Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Sabrina Gomes Bezerra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinheiro, Maria do Socorro Farias, Alencar, Maria Patrícia de, Sobral, Maria do Socorro Cecílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1820
Resumo: O papel da alimentação saudável na escola é de suma importância, pois a criança passa uma boa parte do seu tempo na escola ou creche. A criança vai aprendendo a ter novos hábitos de se alimentar, através da observação. Com a modernidade e praticidade de lanches mais rápidos os pais estão oferecendo aos filhos para que eles levem a escola, sabendo que esses alimentos nem sempre trazem nutrientes e nem benefícios a saúde dos filhos. Nesse estudo o objetivo foi de analisar a qualidade dos alimentos oferecidos na escola de educação infantil. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e estudo exploratório com a técnica do questionário semi-estruturado sobre a alimentação saudável para crianças da educação infantil. A pesquisa foi realizada em escolas do município de Salgueiro-PE. Através das informações colhidas, percebeu que os alunos não consomem alimentos saudáveis, e sim, dão preferência a lanches industrializados. Neste sentido, acredita-se que a inclusão de alimentos saudáveis nas escolas de educação infantil permite que essas crianças tenham outra forma de olhar para os alimentos saudáveis, favorecendo grandemente para o processo de desenvolvimento dos alunos. É necessário que os pais e professores incentivem os alunos a ingerirem alimentos mais saudáveis, trabalhar com atividades lúdicas que utilizam os alimentos saudáveis é uma forma de incentivar os alunos a mudar o seu modo de se alimentar. A contribuição da pesquisa é um alerta para o fato das crianças não estarem se alimentando de maneira adequada, para que possam ter um melhor desenvolvimento dos aspectos motores, psicossociais e cognitivos.
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spelling Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação InfantilAlimentação Saudável, Crianças, Educação InfantilO papel da alimentação saudável na escola é de suma importância, pois a criança passa uma boa parte do seu tempo na escola ou creche. A criança vai aprendendo a ter novos hábitos de se alimentar, através da observação. Com a modernidade e praticidade de lanches mais rápidos os pais estão oferecendo aos filhos para que eles levem a escola, sabendo que esses alimentos nem sempre trazem nutrientes e nem benefícios a saúde dos filhos. Nesse estudo o objetivo foi de analisar a qualidade dos alimentos oferecidos na escola de educação infantil. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e estudo exploratório com a técnica do questionário semi-estruturado sobre a alimentação saudável para crianças da educação infantil. A pesquisa foi realizada em escolas do município de Salgueiro-PE. Através das informações colhidas, percebeu que os alunos não consomem alimentos saudáveis, e sim, dão preferência a lanches industrializados. Neste sentido, acredita-se que a inclusão de alimentos saudáveis nas escolas de educação infantil permite que essas crianças tenham outra forma de olhar para os alimentos saudáveis, favorecendo grandemente para o processo de desenvolvimento dos alunos. É necessário que os pais e professores incentivem os alunos a ingerirem alimentos mais saudáveis, trabalhar com atividades lúdicas que utilizam os alimentos saudáveis é uma forma de incentivar os alunos a mudar o seu modo de se alimentar. A contribuição da pesquisa é um alerta para o fato das crianças não estarem se alimentando de maneira adequada, para que possam ter um melhor desenvolvimento dos aspectos motores, psicossociais e cognitivos.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFreire, Sabrina Gomes BezerraPinheiro, Maria do Socorro FariasAlencar, Maria Patrícia deSobral, Maria do Socorro Cecílio2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/182010.14295/idonline.v13i45.1820ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019): Suplemento 1; 11-201981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1820/2637Direitos autorais 2021 Sabrina Gomes Bezerra Freire, Maria do Socorro Farias Pinheiro, Maria Patrícia de Alencar, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-19T13:44:41Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
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