Saída precoce do mercado de trabalho : aposentadoria ou discriminação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camarano, Ana Amélia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes, Daniele, Kanso, Solange
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000d89n
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9865
Resumo: O objetivo deste trabalho é buscar entender a não participação de homens de 50-64 anos, aqui chamados de maduros, nas atividades econômicas. O foco nesse grupo etário deve-se ao fato de este grupo ser o que primeiramente será afetado pela reforma previdenciária proposta pelo governo. Esses podem ser aposentados que não voltaram ao mercado de trabalho ou nem-nem, que não participam do mercado de trabalho e não estão aposentados. Neste trabalho, o foco será nos nem-nem. Os dados utilizados são provenientes das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNADs) de 1992 a 2017. Em 2012, a metodologia desta pesquisa mudou radicalmente e dificultou a comparação temporal. A pesquisa antiga continuou até 2015 conjuntamente com a nova (PNAD Contínua). Como as condições de saúde são importantes na determinação desta participação, consideram-se, também, os dados dos suplementos sobre saúde realizados pelas PNADs de 1998, 2003 e 2008, bem como os da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, também realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Buscando atingir os objetivos propostos, o trabalho está dividido em cinco seções, sendo a primeira esta introdução. A segunda traça um panorama da participação da população brasileira masculina de 50 a 64 anos nas atividades econômicas e a terceira detalha algumas características dos nem-nem. Utilizando-se de um modelo logístico, busca-se entender, na quarta seção, o que torna os homens nem-nem. Apresentam-se, na quinta seção, as considerações finais.
id IPEA_4eabfdaac6f1ecbc89b52225b71fdcd6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9865
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Saída precoce do mercado de trabalho : aposentadoria ou discriminação?IPEA::Trabalho::Recursos Humanos::Mão de obra::Mercado de TrabalhoIPEA::Trabalho::Demissão. Mobilidade no Trabalho::Demissão. Mobilidade no Trabalho::Aposentadoria PrecoceIPEA::Biologia. Alimento. Bioquímica::Medicina. Doenças::Saúde e Doenças - Geral::Condições de SaúdeMercado de trabalhoAposentadoriaNíveis de saúdeO objetivo deste trabalho é buscar entender a não participação de homens de 50-64 anos, aqui chamados de maduros, nas atividades econômicas. O foco nesse grupo etário deve-se ao fato de este grupo ser o que primeiramente será afetado pela reforma previdenciária proposta pelo governo. Esses podem ser aposentados que não voltaram ao mercado de trabalho ou nem-nem, que não participam do mercado de trabalho e não estão aposentados. Neste trabalho, o foco será nos nem-nem. Os dados utilizados são provenientes das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNADs) de 1992 a 2017. Em 2012, a metodologia desta pesquisa mudou radicalmente e dificultou a comparação temporal. A pesquisa antiga continuou até 2015 conjuntamente com a nova (PNAD Contínua). Como as condições de saúde são importantes na determinação desta participação, consideram-se, também, os dados dos suplementos sobre saúde realizados pelas PNADs de 1998, 2003 e 2008, bem como os da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, também realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Buscando atingir os objetivos propostos, o trabalho está dividido em cinco seções, sendo a primeira esta introdução. A segunda traça um panorama da participação da população brasileira masculina de 50 a 64 anos nas atividades econômicas e a terceira detalha algumas características dos nem-nem. Utilizando-se de um modelo logístico, busca-se entender, na quarta seção, o que torna os homens nem-nem. Apresentam-se, na quinta seção, as considerações finais.p. 1-14 : il.http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10274Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2020-04-15T20:17:08Z2020-04-15T20:17:08Z2019-04Mercado de trabalho: conjuntura e análise - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9865ark:/51990/001300000d89nhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica AplicadaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCamarano, Ana AméliaFernandes, DanieleKanso, Solangepor2020-10-14T19:54:56Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9865Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-10-14T19:54:56Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Saída precoce do mercado de trabalho : aposentadoria ou discriminação?
title Saída precoce do mercado de trabalho : aposentadoria ou discriminação?
spellingShingle Saída precoce do mercado de trabalho : aposentadoria ou discriminação?
