Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil - 2012/2013 - indicadores e tendências I
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Data de Publicação: | 2013 |
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Resumo: | Desenvolve temas como a formação em comunicação, o uso de novas mídias, cenário das indústrias criativas, cooperação no setor das TICs, sistemas de produção e circulação dos bens simbólicos e conteúdos culturais, regulação e comunicação pública. A primeira parte revela, portanto, o panorama da formação em comunicação no Brasil e no Cone Sul, com dados sobre as instituições de ensino, cursos disponíveis, quantidade de ingressos e egressos, as áreas mais procuradas, e as tendências e desafios nos cinco países. Em seguida, tem-se o perfil de consumo de mídias nos mesmos territórios, a partir dos dados do Latinobarómetro. É possível, a partir desses dois primeiros textos, estabelecer um comparativo entre os profissionais que estão saindo das universidades – e seus respectivos ambientes de atuação – e as expectativas e demandas dos consumidores de mídia. Para concluir a Parte I, o terceiro artigo apresenta um histórico das indústrias criativas na região, chegando à atualidade do mercado de trabalho e das remunerações médias. A Parte II é dedicada à comunicação pública no Cone Sul. São analisadas as estruturas existentes em cada país, sua relação com os poderes e sua influência/ alcance junto às populações. Embora sua relevância enquanto sintoma e ferramenta de democratização do acesso à informação seja indiscutível, a realidade é que a comunicação pública ainda carece de investimentos e organização, cabendo aqui destacarmos experiências mais promissoras, como no caso da Argentina e Uruguai. |
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Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil - 2012/2013 - indicadores e tendências IPanorama of communication and telecommunications in Brazil - 2012/2013 - indicators and trends ISetor de comunicaçãoTelecomunicaçõesTV digitalFormação em comunicaçãoComunicação públicaDesenvolve temas como a formação em comunicação, o uso de novas mídias, cenário das indústrias criativas, cooperação no setor das TICs, sistemas de produção e circulação dos bens simbólicos e conteúdos culturais, regulação e comunicação pública. A primeira parte revela, portanto, o panorama da formação em comunicação no Brasil e no Cone Sul, com dados sobre as instituições de ensino, cursos disponíveis, quantidade de ingressos e egressos, as áreas mais procuradas, e as tendências e desafios nos cinco países. Em seguida, tem-se o perfil de consumo de mídias nos mesmos territórios, a partir dos dados do Latinobarómetro. É possível, a partir desses dois primeiros textos, estabelecer um comparativo entre os profissionais que estão saindo das universidades – e seus respectivos ambientes de atuação – e as expectativas e demandas dos consumidores de mídia. Para concluir a Parte I, o terceiro artigo apresenta um histórico das indústrias criativas na região, chegando à atualidade do mercado de trabalho e das remunerações médias. A Parte II é dedicada à comunicação pública no Cone Sul. São analisadas as estruturas existentes em cada país, sua relação com os poderes e sua influência/ alcance junto às populações. Embora sua relevância enquanto sintoma e ferramenta de democratização do acesso à informação seja indiscutível, a realidade é que a comunicação pública ainda carece de investimentos e organização, cabendo aqui destacarmos experiências mais promissoras, como no caso da Argentina e Uruguai.375 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Socicom – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação2013-12-03T12:48:41Z2013-12-03T12:48:41Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2252ark:/51990/0013000004sg4www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2269http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2345http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2513BrasilArgentinaChileParaguaiUruguaiInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessLima, João Cláudio Garcia R. (Org. e editor)Melo, José Marques de (Organizador)por2020-12-23T19:37:05Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2252Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-12-23T19:37:05Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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