Promoção de comércio exterior: experiências e aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusso, Divonzir Arthur
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Salerno, Mario Sergio, Moreira, Renato Lóes, Moreira, Sérvulo Vicente, Gehre, Vitória Emília Santos Costa
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
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Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3168
Resumo: A promoção comercial do Brasil no exterior é, hoje, uma prioridade para o desenvolvimento sustentado do país. O crescimento econômico e a geração de emprego e renda, tão almejados, têm, no aumento das exportações, um de seus pilares mais firmes. O desenho de soluções audaciosas e bem estruturadas para superar as vulnerabilidades externas surgem do debate entre governo e setor privado. Trabalhando de forma integrada com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Apex-Brasil é o principal agente executor das políticas de promoção comercial. Este estudo tem o intuito relevante de produzir subsídios técnicos para a elaboração do planejamento estratégico da Agência. O IPEA estudou a experiência de 11 países que se destacam tanto pelo porte e crescimento de sua participação no mercado mundial quanto pelo empenho em aprimorar seus instrumentos de apoio às empresas exportadoras.
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