Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil: 2011/2012: v.4 tendências
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Data de Publicação: | 2012 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3198 |
Resumo: | Estudar e compreender a comunicação e seus ramos é desafio que não esmorece à medida em que avançam as pesquisas no Brasil. O processo de digitalização das mídias transforma o espectro de atuação de profissionais vinculados a processos comunicacionais em algo ainda mais vasto, espraiando-se para atividades que há apenas duas décadas encontravam-se restritas à informática, ao desenho industrial ou às telecomunicações. O advento da interação em plataformas de comunicação ocasiona uma revolução de efeitos ainda imprecisos para a democracia e a liberdade de expressão. Essa interação, permitida pelo progresso tecnológico que proporciona bancos de dados inimagináveis há 30 anos, reunindo em portais cada vez mais complexos material em vídeo, áudio, videojogos, texto, desperta-nos para uma revolução comunicacional. A comunicação de massa deixa de ser a protagonista que imperou até o final do século 20 e, paulatinamente, cede espaço à comunicação digital fragmentada, por meios cada vez mais numerosos. Bens de consumo ainda acessíveis a poucos no Brasil, a TV com internet, os tablets, e os smartphones de última geração oferecem ao público a prerrogativa de escolher entre aplicativos e conteúdos extremamente diversificados. |
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Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil: 2011/2012: v.4 tendênciasPanorama of communication and telecommunications in Brazil: 2011/2012: v.4 trendsIndústrias criativasTelecomunicaçõesComunicaçãoDigitalização das mídiasProcessos comunicacionaisEstudar e compreender a comunicação e seus ramos é desafio que não esmorece à medida em que avançam as pesquisas no Brasil. O processo de digitalização das mídias transforma o espectro de atuação de profissionais vinculados a processos comunicacionais em algo ainda mais vasto, espraiando-se para atividades que há apenas duas décadas encontravam-se restritas à informática, ao desenho industrial ou às telecomunicações. O advento da interação em plataformas de comunicação ocasiona uma revolução de efeitos ainda imprecisos para a democracia e a liberdade de expressão. Essa interação, permitida pelo progresso tecnológico que proporciona bancos de dados inimagináveis há 30 anos, reunindo em portais cada vez mais complexos material em vídeo, áudio, videojogos, texto, desperta-nos para uma revolução comunicacional. A comunicação de massa deixa de ser a protagonista que imperou até o final do século 20 e, paulatinamente, cede espaço à comunicação digital fragmentada, por meios cada vez mais numerosos. Bens de consumo ainda acessíveis a poucos no Brasil, a TV com internet, os tablets, e os smartphones de última geração oferecem ao público a prerrogativa de escolher entre aplicativos e conteúdos extremamente diversificados.424 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Socicom – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação2014-11-04T15:14:16Z2014-11-04T15:14:16Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3198ark:/51990/0013000005mtzhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3195http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3196http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3197Países do MercosulBrasilPaíses dos BRICS2011-2012Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Daniel (Organizador)Melo, José Marques de (Organizador)Rodrigues, João Cláudio Garcia (Editor)por2014-11-05T04:01:06Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3198Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2014-11-05T04:01:06Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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