Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc)
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
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Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4468
Resumo: Apresenta um quadro da atual situação educacional brasileira, que começa por dimensionar e analisar a chaga do analfabetismo. Em seguida, mediante análise de um conjunto de indicadores educacionais, mostra o que ocorreu com o acesso e a permanência dos alunos de todos os níveis e modalidades de ensino, a fim de se ter um perfil, tanto dos sucessos como fracassos verificados no sistema. Descreve o movimento das principais políticas implementadas pelo Ministério da Educação (MEC), no período, no intuito de captar as principais alterações propostas e implementadas para os diversos níveis e modalidades de ensino. Analisa o comportamento do financiamento e gasto da educação federal, principalmente quanto aos aspectos da relevância orçamentária do Ministério da Educação, no que se refere à manutenção de sua capacidade de dispêndio, assim como em relação a outras variáveis econômicas relevantes. Por fim, traz um conjunto de desafios e perspectivas para ação do governo federal, começando pelos mais gerais e direcionados ao aperfeiçoamento da coordenação da política educacional, seguidos daqueles mais específicos aos diversos níveis e modalidades de ensino.
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