Classe de origem e resultados educacionais : uma análise considerando o caráter posicional da escolaridade
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13627 |
Resumo: | O principal objetivo deste capítulo é examinar se houve redução das disparidades nos resultados educacionais ao considerar medidas de escolaridade que levem em conta a posição educacional relativa. Para isso, criamos três medidas de educação relativa, que serão usadas como variáveis dependentes em modelos estatísticos para avaliar os efeitos da classe de origem sobre a escolaridade alcançada em três grupos de indivíduos. Os resultados serão comparados com os de modelos que utilizam medidas tradicionais de escolaridade absoluta. O capítulo está organizado em seis seções, começando com esta introdução. Na segunda seção, fazemos uma breve revisão do debate sobre DRE. Na terceira seção, argumentamos a favor da relevância e adequação de considerar a educação como um bem posicional, mensurando-a de forma relativa, com base na literatura sobre o assunto. Na quarta seção, discutimos a fonte de dados, a estratégia metodológica e as técnicas aplicadas, além de formalizar nossas hipóteses. Os resultados obtidos e sua descrição são apresentados na quinta seção. Por fim, na sexta seção, discutimos os resultados alcançados e suas implicações para o debate sobre o tema no Brasil. |
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Classe de origem e resultados educacionais : uma análise considerando o caráter posicional da escolaridadeDisparidades educacionaisMedidas de escolaridadeEducação como bem posicionalModelos estatísticosO principal objetivo deste capítulo é examinar se houve redução das disparidades nos resultados educacionais ao considerar medidas de escolaridade que levem em conta a posição educacional relativa. Para isso, criamos três medidas de educação relativa, que serão usadas como variáveis dependentes em modelos estatísticos para avaliar os efeitos da classe de origem sobre a escolaridade alcançada em três grupos de indivíduos. Os resultados serão comparados com os de modelos que utilizam medidas tradicionais de escolaridade absoluta. O capítulo está organizado em seis seções, começando com esta introdução. Na segunda seção, fazemos uma breve revisão do debate sobre DRE. Na terceira seção, argumentamos a favor da relevância e adequação de considerar a educação como um bem posicional, mensurando-a de forma relativa, com base na literatura sobre o assunto. Na quarta seção, discutimos a fonte de dados, a estratégia metodológica e as técnicas aplicadas, além de formalizar nossas hipóteses. Os resultados obtidos e sua descrição são apresentados na quinta seção. Por fim, na sexta seção, discutimos os resultados alcançados e suas implicações para o debate sobre o tema no Brasil.p. 159-201 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-04-24T15:00:53Z2024-04-24T15:00:53Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSALATA, André Ricardo. Classe de origem e resultados educacionais: uma análise considerando o caráter posicional da escolaridade. In: POMPEU, João Cláudio Basso; VIANA, André Rego; MAGALHÃES, Luís Carlos Garcia de; GONÇALVES, Ana Paula Vasconcelos (Org.). Dinâmica econômica, mudanças sociais e novas pautas de políticas públicas. Brasília, DF: Ipea, 2023. p. 159-201. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/978-65-5635-064-6/capitulo6https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13627ark:/51990/001300000gw0qhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12568BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalata, André Ricardopor2024-04-25T06:04:22Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13627Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-04-25T06:04:22Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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