Gastos públicos com infraestrutura de transporte e crescimento econômico : uma análise para os estados brasileiros
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Data de Publicação: | 2011 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5654 |
Resumo: | Neste artigo é traçada uma relação entre investimento e infraestrutura de transporte e crescimento econômico. Para o período 1986-2007, os autores rodam modelos econométricos para dados em painel (efeitos fixos) e regressão quantílica para avaliar o impacto dos gastos públicos em transportes sobre o crescimento econômico. O pressuposto do ensaio é o de que há complementaridade (crowding in) entre investimentos públicos em transporte e investimentos privados. Um dos resultados mostrados nesse ensaio revela que a relação é positiva para gasto público em transporte e crescimento das unidades da Federação (UFs) brasileiras. Porém, esse é um fenômeno local. Isso significa que cada estado, ou grupo de estados, exibe uma dinâmica de crescimento própria. Além disso, o texto destaca a importância da presença do Estado para o crescimento econômico e o desenvolvimento regional. |
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Neste artigo é traçada uma relação entre investimento e infraestrutura de transporte e crescimento econômico. Para o período 1986-2007, os autores rodam modelos econométricos para dados em painel (efeitos fixos) e regressão quantílica para avaliar o impacto dos gastos públicos em transportes sobre o crescimento econômico. O pressuposto do ensaio é o de que há complementaridade (crowding in) entre investimentos públicos em transporte e investimentos privados. Um dos resultados mostrados nesse ensaio revela que a relação é positiva para gasto público em transporte e crescimento das unidades da Federação (UFs) brasileiras. Porém, esse é um fenômeno local. Isso significa que cada estado, ou grupo de estados, exibe uma dinâmica de crescimento própria. Além disso, o texto destaca a importância da presença do Estado para o crescimento econômico e o desenvolvimento regional. |
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