Financiamento da educação superior no Brasil : o impacto do Programa Fies nos salários dos trabalhadores formais
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13081 |
Resumo: | Este trabalho analisa o impacto do Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação (Fies/MEC) sobre o salário do trabalhador formal, utilizando dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério da Economia (Rais/ME)e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com a técnica do propensity score matching (PSM) comparam-se dois grupos: pessoas que foram beneficiadas pelo Fies e formam o grupo tratado e pessoas que não foram beneficiadas por esse fundo, mas são muito parecidas com aquelas pessoas tratadas. A probabilidade de usar o Fies depende principalmente da idade, da cor, da região e do setor em que o indivíduo trabalha. Após o pareamento, os dados mostram que o salário de quem se formou com o fundo é aproximadamente 26% maior que o de quem não concluiu o ensino superior. Não encontramos diferenças significativas entre pessoas com ensino superior que se formaram com e sem o Fies. Por fim, simulações indicam que o subsídio implícito do programa, com parâmetros razoáveis, é viável financeiramente. |
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Financiamento da educação superior no Brasil : o impacto do Programa Fies nos salários dos trabalhadores formaisFinancing higher education in Brazil : the impact of Fies Program on wagesIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Financiamento da EducaçãoIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino SuperiorIPEA::Trabalho::Salários. Incentivos Salariais::Salários. Incentivos Salariais::Taxa de SalárioFinanciamento estudantilSalárioPropensity score matchingAvaliação de políticas públicasEste trabalho analisa o impacto do Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação (Fies/MEC) sobre o salário do trabalhador formal, utilizando dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério da Economia (Rais/ME)e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com a técnica do propensity score matching (PSM) comparam-se dois grupos: pessoas que foram beneficiadas pelo Fies e formam o grupo tratado e pessoas que não foram beneficiadas por esse fundo, mas são muito parecidas com aquelas pessoas tratadas. A probabilidade de usar o Fies depende principalmente da idade, da cor, da região e do setor em que o indivíduo trabalha. Após o pareamento, os dados mostram que o salário de quem se formou com o fundo é aproximadamente 26% maior que o de quem não concluiu o ensino superior. Não encontramos diferenças significativas entre pessoas com ensino superior que se formaram com e sem o Fies. Por fim, simulações indicam que o subsídio implícito do programa, com parâmetros razoáveis, é viável financeiramente.p. 7-30 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-03-06T12:36:09Z2024-03-06T12:36:09Z2020-08Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfROCHA, Wilsimara M.; EHRL, Philipp; MONASTERIO, Leonardo. Financiamento da educação superior no Brasil: o impacto do Programa Fies nos salários dos trabalhadores formais. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 50, n. 02, p. 7-30, ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe50n2art1https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13081ark:/51990/001300000h3gghttp://ppe.ipea.gov.br/reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10561BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Wilsimara MacielEhrl, PhilippMonasterio, Leonardo Monteiropor2024-03-07T06:02:59Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13081Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-03-07T06:02:59Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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