Caracteriza????o da uni??o por brasagem MIG entre o a??o endurecido na estampagem a quente (PHS) e o a??o carbono (CR4) utilizando ensaios metalogr??ficos e mec??nicos e por correla????o de imagens digitais (DIC)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IPEN |
Texto Completo: | http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32251 |
Resumo: | A busca em fabricar ve??culos cada vez mais sustent??veis e seguros, por conta da crise dos recursos naturais e a preocupa????o com a seguran??a veicular, fez crescer o uso de novos mat??rias e m??todos de conforma????o e uni??o dos componentes da carroceria. As propriedades da coluna B determinam a seguran??a dos passageiros em caso de colis??o lateral. A coluna B ?? constitu??da por materiais diferentes, e por isso, necessitam de uma t??cnica de reparo com a mesma qualidade da fabrica????o das montadoras. Assim, o objetivo do presente trabalho ?? realizar a caracteriza????o mec??nica da uni??o entre o a??o 22MnB5 endurecido na estampagem a quente e o a??o CR4, pela brasagem MIG com adi????o do arame Cu-Si e o g??s de prote????o arg??nio. Os materiais utilizados foram, amostras do a??o 22MnB5 revestidas por Al-Si e CR4 revestido por zinco. A uni??o foi realizada a partir de dois projetos de corpo de prova, nomeados de furo regular circular e furo oblongo regular. Os ensaios realizados (dureza Vickers, metalografia e tra????o), se enquadram na norma AWS A5 C3. 3-2008. Os resultados obtidos, demonstraram uma queda na resist??ncia mec??nica na zona termicamente afetada pelo calor do a??o 22MnB5 e sugere-se problemas no reaquecimento da regi??o que apresentou mudan??as na microestrutura. Por??m no ensaio de tra????o com a t??cnica de correla????o de imagens digitais (DIC), as propaga????es das trincas e as fraturas ocorreram no material de base CR4. |
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Os materiais utilizados foram, amostras do a??o 22MnB5 revestidas por Al-Si e CR4 revestido por zinco. A uni??o foi realizada a partir de dois projetos de corpo de prova, nomeados de furo regular circular e furo oblongo regular. Os ensaios realizados (dureza Vickers, metalografia e tra????o), se enquadram na norma AWS A5 C3. 3-2008. Os resultados obtidos, demonstraram uma queda na resist??ncia mec??nica na zona termicamente afetada pelo calor do a??o 22MnB5 e sugere-se problemas no reaquecimento da regi??o que apresentou mudan??as na microestrutura. Por??m no ensaio de tra????o com a t??cnica de correla????o de imagens digitais (DIC), as propaga????es das trincas e as fraturas ocorreram no material de base CR4.Submitted by Pedro Silva Filho (pfsilva@ipen.br) on 2021-09-13T15:04:42Z No. of bitstreams: 0Made available in DSpace on 2021-09-13T15:04:42Z (GMT). No. of bitstreams: 0Coordena????o de Aperfei??oamento de Pessoal de N??vel Superior (CAPES)Disserta????o (Mestrado em Tecnologia Nuclear)IPEN/DInstituto de Pesquisas Energ??ticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SPCAPES: 88882.333428/2019-0199hardeningsteelssample preparationshapematerials workinghot workingbrazingaluminium alloyssilicon alloyschromium alloysweldinggas metal-arc weldingargonshieldingperformance testingsinteringcorrelationsdigital systemsimage processingCaracteriza????o da uni??o por brasagem MIG entre o a??o endurecido na estampagem a quente (PHS) e o a??o carbono (CR4) utilizando ensaios metalogr??ficos e mec??nicos e por correla????o de imagens digitais (DIC)Characterization of the MIG brazing joint between heat strengthened steel (PHS) and carbon steel (CR4) using metallographic and mechanical tests and by digital image correlation (DIC)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNS??o Paulo14611600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IPENinstname:Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)instacron:IPEN28021MARCELO, LARISSA A.21-09https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-14072021-105705/pt-br.php14611MARCELO, LARISSA A.:14611:730:SLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.ipen.br/bitstream/123456789/32251/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51123456789/322512021-12-01 18:16:16.737oai:repositorio.ipen.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipen.br/oai/requestbibl@ipen.bropendoar:45102021-12-01T18:16:16Repositório Institucional do IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)false |
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