Influência do ambiente econômico sobre a confiança do consumidor e as decisões de consumo no Brasil : uma análise empírica considerando os efeitos das credibilidades monetária e fiscal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/0013000008zbs |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6651 |
Resumo: | A credibilidade é um aspecto importante para a formação de expectativas no regime de metas para a inflação. Este trabalho analisa se a credibilidade da autoridade monetária e a credibilidade fiscal afetam a confiança dos consumidores. Após observar a influência do ambiente econômico sobre a confiança dos consumidores, o estudo verifica a influência da confiança do consumidor, e de outras variáveis, sobre as decisões de consumo. Os resultados sugerem que as credibilidades monetária e fiscal influenciem a confiança dos consumidores, e que a confiança dos consumidores seja relevante para as decisões de consumo de diferentes tipos de bens. |
id |
IPEA_cf561f9835019900876c8ae18cf0bd90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/6651 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência do ambiente econômico sobre a confiança do consumidor e as decisões de consumo no Brasil : uma análise empírica considerando os efeitos das credibilidades monetária e fiscalInfluence of the economic environment on consumer confidence and consumption decisions in Brazil : an empirical analysis considering the effects of monetary credibility and fiscal credibilityIPEA::Comércio::Demanda. Mercado. Consumo::Consumo::ConsumoIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Dinheiro::Política MonetáriaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Finanças Públicas. Tributação::Tributação::Política FiscalCredibilidadeConfiançaConsumoA credibilidade é um aspecto importante para a formação de expectativas no regime de metas para a inflação. Este trabalho analisa se a credibilidade da autoridade monetária e a credibilidade fiscal afetam a confiança dos consumidores. Após observar a influência do ambiente econômico sobre a confiança dos consumidores, o estudo verifica a influência da confiança do consumidor, e de outras variáveis, sobre as decisões de consumo. Os resultados sugerem que as credibilidades monetária e fiscal influenciem a confiança dos consumidores, e que a confiança dos consumidores seja relevante para as decisões de consumo de diferentes tipos de bens.p. 147-176Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2016-06-28T19:12:04Z2016-06-28T19:12:04Z2016-04Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6651ark:/51990/0013000008zbshttp://ppe.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6490BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).info:eu-repo/semantics/openAccessMonte, Gabriel CaldasVisconti, Bruno Campospor2016-06-30T06:01:32Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/6651Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2016-06-30T06:01:32Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência do ambiente econômico sobre a confiança do consumidor e as decisões de consumo no Brasil : uma análise empírica considerando os efeitos das credibilidades monetária e fiscal Influence of the economic environment on consumer confidence and consumption decisions in Brazil : an empirical analysis considering the effects of monetary credibility and fiscal credibility |
title |
Influência do ambiente econômico sobre a confiança do consumidor e as decisões de consumo no Brasil : uma análise empírica considerando os efeitos das credibilidades monetária e fiscal |
spellingShingle |
Influência do ambiente econômico sobre a confiança do consumidor e as decisões de consumo no Brasil : uma análise empírica considerando os efeitos das credibilidades monetária e fiscal Monte, Gabriel Caldas IPEA::Comércio::Demanda. Mercado. Consumo::Consumo::Consumo IPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Dinheiro::Política Monetária IPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Finanças Públicas. Tributação::Tributação::Política Fiscal Credibilidade Confiança Consumo |
title_short |
Influência do ambiente econômico sobre a confiança do consumidor e as decisões de consumo no Brasil : uma análise empírica considerando os efeitos das credibilidades monetária e fiscal |
title_full |
Influência do ambiente econômico sobre a confiança do consumidor e as decisões de consumo no Brasil : uma análise empírica considerando os efeitos das credibilidades monetária e fiscal |
title_fullStr |
Influência do ambiente econômico sobre a confiança do consumidor e as decisões de consumo no Brasil : uma análise empírica considerando os efeitos das credibilidades monetária e fiscal |
title_full_unstemmed |
Influência do ambiente econômico sobre a confiança do consumidor e as decisões de consumo no Brasil : uma análise empírica considerando os efeitos das credibilidades monetária e fiscal |
title_sort |
Influência do ambiente econômico sobre a confiança do consumidor e as decisões de consumo no Brasil : uma análise empírica considerando os efeitos das credibilidades monetária e fiscal |
author |
Monte, Gabriel Caldas |
author_facet |
Monte, Gabriel Caldas Visconti, Bruno Campos |
author_role |
author |
author2 |
Visconti, Bruno Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monte, Gabriel Caldas Visconti, Bruno Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Comércio::Demanda. Mercado. Consumo::Consumo::Consumo IPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Dinheiro::Política Monetária IPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Finanças Públicas. Tributação::Tributação::Política Fiscal Credibilidade Confiança Consumo |
topic |
IPEA::Comércio::Demanda. Mercado. Consumo::Consumo::Consumo IPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Dinheiro::Política Monetária IPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Finanças Públicas. Tributação::Tributação::Política Fiscal Credibilidade Confiança Consumo |
description |
A credibilidade é um aspecto importante para a formação de expectativas no regime de metas para a inflação. Este trabalho analisa se a credibilidade da autoridade monetária e a credibilidade fiscal afetam a confiança dos consumidores. Após observar a influência do ambiente econômico sobre a confiança dos consumidores, o estudo verifica a influência da confiança do consumidor, e de outras variáveis, sobre as decisões de consumo. Os resultados sugerem que as credibilidades monetária e fiscal influenciem a confiança dos consumidores, e que a confiança dos consumidores seja relevante para as decisões de consumo de diferentes tipos de bens. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-28T19:12:04Z 2016-06-28T19:12:04Z 2016-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6651 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/0013000008zbs |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6651 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/0013000008zbs |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://ppe.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173079383408640 |