O Que estão fazendo os homens maduros que não trabalham, não procuram trabalho e não são aposentados?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camarano, Ana Amélia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fernandes, Daniele
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/0013000006gzn
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3788
Resumo: A pergunta principal desta nota técnica é se esses homens estão em condições de vulnerabilidade: não procuram trabalho por desalento, não estão aposentados por falta de um histórico de contribuições e/ou estão inseridos em uma família capaz de garantir-lhes a sobrevivência básica até conseguirem uma posição satisfatória no mercado de trabalho e/ou se aposentarem. O objetivo desta nota é traçar um perfil desse subgrupo populacional, tendo como pano de fundo as vulnerabilidades e potencialidades advindas do contexto familiar no qual ele está inserido, comparando com as outras possibilidades de inserção social. Parte-se do pressuposto de que idade, escolaridade, estado conjugal, condição no domicílio e renda domiciliar afetam a alocação do tempo desses indivíduos. A nota está dividida em cinco seções, incluindo esta introdução. A segunda seção analisa a evolução e as características dos homens brasileiros de 50 a 69 anos que não estavam na força de trabalho e não eram aposentados nos anos de 1992, 2002 e 2012; a terceira descreve a inserção social desses indivíduos; a quarta, as suas condições nas famílias, comparando com as condições dos que vivenciavam outras formas de inserção social. Em seguida, apresenta-se uma síntese dos resultados.
id IPEA_e301765730ab9ae1ff3f7381da9dc818
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3788
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling O Que estão fazendo os homens maduros que não trabalham, não procuram trabalho e não são aposentados?Mercado de trabalhoHomensVulnerabilidadeDesempregoA pergunta principal desta nota técnica é se esses homens estão em condições de vulnerabilidade: não procuram trabalho por desalento, não estão aposentados por falta de um histórico de contribuições e/ou estão inseridos em uma família capaz de garantir-lhes a sobrevivência básica até conseguirem uma posição satisfatória no mercado de trabalho e/ou se aposentarem. O objetivo desta nota é traçar um perfil desse subgrupo populacional, tendo como pano de fundo as vulnerabilidades e potencialidades advindas do contexto familiar no qual ele está inserido, comparando com as outras possibilidades de inserção social. Parte-se do pressuposto de que idade, escolaridade, estado conjugal, condição no domicílio e renda domiciliar afetam a alocação do tempo desses indivíduos. A nota está dividida em cinco seções, incluindo esta introdução. A segunda seção analisa a evolução e as características dos homens brasileiros de 50 a 69 anos que não estavam na força de trabalho e não eram aposentados nos anos de 1992, 2002 e 2012; a terceira descreve a inserção social desses indivíduos; a quarta, as suas condições nas famílias, comparando com as condições dos que vivenciavam outras formas de inserção social. Em seguida, apresenta-se uma síntese dos resultados.p. 21-30 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2015-04-15T17:16:22Z2015-04-15T17:16:22Z2014-08Mercado de trabalho: conjuntura e análise - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3788ark:/51990/0013000006gznhttp://www.ipea.gov.br/reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3433BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCamarano, Ana AméliaFernandes, Danielepor2015-09-01T18:52:32Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3788Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-09-01T18:52:32Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Que estão fazendo os homens maduros que não trabalham, não procuram trabalho e não são aposentados?
title O Que estão fazendo os homens maduros que não trabalham, não procuram trabalho e não são aposentados?
spellingShingle O Que estão fazendo os homens maduros que não trabalham, não procuram trabalho e não são aposentados?
Camarano, Ana Amélia
Mercado de trabalho
Homens
Vulnerabilidade
Desemprego
title_short O Que estão fazendo os homens maduros que não trabalham, não procuram trabalho e não são aposentados?
title_full O Que estão fazendo os homens maduros que não trabalham, não procuram trabalho e não são aposentados?
title_fullStr O Que estão fazendo os homens maduros que não trabalham, não procuram trabalho e não são aposentados?
title_full_unstemmed O Que estão fazendo os homens maduros que não trabalham, não procuram trabalho e não são aposentados?
title_sort O Que estão fazendo os homens maduros que não trabalham, não procuram trabalho e não são aposentados?
author Camarano, Ana Amélia
author_facet Camarano, Ana Amélia
Fernandes, Daniele
author_role author
author2 Fernandes, Daniele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camarano, Ana Amélia
Fernandes, Daniele
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de trabalho
Homens
Vulnerabilidade
Desemprego
topic Mercado de trabalho
Homens
Vulnerabilidade
Desemprego
description A pergunta principal desta nota técnica é se esses homens estão em condições de vulnerabilidade: não procuram trabalho por desalento, não estão aposentados por falta de um histórico de contribuições e/ou estão inseridos em uma família capaz de garantir-lhes a sobrevivência básica até conseguirem uma posição satisfatória no mercado de trabalho e/ou se aposentarem. O objetivo desta nota é traçar um perfil desse subgrupo populacional, tendo como pano de fundo as vulnerabilidades e potencialidades advindas do contexto familiar no qual ele está inserido, comparando com as outras possibilidades de inserção social. Parte-se do pressuposto de que idade, escolaridade, estado conjugal, condição no domicílio e renda domiciliar afetam a alocação do tempo desses indivíduos. A nota está dividida em cinco seções, incluindo esta introdução. A segunda seção analisa a evolução e as características dos homens brasileiros de 50 a 69 anos que não estavam na força de trabalho e não eram aposentados nos anos de 1992, 2002 e 2012; a terceira descreve a inserção social desses indivíduos; a quarta, as suas condições nas famílias, comparando com as condições dos que vivenciavam outras formas de inserção social. Em seguida, apresenta-se uma síntese dos resultados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08
2015-04-15T17:16:22Z
2015-04-15T17:16:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mercado de trabalho: conjuntura e análise - Artigos
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3788
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/0013000006gzn
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3788
identifier_str_mv ark:/51990/0013000006gzn
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3433
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br/
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173069399916544