Padrões de especialização comercial no Mercosul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grimaldi, Daniel da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carneiro, Flavio Lyrio, Oliveira, Luis Felipe Batista de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1018
Resumo: Este trabalho analisa a evolução da competitividade de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai no fluxo de comércio do Mercado Comum do Sul (Mercosul), observando a especialização relativa e as alterações nas distribuições das vantagens comparativas reveladas entre diferentes categorias de produto. Para isto, analisam-se índices de vantagem comparativa revelada de Balassa (1965) de cada um dos quatro países entre 1991 e 2008, com base em dados extraídos da Base de Comércio Exterior das Nações Unidas-UNComtrade (UN, s.d.). Após o cálculo do índice, os produtos foram agrupados em categorias seguindo proposta de Lall (2000). Em seguida, duas metodologias foram utilizadas: a primeira, baseada em matrizes de transição markovianas; e a segunda, baseada em estimações não paramétricas das funções densidade de probabilidade do IB. A análise realizada sugere que houve, ao longo do período, uma redução relativa dos produtos nos quais o Brasil tinha vantagem comparativa revelada, o que pode significar que o Brasil perdeu mercado no Mercosul em um número expressivo de produtos, ou ainda que o Brasil tenha sofrido um processo de especialização comercial. Outra conclusão é a de que, mesmo após a criação do acordo, os países integrantes não conseguiram aumentar a participação no comércio de seus parceiros, resultado que seria esperado da criação de uma área de livre-comércio.
id IPEA_d4b0a5c4287e746785cdd7fb26b50f3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1018
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Padrões de especialização comercial no MercosulPatterns of trade specialization in MercosurTexto para Discussão (TD) 1692: Padrões de especialização comercial no MercosulMercado Comum do Sul (Mercosul)Vantagem comparativaCompetitividadeEspecialização comercialEste trabalho analisa a evolução da competitividade de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai no fluxo de comércio do Mercado Comum do Sul (Mercosul), observando a especialização relativa e as alterações nas distribuições das vantagens comparativas reveladas entre diferentes categorias de produto. Para isto, analisam-se índices de vantagem comparativa revelada de Balassa (1965) de cada um dos quatro países entre 1991 e 2008, com base em dados extraídos da Base de Comércio Exterior das Nações Unidas-UNComtrade (UN, s.d.). Após o cálculo do índice, os produtos foram agrupados em categorias seguindo proposta de Lall (2000). Em seguida, duas metodologias foram utilizadas: a primeira, baseada em matrizes de transição markovianas; e a segunda, baseada em estimações não paramétricas das funções densidade de probabilidade do IB. A análise realizada sugere que houve, ao longo do período, uma redução relativa dos produtos nos quais o Brasil tinha vantagem comparativa revelada, o que pode significar que o Brasil perdeu mercado no Mercosul em um número expressivo de produtos, ou ainda que o Brasil tenha sofrido um processo de especialização comercial. Outra conclusão é a de que, mesmo após a criação do acordo, os países integrantes não conseguiram aumentar a participação no comércio de seus parceiros, resultado que seria esperado da criação de uma área de livre-comércio.38 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Silva, Wesley de Jesus (Estatístico e Assistente de Pesquisa)Grimaldi, Daniel da SilvaCarneiro, Flavio LyrioOliveira, Luis Felipe Batista de2013-05-27T16:28:36Z2013-05-27T16:28:36Z2012-01Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1018http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilArgentinaParaguaiUruguai1991-2008Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-26T20:44:12Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1018Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-11-07T10:12:39.348289Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Padrões de especialização comercial no Mercosul
Patterns of trade specialization in Mercosur
Texto para Discussão (TD) 1692: Padrões de especialização comercial no Mercosul
title Padrões de especialização comercial no Mercosul
spellingShingle Padrões de especialização comercial no Mercosul
Grimaldi, Daniel da Silva
Mercado Comum do Sul (Mercosul)
Vantagem comparativa
Competitividade
Especialização comercial
title_short Padrões de especialização comercial no Mercosul
title_full Padrões de especialização comercial no Mercosul
title_fullStr Padrões de especialização comercial no Mercosul
title_full_unstemmed Padrões de especialização comercial no Mercosul
title_sort Padrões de especialização comercial no Mercosul
author Grimaldi, Daniel da Silva
author_facet Grimaldi, Daniel da Silva
Carneiro, Flavio Lyrio
Oliveira, Luis Felipe Batista de
author_role author
author2 Carneiro, Flavio Lyrio
Oliveira, Luis Felipe Batista de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Wesley de Jesus (Estatístico e Assistente de Pesquisa)
dc.contributor.author.fl_str_mv Grimaldi, Daniel da Silva
Carneiro, Flavio Lyrio
Oliveira, Luis Felipe Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado Comum do Sul (Mercosul)
Vantagem comparativa
Competitividade
Especialização comercial
topic Mercado Comum do Sul (Mercosul)
Vantagem comparativa
Competitividade
Especialização comercial
description Este trabalho analisa a evolução da competitividade de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai no fluxo de comércio do Mercado Comum do Sul (Mercosul), observando a especialização relativa e as alterações nas distribuições das vantagens comparativas reveladas entre diferentes categorias de produto. Para isto, analisam-se índices de vantagem comparativa revelada de Balassa (1965) de cada um dos quatro países entre 1991 e 2008, com base em dados extraídos da Base de Comércio Exterior das Nações Unidas-UNComtrade (UN, s.d.). Após o cálculo do índice, os produtos foram agrupados em categorias seguindo proposta de Lall (2000). Em seguida, duas metodologias foram utilizadas: a primeira, baseada em matrizes de transição markovianas; e a segunda, baseada em estimações não paramétricas das funções densidade de probabilidade do IB. A análise realizada sugere que houve, ao longo do período, uma redução relativa dos produtos nos quais o Brasil tinha vantagem comparativa revelada, o que pode significar que o Brasil perdeu mercado no Mercosul em um número expressivo de produtos, ou ainda que o Brasil tenha sofrido um processo de especialização comercial. Outra conclusão é a de que, mesmo após a criação do acordo, os países integrantes não conseguiram aumentar a participação no comércio de seus parceiros, resultado que seria esperado da criação de uma área de livre-comércio.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01
2013-05-27T16:28:36Z
2013-05-27T16:28:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1018
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Argentina
Paraguai
Uruguai
1991-2008
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1822809694739103744