Valores e estrutura social no Brasil
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Data de Publicação: | 2014 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3025 |
Resumo: | Este trabalho analisa a relação entre estrutura social e valores da sociedade brasileira com base em dados coletados, em novembro de 2012, por meio de amostra nacional composta por 3.772 pessoas. Além de examinar o efeito de variáveis tradicionais – como renda e escolaridade –, o plano de análise incorporou informações relativas a sexo, raça/etnia, idade, região e filiação religiosa e suas possíveis relações com questões sobre adesão à democracia, aceitação da diversidade, igualdade de gênero, desigualdade entre outros. Os resultados indicam que o quadro de preferências dominantes é repleto de ambivalências. Mesmo sem apresentarem sentido homogêneo em diferentes blocos de questões, escolaridade e idade emergem como principais variáveis a explicar as diferenças substantivas nas respostas aos diferentes temas. A juventude, em particular, apresenta níveis de adesão a princípios e valores democráticos mais vigorosos que as demais faixas etárias. Quase nenhuma das clivagens é explicada pela renda, o que sugere a inexistência de uma “nova classe média” com valores diferenciados, se tomadas as “classes de renda” como parâmetro desta definição. |
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Valores e estrutura social no BrasilTexto para Discussão (TD) 1946: Valores e estrutura social no BrasilSocial values and social structure in BrazilEstrutura socialValores sociaisEstrutura de classesNova classe média brasileiraEste trabalho analisa a relação entre estrutura social e valores da sociedade brasileira com base em dados coletados, em novembro de 2012, por meio de amostra nacional composta por 3.772 pessoas. Além de examinar o efeito de variáveis tradicionais – como renda e escolaridade –, o plano de análise incorporou informações relativas a sexo, raça/etnia, idade, região e filiação religiosa e suas possíveis relações com questões sobre adesão à democracia, aceitação da diversidade, igualdade de gênero, desigualdade entre outros. Os resultados indicam que o quadro de preferências dominantes é repleto de ambivalências. Mesmo sem apresentarem sentido homogêneo em diferentes blocos de questões, escolaridade e idade emergem como principais variáveis a explicar as diferenças substantivas nas respostas aos diferentes temas. A juventude, em particular, apresenta níveis de adesão a princípios e valores democráticos mais vigorosos que as demais faixas etárias. Quase nenhuma das clivagens é explicada pela renda, o que sugere a inexistência de uma “nova classe média” com valores diferenciados, se tomadas as “classes de renda” como parâmetro desta definição.110 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Meneguello, RachelVenturi, GustavoAbramo, HelenaHelena, AbramoNovaes, ReginaBarros, Ricardo Paes deAlmeida, Acir (Comentários)Lopez, Felix GarciaSilva, Fabio de Sá e2014-04-29T17:06:49Z2014-04-29T17:06:49Z2014-03Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3025ark:/51990/0013000005jw1www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2015-10-14T19:52:46Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3025Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-10-14T19:52:46Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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