Bioética e Biodireito: da Doação ao Transplante de Órgãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João Paulo Victorino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carla Aparecida Arena Ventura
Tipo de documento: Artigo Outros
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
Texto Completo: https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/614
Resumo: Descrever a relação entre bioética, biodireito e o processo doação e transplante de órgãos no Brasil, considerando a complexidade desta temática que é responsável pela manutenção da qualidade de vida daqueles que aguardam por um novo órgão. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo. O Brasil possui hoje o maior programa público de transplantes de órgãos e tecidos do mundo, sendo as diretrizes da politica nacional de transplantes pautadas pela gratuidade da doação, beneficência em relação aos receptores e na não maleficência em relação aos doadores vivos, conforme os princípios norteadores da teoria principialista da bioética. O conhecimento da legislação por parte dos profissionais que atuam na área pode levar a transformações positivas no atual cenário brasileiro em que a maior barreira para a efetivação da doação de órgãos e tecidos é a recusa familiar. Nessa perspectiva, além do conhecimento técnico-científico-biológico, é preciso compreender a legislação vigente levando em consideração os princípios éticos, bioéticos e do biodireito de modo a assegurarem aos agentes envolvidos seus direitos fundamentais e o exercício pleno de sua dignidade humana.
id IPEBJ_713f0883a25e4087b45e20d997423725
oai_identifier_str oai:bjfs:article/614
network_acronym_str IPEBJ
network_name_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
spelling Bioética e Biodireito: da Doação ao Transplante de ÓrgãosBioéticaBioethicsBiolawBiodireitoDoação dirigida de tecidosDirected tissue donationTransplantTransplanteMorte encefálicaBrain deathDescrever a relação entre bioética, biodireito e o processo doação e transplante de órgãos no Brasil, considerando a complexidade desta temática que é responsável pela manutenção da qualidade de vida daqueles que aguardam por um novo órgão. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo. O Brasil possui hoje o maior programa público de transplantes de órgãos e tecidos do mundo, sendo as diretrizes da politica nacional de transplantes pautadas pela gratuidade da doação, beneficência em relação aos receptores e na não maleficência em relação aos doadores vivos, conforme os princípios norteadores da teoria principialista da bioética. O conhecimento da legislação por parte dos profissionais que atuam na área pode levar a transformações positivas no atual cenário brasileiro em que a maior barreira para a efetivação da doação de órgãos e tecidos é a recusa familiar. Nessa perspectiva, além do conhecimento técnico-científico-biológico, é preciso compreender a legislação vigente levando em consideração os princípios éticos, bioéticos e do biodireito de modo a assegurarem aos agentes envolvidos seus direitos fundamentais e o exercício pleno de sua dignidade humana.IPEBJ2016-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisãoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/61410.17063/bjfs6(1)y201672Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 6 n. 1 (2016): Volume 6 - Número 1; 72-83Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 6 No. 1 (2016): Volume 6 - Número 1; 72-832237-261Xreponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethicsinstname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)instacron:IPEBJporhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/614/667https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/614/668João Paulo VictorinoCarla Aparecida Arena Venturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-22T12:23:03Zoai:bjfs:article/614Revistahttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/homePRIhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/oai2237-261X2237-261Xopendoar:2021-04-22 12:23:03.927Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Bioética e Biodireito: da Doação ao Transplante de Órgãos
title Bioética e Biodireito: da Doação ao Transplante de Órgãos
spellingShingle Bioética e Biodireito: da Doação ao Transplante de Órgãos
João Paulo Victorino
Bioética
Bioethics
Biolaw
Biodireito
Doação dirigida de tecidos
Directed tissue donation
Transplant
Transplante
Morte encefálica
Brain death
title_short Bioética e Biodireito: da Doação ao Transplante de Órgãos
title_full Bioética e Biodireito: da Doação ao Transplante de Órgãos
title_fullStr Bioética e Biodireito: da Doação ao Transplante de Órgãos
title_full_unstemmed Bioética e Biodireito: da Doação ao Transplante de Órgãos
title_sort Bioética e Biodireito: da Doação ao Transplante de Órgãos
author João Paulo Victorino
author_facet João Paulo Victorino
Carla Aparecida Arena Ventura
author_role author
author2 Carla Aparecida Arena Ventura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv João Paulo Victorino
Carla Aparecida Arena Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Bioética
Bioethics
Biolaw
Biodireito
Doação dirigida de tecidos
Directed tissue donation
Transplant
Transplante
Morte encefálica
Brain death
topic Bioética
Bioethics
Biolaw
Biodireito
Doação dirigida de tecidos
Directed tissue donation
Transplant
Transplante
Morte encefálica
Brain death
dc.description.none.fl_txt_mv Descrever a relação entre bioética, biodireito e o processo doação e transplante de órgãos no Brasil, considerando a complexidade desta temática que é responsável pela manutenção da qualidade de vida daqueles que aguardam por um novo órgão. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo. O Brasil possui hoje o maior programa público de transplantes de órgãos e tecidos do mundo, sendo as diretrizes da politica nacional de transplantes pautadas pela gratuidade da doação, beneficência em relação aos receptores e na não maleficência em relação aos doadores vivos, conforme os princípios norteadores da teoria principialista da bioética. O conhecimento da legislação por parte dos profissionais que atuam na área pode levar a transformações positivas no atual cenário brasileiro em que a maior barreira para a efetivação da doação de órgãos e tecidos é a recusa familiar. Nessa perspectiva, além do conhecimento técnico-científico-biológico, é preciso compreender a legislação vigente levando em consideração os princípios éticos, bioéticos e do biodireito de modo a assegurarem aos agentes envolvidos seus direitos fundamentais e o exercício pleno de sua dignidade humana.
description Descrever a relação entre bioética, biodireito e o processo doação e transplante de órgãos no Brasil, considerando a complexidade desta temática que é responsável pela manutenção da qualidade de vida daqueles que aguardam por um novo órgão. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo. O Brasil possui hoje o maior programa público de transplantes de órgãos e tecidos do mundo, sendo as diretrizes da politica nacional de transplantes pautadas pela gratuidade da doação, beneficência em relação aos receptores e na não maleficência em relação aos doadores vivos, conforme os princípios norteadores da teoria principialista da bioética. O conhecimento da legislação por parte dos profissionais que atuam na área pode levar a transformações positivas no atual cenário brasileiro em que a maior barreira para a efetivação da doação de órgãos e tecidos é a recusa familiar. Nessa perspectiva, além do conhecimento técnico-científico-biológico, é preciso compreender a legislação vigente levando em consideração os princípios éticos, bioéticos e do biodireito de modo a assegurarem aos agentes envolvidos seus direitos fundamentais e o exercício pleno de sua dignidade humana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão
info:eu-repo/semantics/other
format article
other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/614
10.17063/bjfs6(1)y201672
url https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/614
identifier_str_mv 10.17063/bjfs6(1)y201672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/614/667
https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/614/668
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 6 n. 1 (2016): Volume 6 - Número 1; 72-83
Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 6 No. 1 (2016): Volume 6 - Número 1; 72-83
2237-261X
reponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron:IPEBJ
reponame_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
collection Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname_str Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron_str IPEBJ
institution IPEBJ
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1697756591748546560