Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Priscilla Albuquerque
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, André Portela de, Ponczek, Vladimir Pinheiro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000689b
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4624
Resumo: Um dos grandes desafios atuais da política educacional brasileira é compreender as razões da chamada crise de audiência do ensino médio. Como alternativa à modalidade regular, jovens a partir dos 17 anos podem optar pela educação de jovens e adultos (EJA). Neste artigo, descrevem-se os fatores associados às transições de entrada e saída do ensino regular e da EJA, bem como à transferência dos estudantes entre as modalidades. Além disso, fornecem-se evidências de que a EJA rivaliza com o ensino médio regular, incentivando os alunos em idade correta para cursar o ensino médio a migrar para a EJA.
id IPEA_bdb6f840114b0ac4cbbd942d75e79686
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/4624
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no BrasilEducation of youth and adults in Brazil : determinants of high school attendanceIPEA::Educação. TreinamentoEnsino médioFluxo escolarEducação de jovensUm dos grandes desafios atuais da política educacional brasileira é compreender as razões da chamada crise de audiência do ensino médio. Como alternativa à modalidade regular, jovens a partir dos 17 anos podem optar pela educação de jovens e adultos (EJA). Neste artigo, descrevem-se os fatores associados às transições de entrada e saída do ensino regular e da EJA, bem como à transferência dos estudantes entre as modalidades. Além disso, fornecem-se evidências de que a EJA rivaliza com o ensino médio regular, incentivando os alunos em idade correta para cursar o ensino médio a migrar para a EJA.p. 222-333 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada2015-09-25T18:02:40Z2015-09-25T18:02:40Z2014-04Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4624ark:/51990/001300000689bhttp://ppe.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3326Brasil2002-2010Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).info:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Priscilla AlbuquerqueSouza, André Portela dePonczek, Vladimir Pinheiropor2015-09-26T06:01:09Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/4624Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-09-26T06:01:09Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil
Education of youth and adults in Brazil : determinants of high school attendance
title Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil
spellingShingle Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil
Tavares, Priscilla Albuquerque
IPEA::Educação. Treinamento
Ensino médio
Fluxo escolar
Educação de jovens
title_short Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil
title_full Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil
title_fullStr Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil
title_full_unstemmed Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil
title_sort Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil
author Tavares, Priscilla Albuquerque
author_facet Tavares, Priscilla Albuquerque
Souza, André Portela de
Ponczek, Vladimir Pinheiro
author_role author
author2 Souza, André Portela de
Ponczek, Vladimir Pinheiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Priscilla Albuquerque
Souza, André Portela de
Ponczek, Vladimir Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Educação. Treinamento
Ensino médio
Fluxo escolar
Educação de jovens
topic IPEA::Educação. Treinamento
Ensino médio
Fluxo escolar
Educação de jovens
description Um dos grandes desafios atuais da política educacional brasileira é compreender as razões da chamada crise de audiência do ensino médio. Como alternativa à modalidade regular, jovens a partir dos 17 anos podem optar pela educação de jovens e adultos (EJA). Neste artigo, descrevem-se os fatores associados às transições de entrada e saída do ensino regular e da EJA, bem como à transferência dos estudantes entre as modalidades. Além disso, fornecem-se evidências de que a EJA rivaliza com o ensino médio regular, incentivando os alunos em idade correta para cursar o ensino médio a migrar para a EJA.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04
2015-09-25T18:02:40Z
2015-09-25T18:02:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4624
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/001300000689b
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4624
identifier_str_mv ark:/51990/001300000689b
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3326
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
2002-2010
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv http://ppe.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173068277940224