Bullying racial : a cor do preconceito e a discriminação latente nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/52473 |
Resumo: | Orientador : Sérgio Luis Nascimento |
id |
UFPR_2a4ffb5f08a8228d6de227ac62ee6f49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52473 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Kuhlkamp, Moacir CesarUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-RaciaisNascimento, Sergio Luis do2019-09-26T19:26:12Z2019-09-26T19:26:12Z2015https://hdl.handle.net/1884/52473Orientador : Sérgio Luis NascimentoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-RaciaisInclui referênciasResumo : Este trabalho visa facilitar a compreensão do que é o bullying no ambiente escolar e manifestar a sensibilidade na percepção do preconceito e da discriminação expressas nas relações raciais, contribuindo para o respeito à diversidade humana. A proposta parte do compromisso em construir uma educação libertadora que tenha como norte a cidadania, a tolerância e a solidariedade, inserindo nas práticas sociais da escola princípios que se comprometam com estas perspectivas, colocando pais, educadores, gestores e educandos como agentes participantes da ação. A problemática trazida por este ensaio é um dos temas mais preocupantes na atualidade, visto que, o preconceito e o comportamento agressivo entre estudantes são problemas que vêm ganhando proporções assustadoras. Com a preocupação em promover uma educação compromissada com o desenvolvimento do futuro cidadão e aspirando a convivência positiva entre as pessoas, este foi direcionado com pesquisa bibliográfica, visando construir mecanismos que permitem avançar para além dos boatos e noticiários sobre a complexa e contraditória história do negro no Brasil, assim como o cruel legado deixado pelo racismo ao longo dos séculos. Na busca de compreender as relações humanas e apontar as consequências e atitudes a serem tomadas em prol de todos que compõem o universo escolar, o estudo também traz uma reflexão sobre o papel da escola na desconstrução do racismo.Abstract : This work aims to facilitate the understanding of what bullying in the school environment and express sensitivity in the perception of prejudice and discrimination expressed in race relations, contributing to the respect for human diversity. The proposal of the commitment to build a liberating education which has the north citizenship, tolerance and solidarity, entering in the social practices of school principles that are committed to these prospects, placing parents, educators, managers and students as participants in the action agents . The issue brought by this test is one of the most worrying issues nowadays, since prejudice and aggressive behavior among students are problems that have been gaining frightening proportions. Anxious to promote a committed education with the development of future citizens and aspiring to positive relationships between people, this was directed to literature, aiming to build mechanisms to move beyond the rumors and news about the complex and contradictory history of black in Brazil, as well as the cruel legacy of racism over the centuries. In the quest to understand human relations and point out the consequences and actions to be taken on behalf of all who make up the school environment, the study also presents a reflection on the role of schools in the deconstruction of racism.40 f.application/pdfBullying nas escolasPsicologia educacionalDiscriminação racialEducaçãoBullying racial : a cor do preconceito e a discriminação latente nas escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MOACIR CESAR KUHLKAMP.pdfapplication/pdf425593https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52473/1/R%20-%20E%20-%20MOACIR%20CESAR%20KUHLKAMP.pdfb3e2eccf3c754923600d6a56915c656eMD51open access1884/524732019-09-26 16:26:13.082open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52473Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-26T19:26:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bullying racial : a cor do preconceito e a discriminação latente nas escolas |
title |
Bullying racial : a cor do preconceito e a discriminação latente nas escolas |
spellingShingle |
Bullying racial : a cor do preconceito e a discriminação latente nas escolas Kuhlkamp, Moacir Cesar Bullying nas escolas Psicologia educacional Discriminação racial Educação |
title_short |
Bullying racial : a cor do preconceito e a discriminação latente nas escolas |
title_full |
Bullying racial : a cor do preconceito e a discriminação latente nas escolas |
title_fullStr |
Bullying racial : a cor do preconceito e a discriminação latente nas escolas |
title_full_unstemmed |
Bullying racial : a cor do preconceito e a discriminação latente nas escolas |
title_sort |
Bullying racial : a cor do preconceito e a discriminação latente nas escolas |
author |
Kuhlkamp, Moacir Cesar |
author_facet |
Kuhlkamp, Moacir Cesar |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhlkamp, Moacir Cesar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento, Sergio Luis do |
contributor_str_mv |
Nascimento, Sergio Luis do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying nas escolas Psicologia educacional Discriminação racial Educação |
topic |
Bullying nas escolas Psicologia educacional Discriminação racial Educação |
description |
Orientador : Sérgio Luis Nascimento |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-26T19:26:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-26T19:26:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/52473 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/52473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
40 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52473/1/R%20-%20E%20-%20MOACIR%20CESAR%20KUHLKAMP.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3e2eccf3c754923600d6a56915c656e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898728775352320 |