13T20:59:26Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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