Burocracia de médio escalão e diretores de escola : um novo olhar sobre o conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vanessa Elias de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Abrucio, Fernando Luiz
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000bz8n
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8605
Resumo: A produção de políticas públicas objeto recorrente de estudos da ciência política brasileira, com os mais variados enfoques: jogo político que antecede sua formulação, papel dos processos históricos na definição de seus formatos, efeito das escolhas institucionais sobre os resultados alcançados etc. Alguns temas específicos que compõem o processo de produção de políticas públicas não têm merecido, no entanto, a mesma atenção. Tendo-se isso em vista, aqui, intentamos minorar parcialmente essa lacuna, analisando o papel e a importância de um ator que nos parece fundamental, tanto do ponto de vista da produção de políticas públicas quanto do consequente resultado político das políticas implementadas: a burocracia de médio escalão. Buscamos ampliar a compreensão desse ator de políticas públicas, ao analisarmos o efeito e a importância que essa burocracia específica tem sobre a produção de políticas públicas na política de educação; uma das principais políticas descentralizadas e com forte participação dos governos subnacionais no Brasil atual.
id IPEA_45dbb07feaf114d3534a0633c9875ba8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/8605
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Burocracia de médio escalão e diretores de escola : um novo olhar sobre o conceitoIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::BurocraciaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração EscolarIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação PúblicaBurocracias públicasJogo político e médio escalãoEscolas públicasDireção escolarA produção de políticas públicas objeto recorrente de estudos da ciência política brasileira, com os mais variados enfoques: jogo político que antecede sua formulação, papel dos processos históricos na definição de seus formatos, efeito das escolhas institucionais sobre os resultados alcançados etc. Alguns temas específicos que compõem o processo de produção de políticas públicas não têm merecido, no entanto, a mesma atenção. Tendo-se isso em vista, aqui, intentamos minorar parcialmente essa lacuna, analisando o papel e a importância de um ator que nos parece fundamental, tanto do ponto de vista da produção de políticas públicas quanto do consequente resultado político das políticas implementadas: a burocracia de médio escalão. Buscamos ampliar a compreensão desse ator de políticas públicas, ao analisarmos o efeito e a importância que essa burocracia específica tem sobre a produção de políticas públicas na política de educação; uma das principais políticas descentralizadas e com forte participação dos governos subnacionais no Brasil atual.p. 207-225Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2018-08-30T15:41:44Z2018-08-30T15:41:44Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8605ark:/51990/001300000bz8nhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEACapítulo publicado em: Burocracia e políticas públicas no Brasil : interseções analíticas / organizadores: Roberto Pires, Gabriela Lotta, Vanessa Elias de Oliveira. – Brasília : Ipea : Enap, 2018.BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Vanessa Elias deAbrucio, Fernando Luizpor2020-01-15T22:50:42Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/8605Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-01-15T22:50:42Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Burocracia de médio escalão e diretores de escola : um novo olhar sobre o conceito
title Burocracia de médio escalão e diretores de escola : um novo olhar sobre o conceito
spellingShingle Burocracia de médio escalão e diretores de escola : um novo olhar sobre o conceito
Oliveira, Vanessa Elias de
IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Burocracia
IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração Escolar
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Pública
Burocracias públicas
Jogo político e médio escalão
Escolas públicas
Direção escolar
title_short Burocracia de médio escalão e diretores de escola : um novo olhar sobre o conceito
title_full Burocracia de médio escalão e diretores de escola : um novo olhar sobre o conceito
title_fullStr Burocracia de médio escalão e diretores de escola : um novo olhar sobre o conceito
title_full_unstemmed Burocracia de médio escalão e diretores de escola : um novo olhar sobre o conceito
title_sort Burocracia de médio escalão e diretores de escola : um novo olhar sobre o conceito
author Oliveira, Vanessa Elias de
author_facet Oliveira, Vanessa Elias de
Abrucio, Fernando Luiz
author_role author
author2 Abrucio, Fernando Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vanessa Elias de
Abrucio, Fernando Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Burocracia
IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração Escolar
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Pública
Burocracias públicas
Jogo político e médio escalão
Escolas públicas
Direção escolar
topic IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Burocracia
IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração Escolar
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Pública
Burocracias públicas
Jogo político e médio escalão
Escolas públicas
Direção escolar
description A produção de políticas públicas objeto recorrente de estudos da ciência política brasileira, com os mais variados enfoques: jogo político que antecede sua formulação, papel dos processos históricos na definição de seus formatos, efeito das escolhas institucionais sobre os resultados alcançados etc. Alguns temas específicos que compõem o processo de produção de políticas públicas não têm merecido, no entanto, a mesma atenção. Tendo-se isso em vista, aqui, intentamos minorar parcialmente essa lacuna, analisando o papel e a importância de um ator que nos parece fundamental, tanto do ponto de vista da produção de políticas públicas quanto do consequente resultado político das políticas implementadas: a burocracia de médio escalão. Buscamos ampliar a compreensão desse ator de políticas públicas, ao analisarmos o efeito e a importância que essa burocracia específica tem sobre a produção de políticas públicas na política de educação; uma das principais políticas descentralizadas e com forte participação dos governos subnacionais no Brasil atual.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30T15:41:44Z
2018-08-30T15:41:44Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8605
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/001300000bz8n
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8605
identifier_str_mv ark:/51990/001300000bz8n
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Capítulo publicado em: Burocracia e políticas públicas no Brasil : interseções analíticas / organizadores: Roberto Pires, Gabriela Lotta, Vanessa Elias de Oliveira. – Brasília : Ipea : Enap, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173087658770432