Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/0013000009qw5 |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7370 |
Resumo: | Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho dos alunos de escolas públicas brasileiras em exames padronizados, mostrando, em especial, como o esforço empreendido na gestão escolar resulta em ganhos de aprendizagem para o discente. A metodologia consiste na estimação de uma função de produção educacional, a partir dos microdados da Prova Brasil, por meio de um modelo hierárquico linear com três níveis: aluno, escola e município. Os resultados mostram que as diferenças entre os alunos ainda explicam a maior parcela da variabilidade das notas, tanto controlando pelas heterogeneidades entre as escolas quanto pelas diferenças municipais. Entretanto, os rendimentos dos estudantes relacionam-se diretamente com a elevação do desempenho médio da escola nos anos anteriores e com a maior presença de professores efetivos no quadro docente, assim como associa-se inversamente com o histórico de reprovação e/ou abandono na escola. Portanto, o esforço da escola é relevante para explicar o desempenho do aluno, resultado que persiste mesmo após se controlar diferenças entre as municipalidades de cada estado brasileiro. |
id |
IPEA_458a9271509a0a66ec977e0056b785f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/7370 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no BrasilEfforts of school management in the public elementary school and student performance in BrazilLos Esfuerzos de la gestión escolar en la escuela primaria pública y el desempeño estudiantil en BrasilLes Efforts de gestion de l’école à l’école primaire publique et le rendement des élèves au BrésilIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração EscolarIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação PúblicaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da EducaçãoIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação BásicaQualidade da educaçãoFunção de produção escolarModelo hierárquicoEste trabalho investiga os fatores associados ao desempenho dos alunos de escolas públicas brasileiras em exames padronizados, mostrando, em especial, como o esforço empreendido na gestão escolar resulta em ganhos de aprendizagem para o discente. A metodologia consiste na estimação de uma função de produção educacional, a partir dos microdados da Prova Brasil, por meio de um modelo hierárquico linear com três níveis: aluno, escola e município. Os resultados mostram que as diferenças entre os alunos ainda explicam a maior parcela da variabilidade das notas, tanto controlando pelas heterogeneidades entre as escolas quanto pelas diferenças municipais. Entretanto, os rendimentos dos estudantes relacionam-se diretamente com a elevação do desempenho médio da escola nos anos anteriores e com a maior presença de professores efetivos no quadro docente, assim como associa-se inversamente com o histórico de reprovação e/ou abandono na escola. Portanto, o esforço da escola é relevante para explicar o desempenho do aluno, resultado que persiste mesmo após se controlar diferenças entre as municipalidades de cada estado brasileiro.p. 135-166 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2017-01-04T13:16:48Z2017-01-04T13:16:48Z2016-12Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7370ark:/51990/0013000009qw5http://www.ipea.gov.br/pppreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7357BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Aléssio Tony Cavalcanti deAraújo Júnior, Ignácio Tavares deRamalho, Hilton Martins de Britopor2017-01-05T05:03:54Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/7370Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2017-01-05T05:03:54Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil Efforts of school management in the public elementary school and student performance in Brazil Los Esfuerzos de la gestión escolar en la escuela primaria pública y el desempeño estudiantil en Brasil Les Efforts de gestion de l’école à l’école primaire publique et le rendement des élèves au Brésil |
title |
Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil |
spellingShingle |
Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração Escolar IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Pública IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educação IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica Qualidade da educação Função de produção escolar Modelo hierárquico |
title_short |
Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil |
title_full |
Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil |
title_fullStr |
Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil |
title_full_unstemmed |
Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil |
title_sort |
Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil |
author |
Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de |
author_facet |
Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de Araújo Júnior, Ignácio Tavares de Ramalho, Hilton Martins de Brito |
author_role |
author |
author2 |
Araújo Júnior, Ignácio Tavares de Ramalho, Hilton Martins de Brito |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de Araújo Júnior, Ignácio Tavares de Ramalho, Hilton Martins de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração Escolar IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Pública IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educação IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica Qualidade da educação Função de produção escolar Modelo hierárquico |
topic |
IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração Escolar IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Pública IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educação IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica Qualidade da educação Função de produção escolar Modelo hierárquico |
description |
Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho dos alunos de escolas públicas brasileiras em exames padronizados, mostrando, em especial, como o esforço empreendido na gestão escolar resulta em ganhos de aprendizagem para o discente. A metodologia consiste na estimação de uma função de produção educacional, a partir dos microdados da Prova Brasil, por meio de um modelo hierárquico linear com três níveis: aluno, escola e município. Os resultados mostram que as diferenças entre os alunos ainda explicam a maior parcela da variabilidade das notas, tanto controlando pelas heterogeneidades entre as escolas quanto pelas diferenças municipais. Entretanto, os rendimentos dos estudantes relacionam-se diretamente com a elevação do desempenho médio da escola nos anos anteriores e com a maior presença de professores efetivos no quadro docente, assim como associa-se inversamente com o histórico de reprovação e/ou abandono na escola. Portanto, o esforço da escola é relevante para explicar o desempenho do aluno, resultado que persiste mesmo após se controlar diferenças entre as municipalidades de cada estado brasileiro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2017-01-04T13:16:48Z 2017-01-04T13:16:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7370 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/0013000009qw5 |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7370 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/0013000009qw5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br/ppp reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173082747240448 |