Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil: v. 3 tendências na comunicação
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3279 |
Resumo: | O livro trata do levantamento do estado da arte da pesquisa e mercado da comunicação brasileira, suas tendências são de curto, médio e longo prazo. Ao desenvolver a pesquisa intitulada panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil, estimulando estudos metodologicamente desenvolvidos além dos muros acadêmicos, Ipea e Socicom ofereceram a oportunidade de novos espaços de pesquisa e investigação de forma interdisciplinar na tentativa de dar conta das complexas transformações vivenciadas na primeira década do século XXI. A partir dos dados e analises oferecidas nesses estudos, foi possível passar para um outro nível de acompanhamento sobre a pesquisa e o mercado em comunicação no Brasil, seja a partir da realidade nacional, seja comparando-o com outros países. O estabelecimento de indicadores e a continuidade das pesquisas através da realização de séries históricas nessa área proporcionam compreender as mudanças passadas, seja em termos tecnológicos, seja em termos de atualização do marco legal da comunicação e das telecomunicações, seja na produção e distribuição de conteúdos e serviços digitais, seja na avaliação sobre o tipo de oferta informativa existente e também sobre a produção de conhecimento em circulação. Mais do que isso, ajudarão no estabelecimento de políticas públicas para o Brasil, além de oferecer pistas importantes para garantir o desenvolvimento de áreas estratégicas da futura indústria de conteúdos digitais, voltadas para a inclusão social, para a diversidade cultural, para a ampla circulação da informação (pública ou privada, paga ou gratuita), para o fomento à pesquisa e inovação, voltada para o desenvolvimento sustentável, para a capacitação profissional e para ampliação do mercado de trabalho. Inclui a criação de um observatório sobre políticas públicas em comunicação e desenvolvimento, que deverá acompanhar as ações do governo em seus diferentes âmbitos na busca por garantir a comunicação como um direito humano, básico e diretamente relacionado a melhora da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. |
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Melo, José Marques de (Coordenador, organizador)Simis, Anita (Coordenador)Machado, Elias (Coordenador)Lago, Claudia (Coordenador)Castro, Daniel (Coordenador, organizador)Castro, Cosette (Coordenador, organizador)Brasil2014-11-28T18:22:12Z2014-11-28T18:22:12Z2010http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3279O livro trata do levantamento do estado da arte da pesquisa e mercado da comunicação brasileira, suas tendências são de curto, médio e longo prazo. Ao desenvolver a pesquisa intitulada panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil, estimulando estudos metodologicamente desenvolvidos além dos muros acadêmicos, Ipea e Socicom ofereceram a oportunidade de novos espaços de pesquisa e investigação de forma interdisciplinar na tentativa de dar conta das complexas transformações vivenciadas na primeira década do século XXI. A partir dos dados e analises oferecidas nesses estudos, foi possível passar para um outro nível de acompanhamento sobre a pesquisa e o mercado em comunicação no Brasil, seja a partir da realidade nacional, seja comparando-o com outros países. O estabelecimento de indicadores e a continuidade das pesquisas através da realização de séries históricas nessa área proporcionam compreender as mudanças passadas, seja em termos tecnológicos, seja em termos de atualização do marco legal da comunicação e das telecomunicações, seja na produção e distribuição de conteúdos e serviços digitais, seja na avaliação sobre o tipo de oferta informativa existente e também sobre a produção de conhecimento em circulação. Mais do que isso, ajudarão no estabelecimento de políticas públicas para o Brasil, além de oferecer pistas importantes para garantir o desenvolvimento de áreas estratégicas da futura indústria de conteúdos digitais, voltadas para a inclusão social, para a diversidade cultural, para a ampla circulação da informação (pública ou privada, paga ou gratuita), para o fomento à pesquisa e inovação, voltada para o desenvolvimento sustentável, para a capacitação profissional e para ampliação do mercado de trabalho. Inclui a criação de um observatório sobre políticas públicas em comunicação e desenvolvimento, que deverá acompanhar as ações do governo em seus diferentes âmbitos na busca por garantir a comunicação como um direito humano, básico e diretamente relacionado a melhora da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.Submitted by Dayana Cristiani Soares (dayana.soares@ipea.gov.br) on 2014-11-27T13:18:47Z No. of bitstreams: 1 livro_panoramadacomunicacao2010_vol3.pdf: 3599177 bytes, checksum: 61fc2da5c66c215714f0b7f6ffb30d60 (MD5)Approved for entry into archive by Margarida Maria Araujo (margarida.araujo@ipea.gov.br) on 2014-11-28T18:22:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 livro_panoramadacomunicacao2010_vol3.pdf: 3599177 bytes, checksum: 61fc2da5c66c215714f0b7f6ffb30d60 (MD5)Made available in DSpace on 2014-11-28T18:22:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 livro_panoramadacomunicacao2010_vol3.pdf: 3599177 bytes, checksum: 61fc2da5c66c215714f0b7f6ffb30d60 (MD5) Previous issue date: 2010267 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Socicom - Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de ComunicaçãoPanorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil: v. 3 tendências na comunicaçãoPanorama of communication and telecommunications in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABRComunicaçãoPesquisa e mercado da comunicação brasileiraPolíticas públicas em comunicação e desenvolvimentohttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3277http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3278porReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficasISBN: 978-85-7811-085-7Conteúdo: Cap. 1. Panorama da produção de conhecimento em comunicação no Brasil / Maria Cristina Gobbi; Cap. 2. Tendências Ocupacionais e Profissionais / Andrea Ferraz Fernandez; Cap. 3. A digitalização nas indústrias criativas e de conteúdos digitais / Alexandre Kieling; Cap. 4. Panorama da comunicação em 11 países da comunidade ibero-americana / Sivaldo Pereira da Silva.Acesso AbertoLicença ComumN/ATecnologia. Inovação. Informação. ConhecimentoORIGINALlivro_panoramadacomunicacao2010_vol3.pdflivro_panoramadacomunicacao2010_vol3.pdfapplication/pdf3599177http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3279/1/livro_panoramadacomunicacao2010_vol3.pdf61fc2da5c66c215714f0b7f6ffb30d60MD51TEXTlivro_panoramadacomunicacao2010_vol3.pdf.txtlivro_panoramadacomunicacao2010_vol3.pdf.txttext/plain587127http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3279/2/livro_panoramadacomunicacao2010_vol3.pdf.txt12cc3a9c5739135208c08fd050c62b18MD5211058/32792015-03-23 14:57:08.554Repositório InstitucionalPUB |
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