Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/0013000006c2r |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4916 |
Resumo: | Neste artigo estimam-se os fluxos escolares do ensino fundamental para o médio e os fluxos ao longo do médio para a última década nas seis maiores regiões metropolitanas (RMs) do país. Também se estimam quais conjuntos de variáveis associadas às características do aluno e sua família, do mercado de trabalho local e das condições locais de oferta escolar estão mais fortemente relacionados com os fluxos observados. Os resultados indicam que: a não aprovação ainda é uma barreira para o ingresso no ensino médio e para a sua progressão ideal; a não aprovação perdeu importância nos últimos anos para a explicação da evasão escolar; a educação dos pais é um fator relevante tanto para a aprovação quanto para a continuação dos estudos; e a qualidade da escola é um fator importante para a aprovação e continuidade dos estudos. |
id |
IPEA_341b8927a774441c87d28f8677acff53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/4916 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no BrasilHigh school enrollment flows in Brazil : associated factorsIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Sistemas Educacionais - Geral::Sistemas de EnsinoFluxo escolarEnsino médioMercado de trabalhoQualidade da escolaNeste artigo estimam-se os fluxos escolares do ensino fundamental para o médio e os fluxos ao longo do médio para a última década nas seis maiores regiões metropolitanas (RMs) do país. Também se estimam quais conjuntos de variáveis associadas às características do aluno e sua família, do mercado de trabalho local e das condições locais de oferta escolar estão mais fortemente relacionados com os fluxos observados. Os resultados indicam que: a não aprovação ainda é uma barreira para o ingresso no ensino médio e para a sua progressão ideal; a não aprovação perdeu importância nos últimos anos para a explicação da evasão escolar; a educação dos pais é um fator relevante tanto para a aprovação quanto para a continuação dos estudos; e a qualidade da escola é um fator importante para a aprovação e continuidade dos estudos.p. 05-39 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2015-10-27T20:13:21Z2015-10-27T20:13:21Z2012-04Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4916ark:/51990/0013000006c2rhttp://ppe.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3335Brasil2002-2009Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, André Portela dePonczek, Vladimir PinheiroOliva, Bruno TeodoroTavares, Priscilla Albuquerquepor2015-10-31T05:06:19Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/4916Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-10-31T05:06:19Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no Brasil High school enrollment flows in Brazil : associated factors |
title |
Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no Brasil |
spellingShingle |
Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no Brasil Souza, André Portela de IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Sistemas Educacionais - Geral::Sistemas de Ensino Fluxo escolar Ensino médio Mercado de trabalho Qualidade da escola |
title_short |
Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no Brasil |
title_full |
Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no Brasil |
title_fullStr |
Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no Brasil |
title_full_unstemmed |
Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no Brasil |
title_sort |
Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no Brasil |
author |
Souza, André Portela de |
author_facet |
Souza, André Portela de Ponczek, Vladimir Pinheiro Oliva, Bruno Teodoro Tavares, Priscilla Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Ponczek, Vladimir Pinheiro Oliva, Bruno Teodoro Tavares, Priscilla Albuquerque |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, André Portela de Ponczek, Vladimir Pinheiro Oliva, Bruno Teodoro Tavares, Priscilla Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Sistemas Educacionais - Geral::Sistemas de Ensino Fluxo escolar Ensino médio Mercado de trabalho Qualidade da escola |
topic |
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Sistemas Educacionais - Geral::Sistemas de Ensino Fluxo escolar Ensino médio Mercado de trabalho Qualidade da escola |
description |
Neste artigo estimam-se os fluxos escolares do ensino fundamental para o médio e os fluxos ao longo do médio para a última década nas seis maiores regiões metropolitanas (RMs) do país. Também se estimam quais conjuntos de variáveis associadas às características do aluno e sua família, do mercado de trabalho local e das condições locais de oferta escolar estão mais fortemente relacionados com os fluxos observados. Os resultados indicam que: a não aprovação ainda é uma barreira para o ingresso no ensino médio e para a sua progressão ideal; a não aprovação perdeu importância nos últimos anos para a explicação da evasão escolar; a educação dos pais é um fator relevante tanto para a aprovação quanto para a continuação dos estudos; e a qualidade da escola é um fator importante para a aprovação e continuidade dos estudos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04 2015-10-27T20:13:21Z 2015-10-27T20:13:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4916 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/0013000006c2r |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4916 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/0013000006c2r |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil 2002-2009 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://ppe.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173068742459392 |