Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v13i45.1820 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1820 |
Resumo: | O papel da alimentação saudável na escola é de suma importância, pois a criança passa uma boa parte do seu tempo na escola ou creche. A criança vai aprendendo a ter novos hábitos de se alimentar, através da observação. Com a modernidade e praticidade de lanches mais rápidos os pais estão oferecendo aos filhos para que eles levem a escola, sabendo que esses alimentos nem sempre trazem nutrientes e nem benefícios a saúde dos filhos. Nesse estudo o objetivo foi de analisar a qualidade dos alimentos oferecidos na escola de educação infantil. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e estudo exploratório com a técnica do questionário semi-estruturado sobre a alimentação saudável para crianças da educação infantil. A pesquisa foi realizada em escolas do município de Salgueiro-PE. Através das informações colhidas, percebeu que os alunos não consomem alimentos saudáveis, e sim, dão preferência a lanches industrializados. Neste sentido, acredita-se que a inclusão de alimentos saudáveis nas escolas de educação infantil permite que essas crianças tenham outra forma de olhar para os alimentos saudáveis, favorecendo grandemente para o processo de desenvolvimento dos alunos. É necessário que os pais e professores incentivem os alunos a ingerirem alimentos mais saudáveis, trabalhar com atividades lúdicas que utilizam os alimentos saudáveis é uma forma de incentivar os alunos a mudar o seu modo de se alimentar. A contribuição da pesquisa é um alerta para o fato das crianças não estarem se alimentando de maneira adequada, para que possam ter um melhor desenvolvimento dos aspectos motores, psicossociais e cognitivos. |
id |
IPES_01bd7bf94cce80c111fc2af98f197b69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1820 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação InfantilAlimentação Saudável, Crianças, Educação InfantilO papel da alimentação saudável na escola é de suma importância, pois a criança passa uma boa parte do seu tempo na escola ou creche. A criança vai aprendendo a ter novos hábitos de se alimentar, através da observação. Com a modernidade e praticidade de lanches mais rápidos os pais estão oferecendo aos filhos para que eles levem a escola, sabendo que esses alimentos nem sempre trazem nutrientes e nem benefícios a saúde dos filhos. Nesse estudo o objetivo foi de analisar a qualidade dos alimentos oferecidos na escola de educação infantil. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e estudo exploratório com a técnica do questionário semi-estruturado sobre a alimentação saudável para crianças da educação infantil. A pesquisa foi realizada em escolas do município de Salgueiro-PE. Através das informações colhidas, percebeu que os alunos não consomem alimentos saudáveis, e sim, dão preferência a lanches industrializados. Neste sentido, acredita-se que a inclusão de alimentos saudáveis nas escolas de educação infantil permite que essas crianças tenham outra forma de olhar para os alimentos saudáveis, favorecendo grandemente para o processo de desenvolvimento dos alunos. É necessário que os pais e professores incentivem os alunos a ingerirem alimentos mais saudáveis, trabalhar com atividades lúdicas que utilizam os alimentos saudáveis é uma forma de incentivar os alunos a mudar o seu modo de se alimentar. A contribuição da pesquisa é um alerta para o fato das crianças não estarem se alimentando de maneira adequada, para que possam ter um melhor desenvolvimento dos aspectos motores, psicossociais e cognitivos.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFreire, Sabrina Gomes BezerraPinheiro, Maria do Socorro FariasAlencar, Maria Patrícia deSobral, Maria do Socorro Cecílio2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/182010.14295/idonline.v13i45.1820ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019): Suplemento 1; 11-201981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1820/2637Direitos autorais 2021 Sabrina Gomes Bezerra Freire, Maria do Socorro Farias Pinheiro, Maria Patrícia de Alencar, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-19T13:44:41Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil |
title |
Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil |
spellingShingle |
Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil Freire, Sabrina Gomes Bezerra Alimentação Saudável, Crianças, Educação Infantil Freire, Sabrina Gomes Bezerra Alimentação Saudável, Crianças, Educação Infantil |
title_short |
Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil |
title_full |
Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil |
title_fullStr |
Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil |
title_sort |
Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil |
author |
Freire, Sabrina Gomes Bezerra |
author_facet |
Freire, Sabrina Gomes Bezerra Freire, Sabrina Gomes Bezerra Pinheiro, Maria do Socorro Farias Alencar, Maria Patrícia de Sobral, Maria do Socorro Cecílio Pinheiro, Maria do Socorro Farias Alencar, Maria Patrícia de Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Maria do Socorro Farias Alencar, Maria Patrícia de Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Sabrina Gomes Bezerra Pinheiro, Maria do Socorro Farias Alencar, Maria Patrícia de Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alimentação Saudável, Crianças, Educação Infantil |
topic |
Alimentação Saudável, Crianças, Educação Infantil |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O papel da alimentação saudável na escola é de suma importância, pois a criança passa uma boa parte do seu tempo na escola ou creche. A criança vai aprendendo a ter novos hábitos de se alimentar, através da observação. Com a modernidade e praticidade de lanches mais rápidos os pais estão oferecendo aos filhos para que eles levem a escola, sabendo que esses alimentos nem sempre trazem nutrientes e nem benefícios a saúde dos filhos. Nesse estudo o objetivo foi de analisar a qualidade dos alimentos oferecidos na escola de educação infantil. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e estudo exploratório com a técnica do questionário semi-estruturado sobre a alimentação saudável para crianças da educação infantil. A pesquisa foi realizada em escolas do município de Salgueiro-PE. Através das informações colhidas, percebeu que os alunos não consomem alimentos saudáveis, e sim, dão preferência a lanches industrializados. Neste sentido, acredita-se que a inclusão de alimentos saudáveis nas escolas de educação infantil permite que essas crianças tenham outra forma de olhar para os alimentos saudáveis, favorecendo grandemente para o processo de desenvolvimento dos alunos. É necessário que os pais e professores incentivem os alunos a ingerirem alimentos mais saudáveis, trabalhar com atividades lúdicas que utilizam os alimentos saudáveis é uma forma de incentivar os alunos a mudar o seu modo de se alimentar. A contribuição da pesquisa é um alerta para o fato das crianças não estarem se alimentando de maneira adequada, para que possam ter um melhor desenvolvimento dos aspectos motores, psicossociais e cognitivos. |
description |
O papel da alimentação saudável na escola é de suma importância, pois a criança passa uma boa parte do seu tempo na escola ou creche. A criança vai aprendendo a ter novos hábitos de se alimentar, através da observação. Com a modernidade e praticidade de lanches mais rápidos os pais estão oferecendo aos filhos para que eles levem a escola, sabendo que esses alimentos nem sempre trazem nutrientes e nem benefícios a saúde dos filhos. Nesse estudo o objetivo foi de analisar a qualidade dos alimentos oferecidos na escola de educação infantil. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e estudo exploratório com a técnica do questionário semi-estruturado sobre a alimentação saudável para crianças da educação infantil. A pesquisa foi realizada em escolas do município de Salgueiro-PE. Através das informações colhidas, percebeu que os alunos não consomem alimentos saudáveis, e sim, dão preferência a lanches industrializados. Neste sentido, acredita-se que a inclusão de alimentos saudáveis nas escolas de educação infantil permite que essas crianças tenham outra forma de olhar para os alimentos saudáveis, favorecendo grandemente para o processo de desenvolvimento dos alunos. É necessário que os pais e professores incentivem os alunos a ingerirem alimentos mais saudáveis, trabalhar com atividades lúdicas que utilizam os alimentos saudáveis é uma forma de incentivar os alunos a mudar o seu modo de se alimentar. A contribuição da pesquisa é um alerta para o fato das crianças não estarem se alimentando de maneira adequada, para que possam ter um melhor desenvolvimento dos aspectos motores, psicossociais e cognitivos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1820 10.14295/idonline.v13i45.1820 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1820 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i45.1820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1820/2637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Sabrina Gomes Bezerra Freire, Maria do Socorro Farias Pinheiro, Maria Patrícia de Alencar, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Sabrina Gomes Bezerra Freire, Maria do Socorro Farias Pinheiro, Maria Patrícia de Alencar, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019): Suplemento 1; 11-20 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822102658359492608 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/idonline.v13i45.1820 |