Promoção de comércio exterior: experiências e aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusso, Divonzir Arthur
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Salerno, Mario Sergio, Moreira, Renato Lóes, Moreira, Sérvulo Vicente, Gehre, Vitória Emília Santos Costa
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3168
Resumo: A promoção comercial do Brasil no exterior é, hoje, uma prioridade para o desenvolvimento sustentado do país. O crescimento econômico e a geração de emprego e renda, tão almejados, têm, no aumento das exportações, um de seus pilares mais firmes. O desenho de soluções audaciosas e bem estruturadas para superar as vulnerabilidades externas surgem do debate entre governo e setor privado. Trabalhando de forma integrada com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Apex-Brasil é o principal agente executor das políticas de promoção comercial. Este estudo tem o intuito relevante de produzir subsídios técnicos para a elaboração do planejamento estratégico da Agência. O IPEA estudou a experiência de 11 países que se destacam tanto pelo porte e crescimento de sua participação no mercado mundial quanto pelo empenho em aprimorar seus instrumentos de apoio às empresas exportadoras.
id IPEA_7de2892ce3504b345991d27a7ce3df2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3168
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Promoção de comércio exterior: experiências e aprendizagensAgência de Promoção de ExportaçõesPromoção comercialPlanejamento estratégicoA promoção comercial do Brasil no exterior é, hoje, uma prioridade para o desenvolvimento sustentado do país. O crescimento econômico e a geração de emprego e renda, tão almejados, têm, no aumento das exportações, um de seus pilares mais firmes. O desenho de soluções audaciosas e bem estruturadas para superar as vulnerabilidades externas surgem do debate entre governo e setor privado. Trabalhando de forma integrada com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Apex-Brasil é o principal agente executor das políticas de promoção comercial. Este estudo tem o intuito relevante de produzir subsídios técnicos para a elaboração do planejamento estratégico da Agência. O IPEA estudou a experiência de 11 países que se destacam tanto pelo porte e crescimento de sua participação no mercado mundial quanto pelo empenho em aprimorar seus instrumentos de apoio às empresas exportadoras.136 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2014-10-23T17:41:06Z2014-10-23T17:41:06Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3168www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessGusso, Divonzir ArthurSalerno, Mario SergioMoreira, Renato LóesMoreira, Sérvulo VicenteGehre, Vitória Emília Santos Costapor2015-10-14T19:32:34Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3168Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-07-12T12:03:04.367075Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Promoção de comércio exterior: experiências e aprendizagens
title Promoção de comércio exterior: experiências e aprendizagens
spellingShingle Promoção de comércio exterior: experiências e aprendizagens
Gusso, Divonzir Arthur
Agência de Promoção de Exportações
Promoção comercial
Planejamento estratégico
title_short Promoção de comércio exterior: experiências e aprendizagens
title_full Promoção de comércio exterior: experiências e aprendizagens
title_fullStr Promoção de comércio exterior: experiências e aprendizagens
title_full_unstemmed Promoção de comércio exterior: experiências e aprendizagens
title_sort Promoção de comércio exterior: experiências e aprendizagens
author Gusso, Divonzir Arthur
author_facet Gusso, Divonzir Arthur
Salerno, Mario Sergio
Moreira, Renato Lóes
Moreira, Sérvulo Vicente
Gehre, Vitória Emília Santos Costa
author_role author
author2 Salerno, Mario Sergio
Moreira, Renato Lóes
Moreira, Sérvulo Vicente
Gehre, Vitória Emília Santos Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusso, Divonzir Arthur
Salerno, Mario Sergio
Moreira, Renato Lóes
Moreira, Sérvulo Vicente
Gehre, Vitória Emília Santos Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Agência de Promoção de Exportações
Promoção comercial
Planejamento estratégico
topic Agência de Promoção de Exportações
Promoção comercial
Planejamento estratégico
description A promoção comercial do Brasil no exterior é, hoje, uma prioridade para o desenvolvimento sustentado do país. O crescimento econômico e a geração de emprego e renda, tão almejados, têm, no aumento das exportações, um de seus pilares mais firmes. O desenho de soluções audaciosas e bem estruturadas para superar as vulnerabilidades externas surgem do debate entre governo e setor privado. Trabalhando de forma integrada com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Apex-Brasil é o principal agente executor das políticas de promoção comercial. Este estudo tem o intuito relevante de produzir subsídios técnicos para a elaboração do planejamento estratégico da Agência. O IPEA estudou a experiência de 11 países que se destacam tanto pelo porte e crescimento de sua participação no mercado mundial quanto pelo empenho em aprimorar seus instrumentos de apoio às empresas exportadoras.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2014-10-23T17:41:06Z
2014-10-23T17:41:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3168
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1804387521762689024