Lobbying no Brasil : profissionalização, estratégias e influência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Manoel Leonardo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mancuso, Wagner Pralon, Baird, Marcello Fragano, Resende, Ciro Antônio da Silva
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
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Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8060
Resumo: O estudo analisa dados de uma pesquisa do tipo survey, realizada com representantes de entidades públicas ou privadas cadastrados na Câmara dos Deputados. As questões dizem respeito a três dimensões do lobbying: a recente profissionalização da atividade, estratégias e repertórios próprios desses grupos e, por fim, as percepções dos respondentes sobre sua influência no processo decisório. Os resultados apontam para uma tendência de profissionalização da atividade no Brasil; para um repertório de ações bastante amplo, mas centrado na troca e na disseminação de informações como principal ativo dos grupos de interesses; e para uma visão otimista a respeito da sua capacidade de influência parlamentar.
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