Envelhecimento funcional e suas implicações para a oferta da força de trabalho brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camarano, Ana Amélia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pasinato, Maria Tereza de Marsillac
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1474
Resumo: O trabalho apresenta os resultados de uma análise exploratória, que busca medir possíveis impactos de uma redução precoce da capacidade funcional na oferta de força de trabalho brasileira. Essa tarefa foi dificultada pela falta de informações. A estratégia utilizada foi usar dados de registros administrativos sobre concessão de benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) do Ministério da Previdência Social e do Suplemento de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 1998 e 2003. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), trabalhadores em envelhecimento são aqueles com mais de 45 anos de idade. Acredita-se que a partir dessa idade, a capacidade funcional tende a se reduzir na ausência de medidas preventivas e condições de trabalho adequadas, o que pode resultar em uma saída precoce da força de trabalho. Os resultados não apontam para uma tendência de aumento nas saídas precoces da força de trabalho devido à morbidade ocupacional. Sugerem mudanças no seu perfil. No entanto, as transformações no mercado de trabalho associadas às demográficas, tais como o envelhecimento populacional e a maior participação da mulher no mercado de trabalho, na ausência de avanços médicos e tecnológicos que permitam uma melhor adaptação do trabalhador ao processo produtivo, podem resultar em aposentadorias precoces.
id IPEA_7cc1c45b3505925a13ff4916e14bfb27
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1474
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Envelhecimento funcional e suas implicações para a oferta da força de trabalho brasileiraTexto para Discussão (TD) 1326: Envelhecimento funcional e suas implicações para a oferta da força de trabalho brasileiraFunctional aging and its implications for the supply of Brazilian labor forceCapacidade funcional de trabalhoForça de trabalhoEnvelhecimento de trabalhadoresMercado de trabalhoO trabalho apresenta os resultados de uma análise exploratória, que busca medir possíveis impactos de uma redução precoce da capacidade funcional na oferta de força de trabalho brasileira. Essa tarefa foi dificultada pela falta de informações. A estratégia utilizada foi usar dados de registros administrativos sobre concessão de benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) do Ministério da Previdência Social e do Suplemento de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 1998 e 2003. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), trabalhadores em envelhecimento são aqueles com mais de 45 anos de idade. Acredita-se que a partir dessa idade, a capacidade funcional tende a se reduzir na ausência de medidas preventivas e condições de trabalho adequadas, o que pode resultar em uma saída precoce da força de trabalho. Os resultados não apontam para uma tendência de aumento nas saídas precoces da força de trabalho devido à morbidade ocupacional. Sugerem mudanças no seu perfil. No entanto, as transformações no mercado de trabalho associadas às demográficas, tais como o envelhecimento populacional e a maior participação da mulher no mercado de trabalho, na ausência de avanços médicos e tecnológicos que permitam uma melhor adaptação do trabalhador ao processo produtivo, podem resultar em aposentadorias precoces.33 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2013-07-19T18:01:56Z2013-07-19T18:01:56Z2008-01Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1474www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCamarano, Ana AméliaPasinato, Maria Tereza de Marsillacpor2021-01-28T20:02:53Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1474Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-11-07T10:13:03.921235Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Envelhecimento funcional e suas implicações para a oferta da força de trabalho brasileira
Texto para Discussão (TD) 1326: Envelhecimento funcional e suas implicações para a oferta da força de trabalho brasileira
Functional aging and its implications for the supply of Brazilian labor force
title Envelhecimento funcional e suas implicações para a oferta da força de trabalho brasileira
spellingShingle Envelhecimento funcional e suas implicações para a oferta da força de trabalho brasileira
Camarano, Ana Amélia
Capacidade funcional de trabalho
Força de trabalho
Envelhecimento de trabalhadores
Mercado de trabalho
title_short Envelhecimento funcional e suas implicações para a oferta da força de trabalho brasileira
title_full Envelhecimento funcional e suas implicações para a oferta da força de trabalho brasileira
title_fullStr Envelhecimento funcional e suas implicações para a oferta da força de trabalho brasileira
title_full_unstemmed Envelhecimento funcional e suas implicações para a oferta da força de trabalho brasileira
title_sort Envelhecimento funcional e suas implicações para a oferta da força de trabalho brasileira
author Camarano, Ana Amélia
author_facet Camarano, Ana Amélia
Pasinato, Maria Tereza de Marsillac
author_role author
author2 Pasinato, Maria Tereza de Marsillac
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camarano, Ana Amélia
Pasinato, Maria Tereza de Marsillac
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade funcional de trabalho
Força de trabalho
Envelhecimento de trabalhadores
Mercado de trabalho
topic Capacidade funcional de trabalho
Força de trabalho
Envelhecimento de trabalhadores
Mercado de trabalho
description O trabalho apresenta os resultados de uma análise exploratória, que busca medir possíveis impactos de uma redução precoce da capacidade funcional na oferta de força de trabalho brasileira. Essa tarefa foi dificultada pela falta de informações. A estratégia utilizada foi usar dados de registros administrativos sobre concessão de benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) do Ministério da Previdência Social e do Suplemento de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 1998 e 2003. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), trabalhadores em envelhecimento são aqueles com mais de 45 anos de idade. Acredita-se que a partir dessa idade, a capacidade funcional tende a se reduzir na ausência de medidas preventivas e condições de trabalho adequadas, o que pode resultar em uma saída precoce da força de trabalho. Os resultados não apontam para uma tendência de aumento nas saídas precoces da força de trabalho devido à morbidade ocupacional. Sugerem mudanças no seu perfil. No entanto, as transformações no mercado de trabalho associadas às demográficas, tais como o envelhecimento populacional e a maior participação da mulher no mercado de trabalho, na ausência de avanços médicos e tecnológicos que permitam uma melhor adaptação do trabalhador ao processo produtivo, podem resultar em aposentadorias precoces.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01
2013-07-19T18:01:56Z
2013-07-19T18:01:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1474
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1822809696327696384