Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/001300000689b |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4624 |
Resumo: | Um dos grandes desafios atuais da política educacional brasileira é compreender as razões da chamada crise de audiência do ensino médio. Como alternativa à modalidade regular, jovens a partir dos 17 anos podem optar pela educação de jovens e adultos (EJA). Neste artigo, descrevem-se os fatores associados às transições de entrada e saída do ensino regular e da EJA, bem como à transferência dos estudantes entre as modalidades. Além disso, fornecem-se evidências de que a EJA rivaliza com o ensino médio regular, incentivando os alunos em idade correta para cursar o ensino médio a migrar para a EJA. |
id |
IPEA_bdb6f840114b0ac4cbbd942d75e79686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/4624 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no BrasilEducation of youth and adults in Brazil : determinants of high school attendanceIPEA::Educação. TreinamentoEnsino médioFluxo escolarEducação de jovensUm dos grandes desafios atuais da política educacional brasileira é compreender as razões da chamada crise de audiência do ensino médio. Como alternativa à modalidade regular, jovens a partir dos 17 anos podem optar pela educação de jovens e adultos (EJA). Neste artigo, descrevem-se os fatores associados às transições de entrada e saída do ensino regular e da EJA, bem como à transferência dos estudantes entre as modalidades. Além disso, fornecem-se evidências de que a EJA rivaliza com o ensino médio regular, incentivando os alunos em idade correta para cursar o ensino médio a migrar para a EJA.p. 222-333 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada2015-09-25T18:02:40Z2015-09-25T18:02:40Z2014-04Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4624ark:/51990/001300000689bhttp://ppe.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3326Brasil2002-2010Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).info:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Priscilla AlbuquerqueSouza, André Portela dePonczek, Vladimir Pinheiropor2015-09-26T06:01:09Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/4624Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-09-26T06:01:09Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil Education of youth and adults in Brazil : determinants of high school attendance |
title |
Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil |
spellingShingle |
Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil Tavares, Priscilla Albuquerque IPEA::Educação. Treinamento Ensino médio Fluxo escolar Educação de jovens |
title_short |
Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil |
title_full |
Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil |
title_fullStr |
Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil |
title_full_unstemmed |
Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil |
title_sort |
Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil |
author |
Tavares, Priscilla Albuquerque |
author_facet |
Tavares, Priscilla Albuquerque Souza, André Portela de Ponczek, Vladimir Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Souza, André Portela de Ponczek, Vladimir Pinheiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Priscilla Albuquerque Souza, André Portela de Ponczek, Vladimir Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Educação. Treinamento Ensino médio Fluxo escolar Educação de jovens |
topic |
IPEA::Educação. Treinamento Ensino médio Fluxo escolar Educação de jovens |
description |
Um dos grandes desafios atuais da política educacional brasileira é compreender as razões da chamada crise de audiência do ensino médio. Como alternativa à modalidade regular, jovens a partir dos 17 anos podem optar pela educação de jovens e adultos (EJA). Neste artigo, descrevem-se os fatores associados às transições de entrada e saída do ensino regular e da EJA, bem como à transferência dos estudantes entre as modalidades. Além disso, fornecem-se evidências de que a EJA rivaliza com o ensino médio regular, incentivando os alunos em idade correta para cursar o ensino médio a migrar para a EJA. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04 2015-09-25T18:02:40Z 2015-09-25T18:02:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4624 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/001300000689b |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4624 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/001300000689b |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil 2002-2010 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://ppe.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173068277940224 |