Avalia????o tribol??gica do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o de um motor ciclo diesel em condi????es reais de funcionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PENHALBEL, LUCIANO T.B.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28417
Resumo: A ind??stria automotiva exige produtos que trabalhem em condi????es extremas. O desenvolvimento de componentes ?? uma a????o de aperfei??oar os motores de combust??o interna para que atinjam a vida requerida com n??veis de desgaste aceit??veis, respeitando os limites legais de opera????o, como por exemplo, valores de emiss??es de poluentes. Diante dessas exig??ncias, se faz necess??rio estudar componentes considerados cr??ticos que conhecidamente influenciam no desempenho do motor. A tribologia do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o ?? um importante conjunto que se deve ter aten????o quanto ao seu desgaste, visto que pode influenciar na degrada????o do motor quanto aos par??metros de emiss??es de poluentes e requisitos operacionais de manuten????o e de vida do produto. O objetivo foi avaliar o comportamento do par tribol??gico, v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o, submetidos a ensaios em dinam??metro e veiculares (condi????es reais de opera????o), quanto ao n??vel e tipo de desgaste ocorrido no par. Os resultados obtidos foram correlacionados com os requisitos de desempenho legais e operacionais de um motor ciclo diesel, como tamb??m foi realizada a caracteriza????o do tipo de desgaste ocorrido no par tribol??gico e comparada com a literatura espec??fica. Com base nos resultados, concluiu-se que ocorreu uma excelente compatibilidade entre a v??lvula e a sede da v??lvula de admiss??o; o n??vel de desgaste n??o prejudicou o desempenho do motor e as emiss??es de poluentes; o par tribol??gico atendeu aos requisitos de trabalho extremos, como opera????o em altas temperaturas e press??o de combust??o com baixas taxas de desgaste; e os tipos de desgastes observados foram classificados como desgaste adesivo e sinais de deforma????o pl??stica.
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O objetivo foi avaliar o comportamento do par tribol??gico, v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o, submetidos a ensaios em dinam??metro e veiculares (condi????es reais de opera????o), quanto ao n??vel e tipo de desgaste ocorrido no par. Os resultados obtidos foram correlacionados com os requisitos de desempenho legais e operacionais de um motor ciclo diesel, como tamb??m foi realizada a caracteriza????o do tipo de desgaste ocorrido no par tribol??gico e comparada com a literatura espec??fica. 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