Demanda derivada de energia no transporte de passageiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Newton Rabello de
Data de Publicação: 1989
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
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Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5848
Resumo: Neste estudo, modelos econométricos são desenvolvidos visando a determinação da demanda derivada por combustíveis automotivos nos transportes individual (gasolina e álcool) e coletivo (óleo diesel) de passageiros, assim como pela posse de veículo por famílias e empresas. Na especificação dos modelos incorporam-se variáveis relativas a produção agrícola e industrial, venda do comércio e de serviços, renda individual e população. A amostra de estimação é obtida a partir de dados tipo cross-section, para a ano de 1980, a nível de município. Os resultados revelam a estrutura de demanda de transporte e energia, a partir dos shares das atividades produtivas e dos indivíduos no consumo total de combustível e na frota de automóvel, bem como através do consumo unitário por indivíduo e elasticidades desse consumo e da posse de automóvel por faixa de renda. As implicações desses resultados para a política de preços e as projeções de demanda são também discutidas.
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