Padrão de concentração de estruturas em São Paulo - quais perspectivas para a transformação urbana?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/001300000ck6h |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9192 |
Resumo: | O texto mostra como a pesquisa Instrumentos para o Desenvolvimento Urbano em São Paulo: Avaliação e Inovação apontou como principal problema a ser analisado o subaproveitamento pelo poder público dos potenciais do sistema de transporte como estruturador do espaço urbano, dificultando o acesso de todos à infraestrutura, aos bens e aos serviços. Esta problemática está relacionada a seis causas críticas levantadas pela equipe de pesquisa, constantes na matriz do modelo lógico. Duas, em especial, possuem maior relação com este capítulo: i) concentração dos investimentos públicos e privados em áreas dotadas de infraestrutura, em detrimento da igualdade social (causa 1); e ii) ausência de projetos urbanos mediando os conflitos e as disputas de uso do espaço (causa 6). |
id |
IPEA_61a2366c6ea4acd32d0d5a410c9208a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9192 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Padrão de concentração de estruturas em São Paulo - quais perspectivas para a transformação urbana?IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte UrbanoIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Planejamento UrbanoIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Planos UrbanosIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Concentração UrbanaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Desigualdade SocialTransformação urbanaRegulação urbanísticaProdução imobiliáriaReestruturação de transportesDesigualdade socioeconômicaO texto mostra como a pesquisa Instrumentos para o Desenvolvimento Urbano em São Paulo: Avaliação e Inovação apontou como principal problema a ser analisado o subaproveitamento pelo poder público dos potenciais do sistema de transporte como estruturador do espaço urbano, dificultando o acesso de todos à infraestrutura, aos bens e aos serviços. Esta problemática está relacionada a seis causas críticas levantadas pela equipe de pesquisa, constantes na matriz do modelo lógico. Duas, em especial, possuem maior relação com este capítulo: i) concentração dos investimentos públicos e privados em áreas dotadas de infraestrutura, em detrimento da igualdade social (causa 1); e ii) ausência de projetos urbanos mediando os conflitos e as disputas de uso do espaço (causa 6).p. 53-100 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2019-05-02T20:09:40Z2019-05-02T20:09:40Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9192ark:/51990/001300000ck6hhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEACapítulo publicado em: Eixos de estruturação da transformação urbana: inovação e avaliação em São Paulo / Renato Balbim, Cleandro Krause, Editores - Rio de Janeiro: Ipea, 2016São Paulo, SPBrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessFunari, Armando Palermopor2020-01-15T22:52:53Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9192Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-01-15T22:52:53Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Padrão de concentração de estruturas em São Paulo - quais perspectivas para a transformação urbana? |
title |
Padrão de concentração de estruturas em São Paulo - quais perspectivas para a transformação urbana? |
spellingShingle |
Padrão de concentração de estruturas em São Paulo - quais perspectivas para a transformação urbana? Funari, Armando Palermo IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Planejamento Urbano IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Planos Urbanos IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Concentração Urbana IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Desigualdade Social Transformação urbana Regulação urbanística Produção imobiliária Reestruturação de transportes Desigualdade socioeconômica |
title_short |
Padrão de concentração de estruturas em São Paulo - quais perspectivas para a transformação urbana? |
title_full |
Padrão de concentração de estruturas em São Paulo - quais perspectivas para a transformação urbana? |
title_fullStr |
Padrão de concentração de estruturas em São Paulo - quais perspectivas para a transformação urbana? |
title_full_unstemmed |
Padrão de concentração de estruturas em São Paulo - quais perspectivas para a transformação urbana? |
title_sort |
Padrão de concentração de estruturas em São Paulo - quais perspectivas para a transformação urbana? |
author |
Funari, Armando Palermo |
author_facet |
Funari, Armando Palermo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Funari, Armando Palermo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Planejamento Urbano IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Planos Urbanos IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Concentração Urbana IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Desigualdade Social Transformação urbana Regulação urbanística Produção imobiliária Reestruturação de transportes Desigualdade socioeconômica |
topic |
IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Planejamento Urbano IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Planos Urbanos IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Concentração Urbana IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Desigualdade Social Transformação urbana Regulação urbanística Produção imobiliária Reestruturação de transportes Desigualdade socioeconômica |
description |
O texto mostra como a pesquisa Instrumentos para o Desenvolvimento Urbano em São Paulo: Avaliação e Inovação apontou como principal problema a ser analisado o subaproveitamento pelo poder público dos potenciais do sistema de transporte como estruturador do espaço urbano, dificultando o acesso de todos à infraestrutura, aos bens e aos serviços. Esta problemática está relacionada a seis causas críticas levantadas pela equipe de pesquisa, constantes na matriz do modelo lógico. Duas, em especial, possuem maior relação com este capítulo: i) concentração dos investimentos públicos e privados em áreas dotadas de infraestrutura, em detrimento da igualdade social (causa 1); e ii) ausência de projetos urbanos mediando os conflitos e as disputas de uso do espaço (causa 6). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-05-02T20:09:40Z 2019-05-02T20:09:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9192 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/001300000ck6h |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9192 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/001300000ck6h |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Capítulo publicado em: Eixos de estruturação da transformação urbana: inovação e avaliação em São Paulo / Renato Balbim, Cleandro Krause, Editores - Rio de Janeiro: Ipea, 2016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo, SP Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173090010726400 |