Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araújo Júnior, Ignácio Tavares de, Ramalho, Hilton Martins de Brito
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/0013000009qw5
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7370
Resumo: Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho dos alunos de escolas públicas brasileiras em exames padronizados, mostrando, em especial, como o esforço empreendido na gestão escolar resulta em ganhos de aprendizagem para o discente. A metodologia consiste na estimação de uma função de produção educacional, a partir dos microdados da Prova Brasil, por meio de um modelo hierárquico linear com três níveis: aluno, escola e município. Os resultados mostram que as diferenças entre os alunos ainda explicam a maior parcela da variabilidade das notas, tanto controlando pelas heterogeneidades entre as escolas quanto pelas diferenças municipais. Entretanto, os rendimentos dos estudantes relacionam-se diretamente com a elevação do desempenho médio da escola nos anos anteriores e com a maior presença de professores efetivos no quadro docente, assim como associa-se inversamente com o histórico de reprovação e/ou abandono na escola. Portanto, o esforço da escola é relevante para explicar o desempenho do aluno, resultado que persiste mesmo após se controlar diferenças entre as municipalidades de cada estado brasileiro.
id IPEA_458a9271509a0a66ec977e0056b785f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/7370
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no BrasilEfforts of school management in the public elementary school and student performance in BrazilLos Esfuerzos de la gestión escolar en la escuela primaria pública y el desempeño estudiantil en BrasilLes Efforts de gestion de l’école à l’école primaire publique et le rendement des élèves au BrésilIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração EscolarIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação PúblicaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da EducaçãoIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação BásicaQualidade da educaçãoFunção de produção escolarModelo hierárquicoEste trabalho investiga os fatores associados ao desempenho dos alunos de escolas públicas brasileiras em exames padronizados, mostrando, em especial, como o esforço empreendido na gestão escolar resulta em ganhos de aprendizagem para o discente. A metodologia consiste na estimação de uma função de produção educacional, a partir dos microdados da Prova Brasil, por meio de um modelo hierárquico linear com três níveis: aluno, escola e município. Os resultados mostram que as diferenças entre os alunos ainda explicam a maior parcela da variabilidade das notas, tanto controlando pelas heterogeneidades entre as escolas quanto pelas diferenças municipais. Entretanto, os rendimentos dos estudantes relacionam-se diretamente com a elevação do desempenho médio da escola nos anos anteriores e com a maior presença de professores efetivos no quadro docente, assim como associa-se inversamente com o histórico de reprovação e/ou abandono na escola. Portanto, o esforço da escola é relevante para explicar o desempenho do aluno, resultado que persiste mesmo após se controlar diferenças entre as municipalidades de cada estado brasileiro.p. 135-166 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2017-01-04T13:16:48Z2017-01-04T13:16:48Z2016-12Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7370ark:/51990/0013000009qw5http://www.ipea.gov.br/pppreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7357BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Aléssio Tony Cavalcanti deAraújo Júnior, Ignácio Tavares deRamalho, Hilton Martins de Britopor2017-01-05T05:03:54Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/7370Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2017-01-05T05:03:54Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil
Efforts of school management in the public elementary school and student performance in Brazil
Los Esfuerzos de la gestión escolar en la escuela primaria pública y el desempeño estudiantil en Brasil
Les Efforts de gestion de l’école à l’école primaire publique et le rendement des élèves au Brésil
title Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil
spellingShingle Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil
Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de
IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração Escolar
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Pública
IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educação
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica
Qualidade da educação
Função de produção escolar
Modelo hierárquico
title_short Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil
title_full Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil
title_fullStr Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil
title_full_unstemmed Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil
title_sort Esforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasil
author Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de
author_facet Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de
Araújo Júnior, Ignácio Tavares de
Ramalho, Hilton Martins de Brito
author_role author
author2 Araújo Júnior, Ignácio Tavares de
Ramalho, Hilton Martins de Brito
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de
Araújo Júnior, Ignácio Tavares de
Ramalho, Hilton Martins de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração Escolar
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Pública
IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educação
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica
Qualidade da educação
Função de produção escolar
Modelo hierárquico
topic IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração Escolar
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Pública
IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educação
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica
Qualidade da educação
Função de produção escolar
Modelo hierárquico
description Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho dos alunos de escolas públicas brasileiras em exames padronizados, mostrando, em especial, como o esforço empreendido na gestão escolar resulta em ganhos de aprendizagem para o discente. A metodologia consiste na estimação de uma função de produção educacional, a partir dos microdados da Prova Brasil, por meio de um modelo hierárquico linear com três níveis: aluno, escola e município. Os resultados mostram que as diferenças entre os alunos ainda explicam a maior parcela da variabilidade das notas, tanto controlando pelas heterogeneidades entre as escolas quanto pelas diferenças municipais. Entretanto, os rendimentos dos estudantes relacionam-se diretamente com a elevação do desempenho médio da escola nos anos anteriores e com a maior presença de professores efetivos no quadro docente, assim como associa-se inversamente com o histórico de reprovação e/ou abandono na escola. Portanto, o esforço da escola é relevante para explicar o desempenho do aluno, resultado que persiste mesmo após se controlar diferenças entre as municipalidades de cada estado brasileiro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2017-01-04T13:16:48Z
2017-01-04T13:16:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7370
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/0013000009qw5
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7370
identifier_str_mv ark:/51990/0013000009qw5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7357
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br/ppp
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173082747240448