Acordo de livre-comércio Mercosul - União Européia: uma estimativa dos impactos no comércio brasileiro
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1897 |
Resumo: | Em maio de 2004, o Mercosul e a União Europeia apresentaram ofertas de liberalização comercial recíproca com o objetivo de alcançar um acordo de livre-comércio. Este trabalho se propõe a avaliar o impacto dessas ofertas sobre o comércio exterior brasileiro. Os resultados obtidos indicam uma exportação adicional de US$ 903 milhões, sendo 42% decorrentes de vendas de etanol, cuja efetivação dependerá de mudanças na política ambiental da União Europeia, enquanto o aumento da importação atingiria US$ 1,3 bilhão. A análise demonstra que, em relação a bens, a negociação envolve dois acordos distintos: um de liberalização bastante abrangente para produtos industrializados e outro de uma liberalização bastante restrita para os produtos da agroindústria. Esse desequilíbrio seria, provavelmente, agravado se o setor de serviços tivesse sido incluído nessa avaliação. |
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Acordo de livre-comércio Mercosul - União Européia: uma estimativa dos impactos no comércio brasileiroTexto para Discussão (TD) 1054: Acordo de livre-comércio Mercosul - União Européia: uma estimativa dos impactos no comércio brasileiroFree trade agreement Mercosur - European Union: an estimate of the impacts on the Brazilian tradeAcordo de livre comércioMercado Comum do Sul (Mercosul)União Europeia (UE)Comércio exteriorEm maio de 2004, o Mercosul e a União Europeia apresentaram ofertas de liberalização comercial recíproca com o objetivo de alcançar um acordo de livre-comércio. Este trabalho se propõe a avaliar o impacto dessas ofertas sobre o comércio exterior brasileiro. Os resultados obtidos indicam uma exportação adicional de US$ 903 milhões, sendo 42% decorrentes de vendas de etanol, cuja efetivação dependerá de mudanças na política ambiental da União Europeia, enquanto o aumento da importação atingiria US$ 1,3 bilhão. A análise demonstra que, em relação a bens, a negociação envolve dois acordos distintos: um de liberalização bastante abrangente para produtos industrializados e outro de uma liberalização bastante restrita para os produtos da agroindústria. Esse desequilíbrio seria, provavelmente, agravado se o setor de serviços tivesse sido incluído nessa avaliação.15 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2013-10-04T14:09:34Z2013-10-04T14:09:34Z2004-11Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1897www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilPaíses da União Europeia2004Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessKume, HonorioPiani, GuidaMiranda, PedroCastilho, Marta dos Reispor2020-11-09T21:47:09Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1897Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-11-07T10:13:31.038617Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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Em maio de 2004, o Mercosul e a União Europeia apresentaram ofertas de liberalização comercial recíproca com o objetivo de alcançar um acordo de livre-comércio. Este trabalho se propõe a avaliar o impacto dessas ofertas sobre o comércio exterior brasileiro. Os resultados obtidos indicam uma exportação adicional de US$ 903 milhões, sendo 42% decorrentes de vendas de etanol, cuja efetivação dependerá de mudanças na política ambiental da União Europeia, enquanto o aumento da importação atingiria US$ 1,3 bilhão. A análise demonstra que, em relação a bens, a negociação envolve dois acordos distintos: um de liberalização bastante abrangente para produtos industrializados e outro de uma liberalização bastante restrita para os produtos da agroindústria. Esse desequilíbrio seria, provavelmente, agravado se o setor de serviços tivesse sido incluído nessa avaliação. |
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