Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/0013000001v52
Texto Completo: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12413
Resumo: Este trabalho procurou identificar as variáveis socioeconômicas, urbanísticas e de mobilidade que explicam a maior ocorrência relativa de viagens por transporte público coletivo urbano (TPU), transporte individual motorizado (TI) e transporte não motorizado (TNM) em São Paulo (SP). As evidências foram trabalhadas a partir dos dados da pesquisa Origem e Destino de SP. Observou-se que bairros mais densos e com maior diversidade de empregos e matrículas favorecem o uso do transporte público e do TNM. Locais com maior proporção de empregos formais também apresentam maior uso do TPU. Por sua vez, a renda é um fator importante para definição da matriz modal, com favorecimento do TI nas regiões mais ricas. Nas regiões-dormitório, predominantemente residenciais, ainda prevalece o TPU, mas, com o aumento da taxa de motorização e o processo de gentrificação dos bairros, há impacto forte a favor do TI. Há algumas indicações de políticas públicas no âmbito urbanístico e econômico no sentido de priorizar o TPU e o TNM a fim de chegar a políticas de mobilidade sustentáveis.
id IPEA_95ab67a1a96218828c2710f2d2c9cac7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/12413
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São PauloTexto para Discussão (TD) 2930 : Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São PauloIPEA::Transporte::Transporte Internacional. Transporte Urbano::Transporte UrbanoIPEA::Transporte::Tráfego::Tráfego::Tráfego UrbanoPlanejamento do transporte urbanoDistribuição modalUso de soloAdensamento urbanoTransporte públicoDesenvolvimento urbanoTransporte não motorizadoEste trabalho procurou identificar as variáveis socioeconômicas, urbanísticas e de mobilidade que explicam a maior ocorrência relativa de viagens por transporte público coletivo urbano (TPU), transporte individual motorizado (TI) e transporte não motorizado (TNM) em São Paulo (SP). As evidências foram trabalhadas a partir dos dados da pesquisa Origem e Destino de SP. Observou-se que bairros mais densos e com maior diversidade de empregos e matrículas favorecem o uso do transporte público e do TNM. Locais com maior proporção de empregos formais também apresentam maior uso do TPU. Por sua vez, a renda é um fator importante para definição da matriz modal, com favorecimento do TI nas regiões mais ricas. Nas regiões-dormitório, predominantemente residenciais, ainda prevalece o TPU, mas, com o aumento da taxa de motorização e o processo de gentrificação dos bairros, há impacto forte a favor do TI. Há algumas indicações de políticas públicas no âmbito urbanístico e econômico no sentido de priorizar o TPU e o TNM a fim de chegar a políticas de mobilidade sustentáveis.33 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2023-10-24T18:07:37Z2023-10-24T18:07:37Z2023-10Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfCARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas: evidências do município de São Paulo. Rio de Janeiro : Ipea, out. 2023. 33 p.: il. (Texto para Discussão, 2930). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2930-port.https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12413ark:/51990/0013000001v52http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEASão PauloInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro depor2023-10-25T06:03:57Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/12413Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2023-10-25T06:03:57Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo
Texto para Discussão (TD) 2930 : Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo
title Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo
spellingShingle Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo
Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
IPEA::Transporte::Transporte Internacional. Transporte Urbano::Transporte Urbano
IPEA::Transporte::Tráfego::Tráfego::Tráfego Urbano
Planejamento do transporte urbano
Distribuição modal
Uso de solo
Adensamento urbano
Transporte público
Desenvolvimento urbano
Transporte não motorizado
title_short Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo
title_full Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo
title_fullStr Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo
title_full_unstemmed Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo
title_sort Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo
author Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
author_facet Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Transporte::Transporte Internacional. Transporte Urbano::Transporte Urbano
IPEA::Transporte::Tráfego::Tráfego::Tráfego Urbano
Planejamento do transporte urbano
Distribuição modal
Uso de solo
Adensamento urbano
Transporte público
Desenvolvimento urbano
Transporte não motorizado
topic IPEA::Transporte::Transporte Internacional. Transporte Urbano::Transporte Urbano
IPEA::Transporte::Tráfego::Tráfego::Tráfego Urbano
Planejamento do transporte urbano
Distribuição modal
Uso de solo
Adensamento urbano
Transporte público
Desenvolvimento urbano
Transporte não motorizado
description Este trabalho procurou identificar as variáveis socioeconômicas, urbanísticas e de mobilidade que explicam a maior ocorrência relativa de viagens por transporte público coletivo urbano (TPU), transporte individual motorizado (TI) e transporte não motorizado (TNM) em São Paulo (SP). As evidências foram trabalhadas a partir dos dados da pesquisa Origem e Destino de SP. Observou-se que bairros mais densos e com maior diversidade de empregos e matrículas favorecem o uso do transporte público e do TNM. Locais com maior proporção de empregos formais também apresentam maior uso do TPU. Por sua vez, a renda é um fator importante para definição da matriz modal, com favorecimento do TI nas regiões mais ricas. Nas regiões-dormitório, predominantemente residenciais, ainda prevalece o TPU, mas, com o aumento da taxa de motorização e o processo de gentrificação dos bairros, há impacto forte a favor do TI. Há algumas indicações de políticas públicas no âmbito urbanístico e econômico no sentido de priorizar o TPU e o TNM a fim de chegar a políticas de mobilidade sustentáveis.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-24T18:07:37Z
2023-10-24T18:07:37Z
2023-10
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas: evidências do município de São Paulo. Rio de Janeiro : Ipea, out. 2023. 33 p.: il. (Texto para Discussão, 2930). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2930-port.
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12413
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/0013000001v52
identifier_str_mv CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas: evidências do município de São Paulo. Rio de Janeiro : Ipea, out. 2023. 33 p.: il. (Texto para Discussão, 2930). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2930-port.
ark:/51990/0013000001v52
url https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173049773719552