Os mecanismos de discriminação racial nas escolas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sergei Suarez Dillon (Organizador)
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Beltrão, Kaizô Iwakami (Organizador), Barbosa, Maria Ligia de Oliveira (Organizadora), Ferrão, Maria Eugénia (Organizadora)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3240
Resumo: O debate acadêmico sobre a matéria, ao longo da última década, tem deixado pouca dúvida sobre a centralidade da discriminação dentro do processo educacional na reprodução social dessas desigualdades. Tais conclusões têm encontrado eco também perante os formuladores de políticas públicas, que vêm desenhando tentativas de correção dessas distorções — por meio das cotas para ingresso em instituições públicas de ensino superior, por exemplo. As iniquidades raciais na educação são tão fortes que exigem ação imediata. E este estudo tem como objetivo justamente investigar, com maior profundidade, a maneira como são produzidas, a fim de enfrentá-las e ampliar a capacidade do Estado de implementar políticas eficientes. Os capítulos do livro buscam dialogar com a extensa literatura qualitativa sobre o tema, além de documentar o processo de produção das desigualdades. Cuida-se aqui também de observar tanto a escola, sob o conceito de escola de qualidade, quanto o aluno, sob o conceito de competência percebida. Verifica-se a convergência entre os processos educacionais de pessoas de cores diferentes, mas demonstra-se que não se tem caminhado para a eliminação das discriminações raciais. Adicionalmente, analisa se a questão da escolha de carreiras por cor. O trabalho oferece, ao fim de cada capítulo, um comentário ao estudo realizado, interpretando os seus resultados e buscando subsidiar efetivamente o debate político sobre a questão.
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