Índia-Mercosul: perspectivas de um acordo de preferências comerciais
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1800 |
Resumo: | Em 2004, a Índia e o Mercosul assinaram os termos de um acordo comercial, com o objetivo de alcançar uma futura zona de livre-comércio. Em seguida, em março de 2005, ambos trocaram listas de bens com cerca de 250 produtos contemplando reduções tarifárias. As tarifas aduaneiras ainda elevadas, a pequena participação do comércio bilateral no total e os índices de vantagens comparativas reveladas indicam a possibilidade de um aumento substancial no fluxo de comércio entre ambos. Este estudo mostra que nas listas de ofertas predominam produtos sem vantagem comparativa por parte de seu parceiro e com margens de preferência reduzidas, não se prevendo impactos significativos no comércio bilateral. Portanto, é necessário que as novas listas de oferta contenham produtos com vantagem comparativa e preferências elevadas. Por último, para o Mercosul, as negociações comerciais “Sul-Sul” não têm revelado dificuldades menores do que as enfrentadas no âmbito “Norte-Sul”. Em particular, a expansão do comércio preferencial “Sul-Sul” pode provocar um alto custo de ajustamento em setores intensivos em trabalho devido à similaridade das vantagens comparativas. |
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Índia-Mercosul: perspectivas de um acordo de preferências comerciaisTexto para Discussão (TD) 1120: Índia-Mercosul: perspectivas de um acordo de preferências comerciaisIndia-Mercosur: Prospects of an agreement on trade preferencesMercado Comum do Sul (Mercosul)Zona de livre-comércioReduções tarifáriasExpansão comercialEm 2004, a Índia e o Mercosul assinaram os termos de um acordo comercial, com o objetivo de alcançar uma futura zona de livre-comércio. Em seguida, em março de 2005, ambos trocaram listas de bens com cerca de 250 produtos contemplando reduções tarifárias. As tarifas aduaneiras ainda elevadas, a pequena participação do comércio bilateral no total e os índices de vantagens comparativas reveladas indicam a possibilidade de um aumento substancial no fluxo de comércio entre ambos. Este estudo mostra que nas listas de ofertas predominam produtos sem vantagem comparativa por parte de seu parceiro e com margens de preferência reduzidas, não se prevendo impactos significativos no comércio bilateral. Portanto, é necessário que as novas listas de oferta contenham produtos com vantagem comparativa e preferências elevadas. Por último, para o Mercosul, as negociações comerciais “Sul-Sul” não têm revelado dificuldades menores do que as enfrentadas no âmbito “Norte-Sul”. Em particular, a expansão do comércio preferencial “Sul-Sul” pode provocar um alto custo de ajustamento em setores intensivos em trabalho devido à similaridade das vantagens comparativas.26 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2013-09-23T13:39:25Z2013-09-23T13:39:25Z2005-10Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1800www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAPaíses do MercosulÍndia2004-2005Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessKume, HonorioPiani, GuidaMiranda, Pedropor2015-04-02T17:34:16Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1800Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-11-07T10:13:12.578503Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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Em 2004, a Índia e o Mercosul assinaram os termos de um acordo comercial, com o objetivo de alcançar uma futura zona de livre-comércio. Em seguida, em março de 2005, ambos trocaram listas de bens com cerca de 250 produtos contemplando reduções tarifárias. As tarifas aduaneiras ainda elevadas, a pequena participação do comércio bilateral no total e os índices de vantagens comparativas reveladas indicam a possibilidade de um aumento substancial no fluxo de comércio entre ambos. Este estudo mostra que nas listas de ofertas predominam produtos sem vantagem comparativa por parte de seu parceiro e com margens de preferência reduzidas, não se prevendo impactos significativos no comércio bilateral. Portanto, é necessário que as novas listas de oferta contenham produtos com vantagem comparativa e preferências elevadas. Por último, para o Mercosul, as negociações comerciais “Sul-Sul” não têm revelado dificuldades menores do que as enfrentadas no âmbito “Norte-Sul”. Em particular, a expansão do comércio preferencial “Sul-Sul” pode provocar um alto custo de ajustamento em setores intensivos em trabalho devido à similaridade das vantagens comparativas. |
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