A Integração física sul-americana no período recente (2000-2020) : situação, continuidade, inflexão e reversão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virga, Thais
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marques, Tomás Costa de Azevedo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000g95v
Texto Completo: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13429
Resumo: Diante do processo de globalização econômica e de decorrentes investimentos realizados na criação de eixos de conexão para atender à crescente comercialização de produtos e serviços e à circulação de pessoas, ficam evidentes, em tempo e espaço, enormes diferenças entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, acarretando a maior oferta e integração de malhas viárias em favor daqueles. A América do Sul, apesar de histórica e estruturalmente apresentar expressivos atrasos em termos infraestruturais, com conexões mais voltadas “para fora” que “para dentro”, e haja vista o acúmulo de carências e desafios até a atualidade, nos últimos anos pareceu avançar no quesito integração física territorial, em planos e obras. Partindo da inter-relação entre tais aspectos, este artigo propõe debater sobre a questão dos transportes durante o período 2000-2020, com ênfase em políticas e investimentos efetuados e previstos, em linha com duas iniciativas de integração física regional: a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), de 2000, e o Conselho de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan), de 2009. Especificamente a partir de um diagnóstico recente da situação da infraestrutura sul-americana, a discussão avançará aos pontos de continuidade e inflexão entre tais agendas entre 2000 e 2016, com maior foco no Cosiplan. Então, com base em um cenário político-econômico complexificado na América do Sul, novas conjunturas e prospectivas sobre a integração física são apresentadas, indicando um movimento de considerável reversão da questão infraestrutural no subcontinente.
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spelling A Integração física sul-americana no período recente (2000-2020) : situação, continuidade, inflexão e reversãoSouth American physical integration in the recent period (2000-2020) : situation, continuity, inflection and reversionIntegración física sudamericana en el período reciente (2000-2020) : situación, continuidad, inflección y reversiónIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Tipos de Relações Internacionais::Integração RegionalIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura do TransporteIntegração físicaTansportesIntegração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA)Conselho de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan)Diante do processo de globalização econômica e de decorrentes investimentos realizados na criação de eixos de conexão para atender à crescente comercialização de produtos e serviços e à circulação de pessoas, ficam evidentes, em tempo e espaço, enormes diferenças entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, acarretando a maior oferta e integração de malhas viárias em favor daqueles. A América do Sul, apesar de histórica e estruturalmente apresentar expressivos atrasos em termos infraestruturais, com conexões mais voltadas “para fora” que “para dentro”, e haja vista o acúmulo de carências e desafios até a atualidade, nos últimos anos pareceu avançar no quesito integração física territorial, em planos e obras. Partindo da inter-relação entre tais aspectos, este artigo propõe debater sobre a questão dos transportes durante o período 2000-2020, com ênfase em políticas e investimentos efetuados e previstos, em linha com duas iniciativas de integração física regional: a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), de 2000, e o Conselho de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan), de 2009. Especificamente a partir de um diagnóstico recente da situação da infraestrutura sul-americana, a discussão avançará aos pontos de continuidade e inflexão entre tais agendas entre 2000 e 2016, com maior foco no Cosiplan. Então, com base em um cenário político-econômico complexificado na América do Sul, novas conjunturas e prospectivas sobre a integração física são apresentadas, indicando um movimento de considerável reversão da questão infraestrutural no subcontinente.p. 149-180 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-03-27T11:58:21Z2024-03-27T11:58:21Z2020-08Revista Tempo do Mundo - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfVIRGA, Thais; MARQUES, Tomás Costa de Azevedo. A Integração física sul-americana no período recente (2000-2020): situação, continuidade, inflexão e reversão. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 23, p. 149-180, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/rtm23art6https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13429ark:/51990/001300000g95vhttps://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10434América do Sul2000-2020Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessVirga, ThaisMarques, Tomás Costa de Azevedopor2024-03-28T06:03:41Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13429Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-03-28T06:03:41Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
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