Sequelas invisíveis dos acidentes de trânsito: o transtorno de estresse pós-traumático como problema de saúde pública
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Data de Publicação: | 2007 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1843 |
Resumo: | Este documento consolida os resultados obtidos no Seminário “Seqüelas Invisíveis dos Acidentes de Trânsito”, realizado no contexto do projeto "Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Brasileiras”. São identificadas características do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) decorrente de acidentes de trânsito, vítimas potenciais, sintomas, diagnóstico e fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento do transtorno. Em seguida, são apresentados projetos e pesquisas realizados no Brasil e no exterior sobre o tema. Finalmente, aborda-se o problema do TEPT sob a ótica da Saúde Pública e apresentam-se recomendações para políticas públicas voltadas para a redução dos impactos psicossociais da violência dos acidentes de trânsito. |
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Sequelas invisíveis dos acidentes de trânsito: o transtorno de estresse pós-traumático como problema de saúde públicaTexto para Discussão (TD) 1291: Sequelas invisíveis dos acidentes de trânsito: o transtorno de estresse pós-traumático como problema de saúde públicaInvisible sequels of traffic accidents: the disorder of post-traumatic stress as a public health problemAcidentes de trânsitoTranstorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)Redução dos impactos psicossociaisSaúde públicaEste documento consolida os resultados obtidos no Seminário “Seqüelas Invisíveis dos Acidentes de Trânsito”, realizado no contexto do projeto "Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Brasileiras”. São identificadas características do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) decorrente de acidentes de trânsito, vítimas potenciais, sintomas, diagnóstico e fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento do transtorno. Em seguida, são apresentados projetos e pesquisas realizados no Brasil e no exterior sobre o tema. Finalmente, aborda-se o problema do TEPT sob a ótica da Saúde Pública e apresentam-se recomendações para políticas públicas voltadas para a redução dos impactos psicossociais da violência dos acidentes de trânsito.23 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2013-09-27T13:03:04Z2013-09-27T13:03:04Z2007-07Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1843ark:/51990/0013000004gbcwww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, FátimaMorita, Patrícia AlessandraHaddad, Soniapor2015-03-16T19:10:35Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1843Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-03-16T19:10:35Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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