Promoção de comércio exterior: experiências e aprendizagens
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3168 |
Resumo: | A promoção comercial do Brasil no exterior é, hoje, uma prioridade para o desenvolvimento sustentado do país. O crescimento econômico e a geração de emprego e renda, tão almejados, têm, no aumento das exportações, um de seus pilares mais firmes. O desenho de soluções audaciosas e bem estruturadas para superar as vulnerabilidades externas surgem do debate entre governo e setor privado. Trabalhando de forma integrada com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Apex-Brasil é o principal agente executor das políticas de promoção comercial. Este estudo tem o intuito relevante de produzir subsídios técnicos para a elaboração do planejamento estratégico da Agência. O IPEA estudou a experiência de 11 países que se destacam tanto pelo porte e crescimento de sua participação no mercado mundial quanto pelo empenho em aprimorar seus instrumentos de apoio às empresas exportadoras. |
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Promoção de comércio exterior: experiências e aprendizagensAgência de Promoção de ExportaçõesPromoção comercialPlanejamento estratégicoA promoção comercial do Brasil no exterior é, hoje, uma prioridade para o desenvolvimento sustentado do país. O crescimento econômico e a geração de emprego e renda, tão almejados, têm, no aumento das exportações, um de seus pilares mais firmes. O desenho de soluções audaciosas e bem estruturadas para superar as vulnerabilidades externas surgem do debate entre governo e setor privado. Trabalhando de forma integrada com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Apex-Brasil é o principal agente executor das políticas de promoção comercial. Este estudo tem o intuito relevante de produzir subsídios técnicos para a elaboração do planejamento estratégico da Agência. O IPEA estudou a experiência de 11 países que se destacam tanto pelo porte e crescimento de sua participação no mercado mundial quanto pelo empenho em aprimorar seus instrumentos de apoio às empresas exportadoras.136 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2014-10-23T17:41:06Z2014-10-23T17:41:06Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3168ark:/51990/0013000005m6swww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessGusso, Divonzir ArthurSalerno, Mario SergioMoreira, Renato LóesMoreira, Sérvulo VicenteGehre, Vitória Emília Santos Costapor2015-10-14T19:32:34Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3168Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-10-14T19:32:34Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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