Caracteriza????es mec??nicas e microestruturais do a??o AISI 8630 modificado revestido com a liga de n??quel 625 por soldagem 'GTAW'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CANTARIN, TADEU N.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/10078
Resumo: As novas descobertas petrol??feras, em especial as localizadas no pr?? sal tem despertado uma grande preocupa????o na ??rea t??cnica em consequ??ncia das dificuldades na sua explora????o e extra????o. As maiores preocupa????es no segmento de explora????o de petr??leo e g??s natural em ??guas profundas est??o relacionadas, ??s propriedades mec??nicas e a resist??ncia ?? corros??o dos diversos componentes. Assim, para evitar o processo de corros??o na parte interna de uma tubula????o ou componente do setor petrol??fero, uma alternativa ?? usar um revestimento com elevada resist??ncia ?? corros??o. Neste trabalho utilizou-se um a??o AISI 8630 modificado, que foi revestido por soldagem GTAW (Gas Tungsten Arc Welding) ou TIG (Tungsten Inert Gas), empregando uma liga especial de n??quel 625 (Inconel 625). No entanto, existe a possibilidade de forma????o de fases fr??geis no material de base (MB) - AISI 8630, no material de adi????o (MA) - liga de n??quel 625 ou ainda na interface entre os materiais dissimilares. Para atenuar a forma????o da fase martens??tica oriunda do resfriamento da soldagem foram realizados diferentes ciclos t??rmicos de al??vio de tens??o (AT), mas outras fases fr??geis podem surgir nas diversas juntas. Os tratamento t??rmicos de ATs foram realizados nas temperaturas de 620, 640, 660 e 680 C. A presen??a e a influ??ncia de fases fr??geis foram analisadas na junta soldada, por meio de ensaios mec??nicos, tais como, tra????o, impacto e dureza. Investigou-se a exist??ncia de fases fr??geis por caracteriza????o microestrutural por meio de microscopia ??tica e microscopia eletr??nica de varredura com EDS. Observou-se que nos ensaios de tra????o o material de base manteve sua tens??o de escoamento dentro de valores estabelecidos por normas do setor, como a NACE MR0175. No entanto, no ensaio de impacto ocorreu uma perda significativa da tenacidade na temperatura de 680 C, enquanto temperaturas menores de al??vio de tens??o os valores m??ninos de impacto foram acima de 73 J. Os valores de durezas encontrados pr??ximos da zona de liga????o indicaram que houve um endurecimento, em consequ??ncia da difus??o dos elementos de liga do MA para o a??o baixa liga. Observa????es realizadas com aux??lio de microscopia ??tica indicaram zonas fr??geis denominadas de Zonas Parcialmente Dilu??das (ZPD) que reduziram a resist??ncia ao impacto. An??lise por EDS mostrou varia????es dos elementos de liga ao longo da interface da junta.
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