Determinantes da queda na desigualdade de renda no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Ricardo Paes de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Carvalho, Mirela de, Franco, Samuel, Mendonça, Rosane Silva Pinto de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/00130000057r8
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2572
Resumo: Os extraordinários acontecimentos havidos no país entre 2001-2007, com uma queda acentuada da desigualdade e dos níveis de pobreza e de extrema pobreza nos oferecem uma oportunidade única de estudarmos os fatores mais relevantes para explicar as mudanças em favor dos mais pobres e em diferentes cenários – com e sem crescimento econômico. Assim, em primeiro lugar, com base em uma série de simulações contrafactuais, quantificamos a contribuição destes fatores determinantes para a queda i) na desigualdade; ii) na porcentagem de pobres; iii) no hiato médio de pobreza; e iv) na severidade da pobreza. Como entre 2001 e 2003 não houve redução na pobreza, investigamos apenas a contribuição dos fatores determinantes para a queda na pobreza e na extrema pobreza para o subperíodo 2003-2007. Os resultados obtidos demonstram que as melhorias na distribuição de renda derivada do trabalho por trabalhador e na renda não derivada do trabalho foram os principais fatores responsáveis. As mudanças demográficas, que foram mais favoráveis para os mais pobres, também se destacam quando analisamos a redução na pobreza. Em segundo lugar, investigamos em que medida os graus de discriminação e de segmentação no mercado de trabalho declinaram ao longo dos últimos anos, e quantificamos suas contribuições para a recente redução do grau de desigualdade em renda do trabalho e em renda per capita no país. Os resultados revelaram que, em conjunto, a redução nas diversas formas de discriminação e segmentação investigadas explica 19% da queda na desigualdade em remuneração do trabalho e 9% da queda em renda per capita.
id IPEA_7ba8a7d6bd970b2e3e440cc23b671f59
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2572
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Determinantes da queda na desigualdade de renda no BrasilTexto para Discussão (TD) 1460: Determinantes da queda na desigualdade de renda no BrasilDeterminants of the income inequality decline in BrazilNíveis de pobrezaDesigualdade de rendaDistribuição de rendaNíveis de extrema pobrezaOs extraordinários acontecimentos havidos no país entre 2001-2007, com uma queda acentuada da desigualdade e dos níveis de pobreza e de extrema pobreza nos oferecem uma oportunidade única de estudarmos os fatores mais relevantes para explicar as mudanças em favor dos mais pobres e em diferentes cenários – com e sem crescimento econômico. Assim, em primeiro lugar, com base em uma série de simulações contrafactuais, quantificamos a contribuição destes fatores determinantes para a queda i) na desigualdade; ii) na porcentagem de pobres; iii) no hiato médio de pobreza; e iv) na severidade da pobreza. Como entre 2001 e 2003 não houve redução na pobreza, investigamos apenas a contribuição dos fatores determinantes para a queda na pobreza e na extrema pobreza para o subperíodo 2003-2007. Os resultados obtidos demonstram que as melhorias na distribuição de renda derivada do trabalho por trabalhador e na renda não derivada do trabalho foram os principais fatores responsáveis. As mudanças demográficas, que foram mais favoráveis para os mais pobres, também se destacam quando analisamos a redução na pobreza. Em segundo lugar, investigamos em que medida os graus de discriminação e de segmentação no mercado de trabalho declinaram ao longo dos últimos anos, e quantificamos suas contribuições para a recente redução do grau de desigualdade em renda do trabalho e em renda per capita no país. Os resultados revelaram que, em conjunto, a redução nas diversas formas de discriminação e segmentação investigadas explica 19% da queda na desigualdade em remuneração do trabalho e 9% da queda em renda per capita.50 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Rosalém, AndrezzaFandinho, Mariana (Assistência na finalização do documento)Barros, Ricardo Paes deCarvalho, Mirela deFranco, SamuelMendonça, Rosane Silva Pinto de2014-02-25T14:25:19Z2014-02-25T14:25:19Z2010-01Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2572ark:/51990/00130000057r8www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasil2003-2007Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-19T20:25:19Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2572Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2021-01-19T20:25:19Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes da queda na desigualdade de renda no Brasil
Texto para Discussão (TD) 1460: Determinantes da queda na desigualdade de renda no Brasil
Determinants of the income inequality decline in Brazil
title Determinantes da queda na desigualdade de renda no Brasil
spellingShingle Determinantes da queda na desigualdade de renda no Brasil
Barros, Ricardo Paes de
Níveis de pobreza
Desigualdade de renda
Distribuição de renda
Níveis de extrema pobreza
title_short Determinantes da queda na desigualdade de renda no Brasil
title_full Determinantes da queda na desigualdade de renda no Brasil
title_fullStr Determinantes da queda na desigualdade de renda no Brasil
title_full_unstemmed Determinantes da queda na desigualdade de renda no Brasil
title_sort Determinantes da queda na desigualdade de renda no Brasil
author Barros, Ricardo Paes de
author_facet Barros, Ricardo Paes de
Carvalho, Mirela de
Franco, Samuel
Mendonça, Rosane Silva Pinto de
author_role author
author2 Carvalho, Mirela de
Franco, Samuel
Mendonça, Rosane Silva Pinto de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosalém, Andrezza
Fandinho, Mariana (Assistência na finalização do documento)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Ricardo Paes de
Carvalho, Mirela de
Franco, Samuel
Mendonça, Rosane Silva Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Níveis de pobreza
Desigualdade de renda
Distribuição de renda
Níveis de extrema pobreza
topic Níveis de pobreza
Desigualdade de renda
Distribuição de renda
Níveis de extrema pobreza
description Os extraordinários acontecimentos havidos no país entre 2001-2007, com uma queda acentuada da desigualdade e dos níveis de pobreza e de extrema pobreza nos oferecem uma oportunidade única de estudarmos os fatores mais relevantes para explicar as mudanças em favor dos mais pobres e em diferentes cenários – com e sem crescimento econômico. Assim, em primeiro lugar, com base em uma série de simulações contrafactuais, quantificamos a contribuição destes fatores determinantes para a queda i) na desigualdade; ii) na porcentagem de pobres; iii) no hiato médio de pobreza; e iv) na severidade da pobreza. Como entre 2001 e 2003 não houve redução na pobreza, investigamos apenas a contribuição dos fatores determinantes para a queda na pobreza e na extrema pobreza para o subperíodo 2003-2007. Os resultados obtidos demonstram que as melhorias na distribuição de renda derivada do trabalho por trabalhador e na renda não derivada do trabalho foram os principais fatores responsáveis. As mudanças demográficas, que foram mais favoráveis para os mais pobres, também se destacam quando analisamos a redução na pobreza. Em segundo lugar, investigamos em que medida os graus de discriminação e de segmentação no mercado de trabalho declinaram ao longo dos últimos anos, e quantificamos suas contribuições para a recente redução do grau de desigualdade em renda do trabalho e em renda per capita no país. Os resultados revelaram que, em conjunto, a redução nas diversas formas de discriminação e segmentação investigadas explica 19% da queda na desigualdade em remuneração do trabalho e 9% da queda em renda per capita.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01
2014-02-25T14:25:19Z
2014-02-25T14:25:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2572
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/00130000057r8
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2572
identifier_str_mv ark:/51990/00130000057r8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
2003-2007
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173064442249216