Demanda derivada de energia no transporte de passageiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Newton Rabello de
Data de Publicação: 1988
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/0013000003vvk
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1292
Resumo: Neste estudo, modelos econométricos são desenvolvidos visando à determinação da demanda derivada por combustíveis automotivos nos transportes individual (gasolina e álcool) e coletivo (óleo diesel) de passageiros, assim como pela posse de veículo por famílias e empresas. Na especificação dos modelos incorporam-se variáveis relativas à produção agrícola e industrial, venda do comércio e de serviços, renda individual e população. A amostra de estimação é obtida a partir de dados tipo cross-section, para o ano de 1980, a nível de município. Os resultados revelam a estrutura de demanda de transporte e energia, a partir dos shares das atividades produtivas e dos indivíduos no consumo total de combustível e na frota de automóvel, bens como através do consumo unitário por indivíduo e elasticidades desse consumo e da posse de automóvel por faixa de renda. As implicações desses resultados para a política de preços e as projeções de demanda são também discutidas.
id IPEA_4d481fccecf181bf9c9a179374f28ee2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1292
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Demanda derivada de energia no transporte de passageiroTextos para Discussão Interna (TD) 147: Demanda derivada de energia no transporte de passageiroEnergy derived demand in passenger transportEnergiaCombustíveisTransporte de passageirosNeste estudo, modelos econométricos são desenvolvidos visando à determinação da demanda derivada por combustíveis automotivos nos transportes individual (gasolina e álcool) e coletivo (óleo diesel) de passageiros, assim como pela posse de veículo por famílias e empresas. Na especificação dos modelos incorporam-se variáveis relativas à produção agrícola e industrial, venda do comércio e de serviços, renda individual e população. A amostra de estimação é obtida a partir de dados tipo cross-section, para o ano de 1980, a nível de município. Os resultados revelam a estrutura de demanda de transporte e energia, a partir dos shares das atividades produtivas e dos indivíduos no consumo total de combustível e na frota de automóvel, bens como através do consumo unitário por indivíduo e elasticidades desse consumo e da posse de automóvel por faixa de renda. As implicações desses resultados para a política de preços e as projeções de demanda são também discutidas.41 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2013-06-27T16:58:12Z2013-06-27T16:58:12Z1988-07Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1292ark:/51990/0013000003vvkhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Newton Rabello depor2020-11-09T22:10:06Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1292Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-11-09T22:10:06Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Demanda derivada de energia no transporte de passageiro
Textos para Discussão Interna (TD) 147: Demanda derivada de energia no transporte de passageiro
Energy derived demand in passenger transport
title Demanda derivada de energia no transporte de passageiro
spellingShingle Demanda derivada de energia no transporte de passageiro
Castro, Newton Rabello de
Energia
Combustíveis
Transporte de passageiros
title_short Demanda derivada de energia no transporte de passageiro
title_full Demanda derivada de energia no transporte de passageiro
title_fullStr Demanda derivada de energia no transporte de passageiro
title_full_unstemmed Demanda derivada de energia no transporte de passageiro
title_sort Demanda derivada de energia no transporte de passageiro
author Castro, Newton Rabello de
author_facet Castro, Newton Rabello de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Newton Rabello de
dc.subject.por.fl_str_mv Energia
Combustíveis
Transporte de passageiros
topic Energia
Combustíveis
Transporte de passageiros
description Neste estudo, modelos econométricos são desenvolvidos visando à determinação da demanda derivada por combustíveis automotivos nos transportes individual (gasolina e álcool) e coletivo (óleo diesel) de passageiros, assim como pela posse de veículo por famílias e empresas. Na especificação dos modelos incorporam-se variáveis relativas à produção agrícola e industrial, venda do comércio e de serviços, renda individual e população. A amostra de estimação é obtida a partir de dados tipo cross-section, para o ano de 1980, a nível de município. Os resultados revelam a estrutura de demanda de transporte e energia, a partir dos shares das atividades produtivas e dos indivíduos no consumo total de combustível e na frota de automóvel, bens como através do consumo unitário por indivíduo e elasticidades desse consumo e da posse de automóvel por faixa de renda. As implicações desses resultados para a política de preços e as projeções de demanda são também discutidas.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988-07
2013-06-27T16:58:12Z
2013-06-27T16:58:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1292
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/0013000003vvk
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1292
identifier_str_mv ark:/51990/0013000003vvk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173058685566976