Comércio internacional, competitividade e políticas públicas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arbache, Jorge Saba
Data de Publicação: 2002
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2785
Resumo: Este artigo investiga as seguintes questões: que efeitos tiveram as reformas da década de 1990 nas questões como emprego, salário, desigualdade e competitividade internacional? Surtiram impactos substanciais ou apenas marginais na economia? Quem foram os gainers e os losers delas? Que efeitos e desafios as reformas econômicas apresentam para a formulação e o desenho de políticas públicas? Quais são as opções de políticas públicas disponíveis, tendo-se em vista a crescente integração da economia brasileira à economia mundial? Traz também evidências de que: (i) as reformas econômicas teriam rompido com o quadro econômico e com o quadro de políticas públicas que prevaleceram por várias décadas; (ii) as firmas e os trabalhadores com baixas tecnologias e pouco ou nada qualificados, respectivamente, teriam sido os principais perdedores da década de 1990; (iii) salários, emprego e competitividade da economia teriam sido bastante afetados pelas reformas, enquanto a desigualdade de salários teria se mantido relativamente estável; (iv) o grande desafio dos formuladores de políticas públicas é saber como compatibilizar políticas de combate à pobreza e à exclusão social com a necessidade de se acelerar a modernização e a competitividade da economia, tendo-se em vista a crescente integração à economia mundial. Oferece ainda sugestões de políticas públicas.
id IPEA_caabfef9167feef7392fc947a63fbc6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2785
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Comércio internacional, competitividade e políticas públicas no BrasilTexto para Discussão (TD) 903: Comércio internacional, competitividade e políticas públicas no BrasilInternational trade, competitiveness and public policies in BrazilInternacionalização econômicaCompetitividade internacionalEste artigo investiga as seguintes questões: que efeitos tiveram as reformas da década de 1990 nas questões como emprego, salário, desigualdade e competitividade internacional? Surtiram impactos substanciais ou apenas marginais na economia? Quem foram os gainers e os losers delas? Que efeitos e desafios as reformas econômicas apresentam para a formulação e o desenho de políticas públicas? Quais são as opções de políticas públicas disponíveis, tendo-se em vista a crescente integração da economia brasileira à economia mundial? Traz também evidências de que: (i) as reformas econômicas teriam rompido com o quadro econômico e com o quadro de políticas públicas que prevaleceram por várias décadas; (ii) as firmas e os trabalhadores com baixas tecnologias e pouco ou nada qualificados, respectivamente, teriam sido os principais perdedores da década de 1990; (iii) salários, emprego e competitividade da economia teriam sido bastante afetados pelas reformas, enquanto a desigualdade de salários teria se mantido relativamente estável; (iv) o grande desafio dos formuladores de políticas públicas é saber como compatibilizar políticas de combate à pobreza e à exclusão social com a necessidade de se acelerar a modernização e a competitividade da economia, tendo-se em vista a crescente integração à economia mundial. Oferece ainda sugestões de políticas públicas.48 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Soares, Sergei (Comentários e as sugestões)Veras, Fábio (Comentários e as sugestões)Andrade, Joaquim (Comentários e as sugestões)Sarquis, Sarquis J. (Comentários e as sugestões)Arbache, Jorge Saba2014-03-13T16:26:17Z2014-03-13T16:26:17Z2002-08Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2785www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2015-03-31T19:25:53Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2785Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-11-07T10:14:13.393915Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Comércio internacional, competitividade e políticas públicas no Brasil
Texto para Discussão (TD) 903: Comércio internacional, competitividade e políticas públicas no Brasil
International trade, competitiveness and public policies in Brazil
title Comércio internacional, competitividade e políticas públicas no Brasil
spellingShingle Comércio internacional, competitividade e políticas públicas no Brasil
Arbache, Jorge Saba
Internacionalização econômica
Competitividade internacional
title_short Comércio internacional, competitividade e políticas públicas no Brasil
title_full Comércio internacional, competitividade e políticas públicas no Brasil
title_fullStr Comércio internacional, competitividade e políticas públicas no Brasil
title_full_unstemmed Comércio internacional, competitividade e políticas públicas no Brasil
title_sort Comércio internacional, competitividade e políticas públicas no Brasil
author Arbache, Jorge Saba
author_facet Arbache, Jorge Saba
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Sergei (Comentários e as sugestões)
Veras, Fábio (Comentários e as sugestões)
Andrade, Joaquim (Comentários e as sugestões)
Sarquis, Sarquis J. (Comentários e as sugestões)
dc.contributor.author.fl_str_mv Arbache, Jorge Saba
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização econômica
Competitividade internacional
topic Internacionalização econômica
Competitividade internacional
description Este artigo investiga as seguintes questões: que efeitos tiveram as reformas da década de 1990 nas questões como emprego, salário, desigualdade e competitividade internacional? Surtiram impactos substanciais ou apenas marginais na economia? Quem foram os gainers e os losers delas? Que efeitos e desafios as reformas econômicas apresentam para a formulação e o desenho de políticas públicas? Quais são as opções de políticas públicas disponíveis, tendo-se em vista a crescente integração da economia brasileira à economia mundial? Traz também evidências de que: (i) as reformas econômicas teriam rompido com o quadro econômico e com o quadro de políticas públicas que prevaleceram por várias décadas; (ii) as firmas e os trabalhadores com baixas tecnologias e pouco ou nada qualificados, respectivamente, teriam sido os principais perdedores da década de 1990; (iii) salários, emprego e competitividade da economia teriam sido bastante afetados pelas reformas, enquanto a desigualdade de salários teria se mantido relativamente estável; (iv) o grande desafio dos formuladores de políticas públicas é saber como compatibilizar políticas de combate à pobreza e à exclusão social com a necessidade de se acelerar a modernização e a competitividade da economia, tendo-se em vista a crescente integração à economia mundial. Oferece ainda sugestões de políticas públicas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08
2014-03-13T16:26:17Z
2014-03-13T16:26:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2785
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1822809701031608320