Funcionários públicos e flexibilidade gerencial : uma experiência brasileira
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Data de Publicação: | 2024 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12959 |
Resumo: | A história do extinto Dasp e da reforma do funcionalismo nos anos 1930 mostra que de fato não vigorou um sistema de mérito. Isto é, grande parte dos funcionários continuou a ingressar e ficar nos postos de trabalho do Estado por meio de favoritismo. Em seguida, apesar de diversas mudanças legislativas pertinentes, o favoritismo quase sempre prevaleceu em todo o período até antes de 1988. O texto tece considerações sobre o tema, envolvendo vocábulos e conceitos que auxiliam o entendimento; apresenta alguns costumes e instituições importantes do favoritismo; e relata a continuidade do favoritismo em vários estágios da história política brasileira. Este conhecimento pode ser útil para que se repensem modificações institucionais que fortaleçam e aperfeiçoem o sistema de mérito. |
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Funcionários públicos e flexibilidade gerencial : uma experiência brasileiraTexto para Discussão (TD) 2964 : Funcionários públicos e flexibilidade gerencial : uma experiência brasileiraIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Administração PúblicaIPEA::Trabalho::Ocupações::Funcionários Públicos::Servidores PúblicosServidor públicoFuncionário públicoFavoritismo político-partidárioFlexibilidade gerencialReformas do funcionalismoA história do extinto Dasp e da reforma do funcionalismo nos anos 1930 mostra que de fato não vigorou um sistema de mérito. Isto é, grande parte dos funcionários continuou a ingressar e ficar nos postos de trabalho do Estado por meio de favoritismo. Em seguida, apesar de diversas mudanças legislativas pertinentes, o favoritismo quase sempre prevaleceu em todo o período até antes de 1988. O texto tece considerações sobre o tema, envolvendo vocábulos e conceitos que auxiliam o entendimento; apresenta alguns costumes e instituições importantes do favoritismo; e relata a continuidade do favoritismo em vários estágios da história política brasileira. Este conhecimento pode ser útil para que se repensem modificações institucionais que fortaleçam e aperfeiçoem o sistema de mérito.89 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-02-26T20:23:07Z2024-02-26T20:23:07Z2024-02Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfMELO, Valdir. Funcionários públicos e flexibilidade gerencial : uma experiência brasileira. Rio de Janeiro : Ipea, fev. 2024. 89 p. (Texto para Discussão, n. 2964). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2964-porthttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12959ark:/51990/0013000003dg4http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Valdirpor2024-02-27T06:03:35Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/12959Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-02-27T06:03:35Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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