Universidades federais: gastos, desempenho, eficiência e produtividade
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Data de Publicação: | 2000 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2309 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo oferecer subsídios para o debate que se instala em torno da questão da gestão da universidade pública brasileira. Para tanto, levanta e analisa os gastos do MEC com as universidades federais e busca, por meio de dados de desempenho, estabelecer indicadores de eficiência e produtividade, ao longo do período 1995/1998. Em linhas gerais, constatou-se que, a despeito de ter crescido o montante aportado pelo MEC às universidades federais, houve redução nos gastos operacionais dessas instituições. Paralelamente, houve ampliação do acesso e do número de profissionais formados, tanto em relação à graduação quanto à pós-graduação stricto sensu, assim como crescimento da produção científica. Isso sugere que houve ganhos em termos de eficiência e produtividade, ainda que se saiba que as universidades públicas têm buscado fontes alternativas de financiamento. |
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Universidades federais: gastos, desempenho, eficiência e produtividadeTexto para Discussão (TD) 752: Universidades federais: gastos, desempenho, eficiência e produtividadeFederal universities: costs, performance, efficiency and productivityUniversidades públicas federaisGastos educacionaisGestão universitáriaO presente estudo tem por objetivo oferecer subsídios para o debate que se instala em torno da questão da gestão da universidade pública brasileira. Para tanto, levanta e analisa os gastos do MEC com as universidades federais e busca, por meio de dados de desempenho, estabelecer indicadores de eficiência e produtividade, ao longo do período 1995/1998. Em linhas gerais, constatou-se que, a despeito de ter crescido o montante aportado pelo MEC às universidades federais, houve redução nos gastos operacionais dessas instituições. Paralelamente, houve ampliação do acesso e do número de profissionais formados, tanto em relação à graduação quanto à pós-graduação stricto sensu, assim como crescimento da produção científica. Isso sugere que houve ganhos em termos de eficiência e produtividade, ainda que se saiba que as universidades públicas têm buscado fontes alternativas de financiamento.64 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2013-12-16T18:10:00Z2013-12-16T18:10:00Z2000-08Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2309ark:/51990/0013000004sqgwww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasil1995-1998Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCorbucci, Paulo Robertopor2015-04-15T15:27:03Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2309Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-04-15T15:27:03Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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