A participação feminina no mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sergei Suarez Dillon
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Izaki, Rejane Sayuri
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/0013000005ctv
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2819
Resumo: Este trabalho tem três objetivos: a) acompanhar as mudanças na participação das mulheres e mostrar como tem evoluído segundo a ótica do tempo mas também das coortes; b) decompor essas mudanças segundo uma série de variáveis elementares, incluindo posição na família e educação; e c) analisar com cuidado especial as relações entre educação das mulheres casadas, seus cônjuges e a taxa de participação. Temos cinco resultados principais. O primeiro, que pouco surpreende, é que existem tanto efeitos de coorte como de tempo exercendo influência sobre a probabilidade de trabalho das mulheres. O segundo é mais surpreendente: a posição na família explica muito pouco do aumento na participação das mulheres — quer dizer, o aumento no número de famílias chefiadas por mulheres pouca influência exerceu sobre a probabilidade de uma mulher, tirada ao acaso da PIA, trabalhar. O outro lado da moeda é que a revolução da participação feminina foi, em grande medida, a revolução das mulheres casadas — o aumento na taxa de participação das mulheres com cônjuge explica em torno de 70% do aumento na participação das mulheres. Outra conclusão surpreendente é que a grande variável explicativa dessa revolução é o nível educacional das mulheres, que, por si só, explica estatisticamente 50% da variação na taxa de participação feminina. Esta observação sugere a existência de um efeito preço na propensão a participar do mercado de trabalho. Finalmente, vemos que, para qualquer nível de escolaridade da mulher, uma escolaridade maior do cônjuge está associada a uma taxa de participação menor, sugerindo também um efeito preço.
id IPEA_5ec42201bd809384b3267f2a13b2cc4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2819
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling A participação feminina no mercado de trabalhoTexto para Discussão (TD) 923: A participação feminina no mercado de trabalhoFemale participation in the labor marketParticipação feminina no mercado de trabalhoMulheres no trabalhoEste trabalho tem três objetivos: a) acompanhar as mudanças na participação das mulheres e mostrar como tem evoluído segundo a ótica do tempo mas também das coortes; b) decompor essas mudanças segundo uma série de variáveis elementares, incluindo posição na família e educação; e c) analisar com cuidado especial as relações entre educação das mulheres casadas, seus cônjuges e a taxa de participação. Temos cinco resultados principais. O primeiro, que pouco surpreende, é que existem tanto efeitos de coorte como de tempo exercendo influência sobre a probabilidade de trabalho das mulheres. O segundo é mais surpreendente: a posição na família explica muito pouco do aumento na participação das mulheres — quer dizer, o aumento no número de famílias chefiadas por mulheres pouca influência exerceu sobre a probabilidade de uma mulher, tirada ao acaso da PIA, trabalhar. O outro lado da moeda é que a revolução da participação feminina foi, em grande medida, a revolução das mulheres casadas — o aumento na taxa de participação das mulheres com cônjuge explica em torno de 70% do aumento na participação das mulheres. Outra conclusão surpreendente é que a grande variável explicativa dessa revolução é o nível educacional das mulheres, que, por si só, explica estatisticamente 50% da variação na taxa de participação feminina. Esta observação sugere a existência de um efeito preço na propensão a participar do mercado de trabalho. Finalmente, vemos que, para qualquer nível de escolaridade da mulher, uma escolaridade maior do cônjuge está associada a uma taxa de participação menor, sugerindo também um efeito preço.22 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Ramos, Lauro (Sugestões)Soares, Sergei Suarez DillonIzaki, Rejane Sayuri2014-03-18T12:19:54Z2014-03-18T12:19:54Z2002-12Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2819ark:/51990/0013000005ctvwww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-17T20:46:22Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2819Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2021-02-17T20:46:22Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv A participação feminina no mercado de trabalho
Texto para Discussão (TD) 923: A participação feminina no mercado de trabalho
Female participation in the labor market
title A participação feminina no mercado de trabalho
spellingShingle A participação feminina no mercado de trabalho
Soares, Sergei Suarez Dillon
Participação feminina no mercado de trabalho
Mulheres no trabalho
title_short A participação feminina no mercado de trabalho
title_full A participação feminina no mercado de trabalho
title_fullStr A participação feminina no mercado de trabalho
title_full_unstemmed A participação feminina no mercado de trabalho
title_sort A participação feminina no mercado de trabalho
author Soares, Sergei Suarez Dillon
author_facet Soares, Sergei Suarez Dillon
Izaki, Rejane Sayuri
author_role author
author2 Izaki, Rejane Sayuri
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Lauro (Sugestões)
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sergei Suarez Dillon
Izaki, Rejane Sayuri
dc.subject.por.fl_str_mv Participação feminina no mercado de trabalho
Mulheres no trabalho
topic Participação feminina no mercado de trabalho
Mulheres no trabalho
description Este trabalho tem três objetivos: a) acompanhar as mudanças na participação das mulheres e mostrar como tem evoluído segundo a ótica do tempo mas também das coortes; b) decompor essas mudanças segundo uma série de variáveis elementares, incluindo posição na família e educação; e c) analisar com cuidado especial as relações entre educação das mulheres casadas, seus cônjuges e a taxa de participação. Temos cinco resultados principais. O primeiro, que pouco surpreende, é que existem tanto efeitos de coorte como de tempo exercendo influência sobre a probabilidade de trabalho das mulheres. O segundo é mais surpreendente: a posição na família explica muito pouco do aumento na participação das mulheres — quer dizer, o aumento no número de famílias chefiadas por mulheres pouca influência exerceu sobre a probabilidade de uma mulher, tirada ao acaso da PIA, trabalhar. O outro lado da moeda é que a revolução da participação feminina foi, em grande medida, a revolução das mulheres casadas — o aumento na taxa de participação das mulheres com cônjuge explica em torno de 70% do aumento na participação das mulheres. Outra conclusão surpreendente é que a grande variável explicativa dessa revolução é o nível educacional das mulheres, que, por si só, explica estatisticamente 50% da variação na taxa de participação feminina. Esta observação sugere a existência de um efeito preço na propensão a participar do mercado de trabalho. Finalmente, vemos que, para qualquer nível de escolaridade da mulher, uma escolaridade maior do cônjuge está associada a uma taxa de participação menor, sugerindo também um efeito preço.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12
2014-03-18T12:19:54Z
2014-03-18T12:19:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2819
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/0013000005ctv
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2819
identifier_str_mv ark:/51990/0013000005ctv
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173064924594176