E o nível subnacional? Os (não) usos das políticas informadas por evidências na política educacional estadual brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segatto, Catarina Ianni
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Fernando Burgos Pimentel dos, Alves, Mario Aquino, Peria, Pedro
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
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Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11390
Resumo: Este capítulo busca compreender em maior profundidade como as evidências são usadas no processo decisório a partir de uma análise da política de educação nos estados brasileiros, com ênfase para a experiência do estado de São Paulo. O caso de São Paulo foi analisado em maior profundidade, pois este é o único estado em que houve a institucionalização do uso de evidências no processo decisório na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que ocorreu a partir da criação de um órgão específico para a produção e o uso de evidências nessa política, o chamado Escritório de Evidências. A análise está dividida em três partes: i) análise documental, usando os websites das 27 secretarias estaduais de educação; ii) análise documental dos planos estaduais de educação; e iii) entrevistas semiestruturadas com gestores e ex-gestores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
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