O Regime de câmbio flutuante no Brasil : 1999-2012 : especificidades e dilemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Daniela Magalhães
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3901
Resumo: Este livro avança na compreensão das especificidades da dinâmica da taxa de câmbio nominal brasileira após a adoção do regime de câmbio flutuante no Brasil, em 1999. Aborda a literatura teórica sobre os determinantes da taxa de câmbio nominal após o colapso de Bretton Woods com o objetivo de verificar se (e como) o mainstream e a abordagem pós-keynesiana incorporam as duas dimensões fundamentais do sistema monetário e financeiro contemporâneo na análise da trajetória das taxas de câmbio, quais sejam, o papel dos mercados de derivativos cambiais e as especificidades da dinâmica das taxas de câmbio dos países emergentes. Apresenta a institucionalidade atual do mercado de câmbio brasileiro, mostrando a relação entre esta institucionalidade e a principal característica distintiva deste mercado (relativamente aos demais países emergentes), qual seja, o papel fundamental do segmento de derivativos (em especial, do mercado futuro) na dinâmica da taxa de câmbio nominal. Analisa a dinâmica da taxa de câmbio nominal brasileira após a adoção do regime de câmbio flutuante em janeiro de 1999, tendo como fio condutor a gestão do regime de flutuação suja, que se deparou com diferentes desafios nas fases de baixa e de alta do ciclo de liquidez internacional. Elabora um referencial analítico que permite traçar cenários para a taxa de câmbio nominal do Brasil, que é utilizado para a construção do cenário para esta variável em 2014. O entendimento das peculiaridades desta dinâmica e dos dilemas enfrentados desde 1999 pela política cambial brasileira é fundamental para o aperfeiçoamento da gestão do regime de câmbio flutuante nos próximos anos.
id IPEA_577c2d3d9bae9d10d5e7cafcc132b12f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3901
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling O Regime de câmbio flutuante no Brasil : 1999-2012 : especificidades e dilemasTaxa de câmbio nominalMercado de câmbioCâmbio flutuanteGlobalização financeiraAbordagem keynesianaEste livro avança na compreensão das especificidades da dinâmica da taxa de câmbio nominal brasileira após a adoção do regime de câmbio flutuante no Brasil, em 1999. Aborda a literatura teórica sobre os determinantes da taxa de câmbio nominal após o colapso de Bretton Woods com o objetivo de verificar se (e como) o mainstream e a abordagem pós-keynesiana incorporam as duas dimensões fundamentais do sistema monetário e financeiro contemporâneo na análise da trajetória das taxas de câmbio, quais sejam, o papel dos mercados de derivativos cambiais e as especificidades da dinâmica das taxas de câmbio dos países emergentes. Apresenta a institucionalidade atual do mercado de câmbio brasileiro, mostrando a relação entre esta institucionalidade e a principal característica distintiva deste mercado (relativamente aos demais países emergentes), qual seja, o papel fundamental do segmento de derivativos (em especial, do mercado futuro) na dinâmica da taxa de câmbio nominal. Analisa a dinâmica da taxa de câmbio nominal brasileira após a adoção do regime de câmbio flutuante em janeiro de 1999, tendo como fio condutor a gestão do regime de flutuação suja, que se deparou com diferentes desafios nas fases de baixa e de alta do ciclo de liquidez internacional. Elabora um referencial analítico que permite traçar cenários para a taxa de câmbio nominal do Brasil, que é utilizado para a construção do cenário para esta variável em 2014. O entendimento das peculiaridades desta dinâmica e dos dilemas enfrentados desde 1999 pela política cambial brasileira é fundamental para o aperfeiçoamento da gestão do regime de câmbio flutuante nos próximos anos.180 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2015-04-30T19:17:51Z2015-04-30T19:17:51Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3901http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2972Brasil1999-2012Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessPrates, Daniela Magalhãespor2015-05-01T05:01:28Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3901Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-07-12T12:04:01.672818Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Regime de câmbio flutuante no Brasil : 1999-2012 : especificidades e dilemas
title O Regime de câmbio flutuante no Brasil : 1999-2012 : especificidades e dilemas
spellingShingle O Regime de câmbio flutuante no Brasil : 1999-2012 : especificidades e dilemas
Prates, Daniela Magalhães
Taxa de câmbio nominal
Mercado de câmbio
Câmbio flutuante
Globalização financeira
Abordagem keynesiana
title_short O Regime de câmbio flutuante no Brasil : 1999-2012 : especificidades e dilemas
title_full O Regime de câmbio flutuante no Brasil : 1999-2012 : especificidades e dilemas
title_fullStr O Regime de câmbio flutuante no Brasil : 1999-2012 : especificidades e dilemas
title_full_unstemmed O Regime de câmbio flutuante no Brasil : 1999-2012 : especificidades e dilemas
title_sort O Regime de câmbio flutuante no Brasil : 1999-2012 : especificidades e dilemas
author Prates, Daniela Magalhães
author_facet Prates, Daniela Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prates, Daniela Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Taxa de câmbio nominal
Mercado de câmbio
Câmbio flutuante
Globalização financeira
Abordagem keynesiana
topic Taxa de câmbio nominal
Mercado de câmbio
Câmbio flutuante
Globalização financeira
Abordagem keynesiana
description Este livro avança na compreensão das especificidades da dinâmica da taxa de câmbio nominal brasileira após a adoção do regime de câmbio flutuante no Brasil, em 1999. Aborda a literatura teórica sobre os determinantes da taxa de câmbio nominal após o colapso de Bretton Woods com o objetivo de verificar se (e como) o mainstream e a abordagem pós-keynesiana incorporam as duas dimensões fundamentais do sistema monetário e financeiro contemporâneo na análise da trajetória das taxas de câmbio, quais sejam, o papel dos mercados de derivativos cambiais e as especificidades da dinâmica das taxas de câmbio dos países emergentes. Apresenta a institucionalidade atual do mercado de câmbio brasileiro, mostrando a relação entre esta institucionalidade e a principal característica distintiva deste mercado (relativamente aos demais países emergentes), qual seja, o papel fundamental do segmento de derivativos (em especial, do mercado futuro) na dinâmica da taxa de câmbio nominal. Analisa a dinâmica da taxa de câmbio nominal brasileira após a adoção do regime de câmbio flutuante em janeiro de 1999, tendo como fio condutor a gestão do regime de flutuação suja, que se deparou com diferentes desafios nas fases de baixa e de alta do ciclo de liquidez internacional. Elabora um referencial analítico que permite traçar cenários para a taxa de câmbio nominal do Brasil, que é utilizado para a construção do cenário para esta variável em 2014. O entendimento das peculiaridades desta dinâmica e dos dilemas enfrentados desde 1999 pela política cambial brasileira é fundamental para o aperfeiçoamento da gestão do regime de câmbio flutuante nos próximos anos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-30T19:17:51Z
2015-04-30T19:17:51Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3901
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2972
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
1999-2012
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1804387522225111040