Camarano, Ana Amélia
IPEA::Trabalho::Recursos Humanos::Mão de obra::Mercado de Trabalho
IPEA::Trabalho::Demissão. Mobilidade no Trabalho::Demissão. Mobilidade no Trabalho::Aposentadoria Precoce
IPEA::Biologia. Alimento. Bioquímica::Medicina. Doenças::Saúde e Doenças - Geral::Condições de Saúde
Mercado de trabalho
Aposentadoria
Níveis de saúde
title_short Saída precoce do mercado de trabalho : aposentadoria ou discriminação?
title_full Saída precoce do mercado de trabalho : aposentadoria ou discriminação?
title_fullStr Saída precoce do mercado de trabalho : aposentadoria ou discriminação?
title_full_unstemmed Saída precoce do mercado de trabalho : aposentadoria ou discriminação?
title_sort Saída precoce do mercado de trabalho : aposentadoria ou discriminação?
author Camarano, Ana Amélia
author_facet Camarano, Ana Amélia
Fernandes, Daniele
Kanso, Solange
author_role author
author2 Fernandes, Daniele
Kanso, Solange
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camarano, Ana Amélia
Fernandes, Daniele
Kanso, Solange
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Trabalho::Recursos Humanos::Mão de obra::Mercado de Trabalho
IPEA::Trabalho::Demissão. Mobilidade no Trabalho::Demissão. Mobilidade no Trabalho::Aposentadoria Precoce
IPEA::Biologia. Alimento. Bioquímica::Medicina. Doenças::Saúde e Doenças - Geral::Condições de Saúde
Mercado de trabalho
Aposentadoria
Níveis de saúde
topic IPEA::Trabalho::Recursos Humanos::Mão de obra::Mercado de Trabalho
IPEA::Trabalho::Demissão. Mobilidade no Trabalho::Demissão. Mobilidade no Trabalho::Aposentadoria Precoce
IPEA::Biologia. Alimento. Bioquímica::Medicina. Doenças::Saúde e Doenças - Geral::Condições de Saúde
Mercado de trabalho
Aposentadoria
Níveis de saúde
description O objetivo deste trabalho é buscar entender a não participação de homens de 50-64 anos, aqui chamados de maduros, nas atividades econômicas. O foco nesse grupo etário deve-se ao fato de este grupo ser o que primeiramente será afetado pela reforma previdenciária proposta pelo governo. Esses podem ser aposentados que não voltaram ao mercado de trabalho ou nem-nem, que não participam do mercado de trabalho e não estão aposentados. Neste trabalho, o foco será nos nem-nem. Os dados utilizados são provenientes das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNADs) de 1992 a 2017. Em 2012, a metodologia desta pesquisa mudou radicalmente e dificultou a comparação temporal. A pesquisa antiga continuou até 2015 conjuntamente com a nova (PNAD Contínua). Como as condições de saúde são importantes na determinação desta participação, consideram-se, também, os dados dos suplementos sobre saúde realizados pelas PNADs de 1998, 2003 e 2008, bem como os da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, também realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Buscando atingir os objetivos propostos, o trabalho está dividido em cinco seções, sendo a primeira esta introdução. A segunda traça um panorama da participação da população brasileira masculina de 50 a 64 anos nas atividades econômicas e a terceira detalha algumas características dos nem-nem. Utilizando-se de um modelo logístico, busca-se entender, na quarta seção, o que torna os homens nem-nem. Apresentam-se, na quinta seção, as considerações finais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04
2020-04-15T20:17:08Z
2020-04-15T20:17:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mercado de trabalho: conjuntura e análise - Artigos
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9865
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/001300000d89n
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9865
identifier_str_mv ark:/51990/001300000d89n
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173092858658816