Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/0013000001v52 |
Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12413 |
Resumo: | Este trabalho procurou identificar as variáveis socioeconômicas, urbanísticas e de mobilidade que explicam a maior ocorrência relativa de viagens por transporte público coletivo urbano (TPU), transporte individual motorizado (TI) e transporte não motorizado (TNM) em São Paulo (SP). As evidências foram trabalhadas a partir dos dados da pesquisa Origem e Destino de SP. Observou-se que bairros mais densos e com maior diversidade de empregos e matrículas favorecem o uso do transporte público e do TNM. Locais com maior proporção de empregos formais também apresentam maior uso do TPU. Por sua vez, a renda é um fator importante para definição da matriz modal, com favorecimento do TI nas regiões mais ricas. Nas regiões-dormitório, predominantemente residenciais, ainda prevalece o TPU, mas, com o aumento da taxa de motorização e o processo de gentrificação dos bairros, há impacto forte a favor do TI. Há algumas indicações de políticas públicas no âmbito urbanístico e econômico no sentido de priorizar o TPU e o TNM a fim de chegar a políticas de mobilidade sustentáveis. |
id |
IPEA_95ab67a1a96218828c2710f2d2c9cac7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/12413 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São PauloTexto para Discussão (TD) 2930 : Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São PauloIPEA::Transporte::Transporte Internacional. Transporte Urbano::Transporte UrbanoIPEA::Transporte::Tráfego::Tráfego::Tráfego UrbanoPlanejamento do transporte urbanoDistribuição modalUso de soloAdensamento urbanoTransporte públicoDesenvolvimento urbanoTransporte não motorizadoEste trabalho procurou identificar as variáveis socioeconômicas, urbanísticas e de mobilidade que explicam a maior ocorrência relativa de viagens por transporte público coletivo urbano (TPU), transporte individual motorizado (TI) e transporte não motorizado (TNM) em São Paulo (SP). As evidências foram trabalhadas a partir dos dados da pesquisa Origem e Destino de SP. Observou-se que bairros mais densos e com maior diversidade de empregos e matrículas favorecem o uso do transporte público e do TNM. Locais com maior proporção de empregos formais também apresentam maior uso do TPU. Por sua vez, a renda é um fator importante para definição da matriz modal, com favorecimento do TI nas regiões mais ricas. Nas regiões-dormitório, predominantemente residenciais, ainda prevalece o TPU, mas, com o aumento da taxa de motorização e o processo de gentrificação dos bairros, há impacto forte a favor do TI. Há algumas indicações de políticas públicas no âmbito urbanístico e econômico no sentido de priorizar o TPU e o TNM a fim de chegar a políticas de mobilidade sustentáveis.33 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2023-10-24T18:07:37Z2023-10-24T18:07:37Z2023-10Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfCARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas: evidências do município de São Paulo. Rio de Janeiro : Ipea, out. 2023. 33 p.: il. (Texto para Discussão, 2930). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2930-port.https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12413ark:/51990/0013000001v52http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEASão PauloInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro depor2023-10-25T06:03:57Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/12413Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2023-10-25T06:03:57Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo Texto para Discussão (TD) 2930 : Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo |
title |
Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo |
spellingShingle |
Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de IPEA::Transporte::Transporte Internacional. Transporte Urbano::Transporte Urbano IPEA::Transporte::Tráfego::Tráfego::Tráfego Urbano Planejamento do transporte urbano Distribuição modal Uso de solo Adensamento urbano Transporte público Desenvolvimento urbano Transporte não motorizado |
title_short |
Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo |
title_full |
Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo |
title_fullStr |
Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo |
title_sort |
Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo |
author |
Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de |
author_facet |
Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Transporte::Transporte Internacional. Transporte Urbano::Transporte Urbano IPEA::Transporte::Tráfego::Tráfego::Tráfego Urbano Planejamento do transporte urbano Distribuição modal Uso de solo Adensamento urbano Transporte público Desenvolvimento urbano Transporte não motorizado |
topic |
IPEA::Transporte::Transporte Internacional. Transporte Urbano::Transporte Urbano IPEA::Transporte::Tráfego::Tráfego::Tráfego Urbano Planejamento do transporte urbano Distribuição modal Uso de solo Adensamento urbano Transporte público Desenvolvimento urbano Transporte não motorizado |
description |
Este trabalho procurou identificar as variáveis socioeconômicas, urbanísticas e de mobilidade que explicam a maior ocorrência relativa de viagens por transporte público coletivo urbano (TPU), transporte individual motorizado (TI) e transporte não motorizado (TNM) em São Paulo (SP). As evidências foram trabalhadas a partir dos dados da pesquisa Origem e Destino de SP. Observou-se que bairros mais densos e com maior diversidade de empregos e matrículas favorecem o uso do transporte público e do TNM. Locais com maior proporção de empregos formais também apresentam maior uso do TPU. Por sua vez, a renda é um fator importante para definição da matriz modal, com favorecimento do TI nas regiões mais ricas. Nas regiões-dormitório, predominantemente residenciais, ainda prevalece o TPU, mas, com o aumento da taxa de motorização e o processo de gentrificação dos bairros, há impacto forte a favor do TI. Há algumas indicações de políticas públicas no âmbito urbanístico e econômico no sentido de priorizar o TPU e o TNM a fim de chegar a políticas de mobilidade sustentáveis. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-24T18:07:37Z 2023-10-24T18:07:37Z 2023-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Texto para Discussão (TD) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas: evidências do município de São Paulo. Rio de Janeiro : Ipea, out. 2023. 33 p.: il. (Texto para Discussão, 2930). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2930-port. https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12413 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/0013000001v52 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas: evidências do município de São Paulo. Rio de Janeiro : Ipea, out. 2023. 33 p.: il. (Texto para Discussão, 2930). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2930-port. ark:/51990/0013000001v52 |
url |
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173049773719552 |